Leite

Todo mundo gosta de leite né? Bom, pelo menos, quase todo mundo.                          

Leite é bom, faz bem pra saúde, tem cálcio, fósforo, e tudo isso é muito bom!

Mas o que acontece se vc ficar se “entupindo” de leite? Leite demais não faz bem, enjoaa.

Leite serve pro alimento da carne. Pena que tem cristãos que esquecem de alimentar o seu Espírito também. E quando não crescemos nos Espírito, crescemos na carne.

Paulo escreveu sobre isso na I Carta aos Coríntios:

“Na verdade, irmãos e irmãs, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, ) porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem?”  I Cortíntios 3:1-3

E o livro de Hebreus continua:

“Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.  E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.  Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.”  Hebreus 5:11-14

Deus quer que tenhamos conhecimento bíblico, que saibamos a diferença entre o certo e o errado, que tenhamos as bases do evangelho. Que O conheçamos!

Imagina vc indo no culto na igreja que vc frequenta. E todo o culto é a mesma pregação. Sobre a morte de Cristo, Sua ressureição.  O pastor fala que Jesus morreu por vc, que vc precisa aceitar a Ele como Salvador, que vc precisa mudar de vida. E no domingo seguinte ele fala a mesma coisa, e no domingo seguinte também, e no outro…

Como vc se sentiria?

Pois é. Mas muitas vezes precisamos fazer isso. Existem cristãos que se dizem convertidos há muito tempo, mas pouco sabem sobre a Bíblia, sobre Deus. Pouco sabem sobre a vida e a morte de Jesus.

Então o cara fica “mastigando” sempre as mesmas palavras, os mesmos estudos, as mesmas pregações, porque o camarada não vai pra frente. Não vai pra frente porque não quer.

O autor de Hebreus repreende duramente os judeus, dizendo que eles já deveriam ser mestres, depois de  tanto tempo de estudo da Palavra.

No meio cristão, costumamos chamar os recém nascidos de bebês na fé.  Por que? Porque eles tem muito a aprender  ainda.  São bebês aprendendo a caminhar nessa nova fé, nova vida. Assim, eles precisam ser alimentados com leite! Ou seja, precisamos ter paciência com esses novos irmãos para ajudá-los nessa caminhada. Precisamos ter paciência, pois muitas coisas eles ainda não sabem, e dúvidas surgem. Assim como pais ensinam um filho a caminhar, ensinam o que é certo, o que é errado; ensinam a não colcoar o dedo na tomada porque dá choque e mesmo assim a criança vai lá e coloca, e aprende por sim própria que aquilo é ruim. Mas mesmo assim seus pais ainda a amam e ainda estão dispostos a abracá-la e a ajudar a não mais cometer erros. Assim, também devemos tratar irmãos novos na fé. Com amor, paciência…

Mas o que me deixa chateada é ver irmãos mais velhos na fé ainda tomando leite. Quando na verdade já deveriam ser adultos para poder ajudar as crianças novas na fé.

E eu falo por mim! Por muito tempo eu fiquei bebendo o leite, pensando que sabia muita coisa.

Só pelo amor de Deus mesmo, Ele tem trabalhado muita coisa na minha vida. Uma delas, é a leitura da Palavra. Sabe, deixa eu te confessar… eu nunca fui uma leitora assídua da Bíblia. Eu lia uma, duas, três vezes por semana. Até que Deus começou a falar fortemente comigo. Cara! Deus nos dá um presente MARAVILHOSO! A Bíblia! E é a Palavra de Deus. Pra todas as áreas da minha vida, encontro respostas ali. E por isso que eu sempre enfatizo na leitura da Bíblia. Como vc vai conhecer a Deus, saber a vontade dEle, saber o que Ele quer, o que Ele pensa, sem ter conhecimento bíblico?

Deus tem me ensinado muito. A cada dia. E agora, depois de muita luta, consegui criar um plano de leitura da Bíblia! ha ha ha  ainda vou escrever mais sobre isso!😀 Mas graças a Deus que Ele sempre me “incomodava” pra passar um tempo com Ele!

Bom, era isso que eu tinha pra te falar hoje. Claro que teria mtoooo mais, mas vamos deixar pra outra hora.

Resumindo:

1. Deus te chama pra ser um grande conhecedor da Palavra, mas não apenas conhecedor, Ele também quer que vc seja um praticante! Ele que te alimentar com alimento sólido.

Deus quer te dar um churrasco e vc prefere a mamadeira?! [apenas uma comparação]

auhauhuahuahuahuah

2. Não julgue os irmãos novos na fé, pelos seus atos. Tem muita coisa que eles ainda não sabem. Mas, quem sabe, Deus quer que vc segure a mamadeira pra eles? Deus quer te usar na vida desses novos na fé, pra vc ajudá-los a crescer. E pra isso vc precisa estar forte, bem alimentado.

E é tudo um ciclo né. Se vc está bem alimentado espiritualmente, pode ajudar alguém a se alimentar também!

Uma semana de vitórias! E de alimento sólido!

“Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus.”  Hebreus 6:1

Abração!

Patrícia Geiger


~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 20 Abril | 2010.

52 Respostas to “Leite”

  1. Caaaaaaara, que massa *-*
    voce fez um plano de leitura \o/
    Quando puder, posta aí😀

    Nunca me identifiquei com nenhum plano..
    hahahahha

    Beeijo :*

    • ha ha ha
      pode deixar! já está nas minhas “ideias de post”
      posto sim.. bom, não é beeeem um plano, só uma forma de ler a Bíblia que pra mim ficou mtoo legal, porque eu sempre começava a ler o velho testamento
      e empacava em Levitíco :p
      mas eu vou contar sim, pode deixar!

      \o/
      Mas fica a dica: começa lendo Salmos😉
      bjooo

  2. Hei eu quero o churrasco…
    Caminhar na fé não eh uma tarefa fácil msm, além d termos que lidar com as nossas dúvidas, nossos problemas, temos como missão ajudar aqueles que ainda não são conhecedores do evangelho…e entendermos que ninguém sabe tudo, a ponto d não precisar aprender mais de Deus ou sabe pouco que não possa ensinar alguém!!!Post Abençoado, voleioOo…

    Paz…

    • Oi Thiago!
      Pois é.. por isso que Paulo enfatizou tanto a questão de sermos um corpo! Um ajudar o outro.
      Por isso somos família né, pra apoiar, ajudar, orar, uns pelos outros, como uma família mesmo!
      sábias palavras guri! ha ha ha
      A cada dia devemos aprender mais e mais!

      abraços

  3. Glória a Deus!
    Que possamos “largar as nossas mamadeiras de nescau” e seguir pra Feijoada!! rs
    Edificante! Deus te abençõe!

  4. \o/ :-)paz do senhor minha irmã!!!!!!!!!!! karamba…aprendi algo no post de hoje, tenho um irmão novo na fé, la na igreja, e esse meu grande irmão para gloria de DEUS tem grandes sonhos em relação ao evangelho na sua vida, no entanto ele ainda esta no leite, e eu estou ancioso para q ele entre logo no churrasco, ja falei com ele para se aprofundar mais, e ainda hoje eu ja estava penssando em falar com ele,usar de minha tola sabedoria pra falar q ele tem q mergulhar…e isso e aquilo, contudo meu PAPAI QUERIDO me enssinou hoje através desse post q é pra mim ter paciencia com meu novo irmão é claro q um dia ele vai precisar do churrasco, mas como toda criança o leite é fundamental para seu desenvolvimento, … e eu querendo q ele pulasse a parte do leite. é cada uma!rs.🙂 hahahaha…. enfim descobri q na verdade o leite é uma preparação po churrascão.
    ;-)fica com DEUS pati!!!! q O SENHOR faça abundantemente mais de tudo aquilo q vc possa pedir,ou pensar na sua vida.
    paz do senhor.

    eu te amo JEUSUS!!!!!!!!!!!!!

    • Olá Werick!!
      ha ha ha
      muito bem colocado sabe! Uma coisa que Deus tem falado ao meu coração é justamente isso! Eu quero que meus irmãos na fé amadureçam, que eles possam
      crescer com Deus, aprender mais. Mas o que eu tenho feito pra que isso aconteça?Entre vc querer ver algo acontecer e vc ajudar isso a acontecer tem uma grande diferença né!
      claro! o leite é fundamentelal! O que não podemos, é ficar se entupindo de leite.
      Mas eu te entendo sabe. Já passei por situações assim, em que eu queria q meus irmãos pulassem a perte do leite…
      mas que possamos ser exemplo, e ajudar esses irmãos a caminhar!

      aeee
      muito obrigada viu!
      que Deus te dê sabedoria pra ajudar esse teu irmão ai!
      abração

  5. Gloria a Deus pati!Puraa verdade, não tem como servir a Deus sem conhecer a vontade dEle que esta na palavra!

    Deus te avbençoe!

  6. AMEM!!

    PATI!! ESSA PALAVRA EU ESTAVA PRECISANDO OUVIR!!

    TENHO QUE AMADURECER NESTA AREA,POIS CONFESSO QUE ESTOU FRACA NA LEITURA DA PALAVRA!!
    OREM POR MIM!!
    BJOOO🙂
    mararubia_21@hotmail.com

    • eeeee
      que bom que Deus falou ao teu coração!
      mas pode deixar, que eu oro sim por vc!
      pra q Deus coloque no teu coração a vontade de ler a Palavra!
      diz “xô preguiça” abra a Bíblia e vá ler!
      ha ha ha ha

      bjoooo
      Deus te abençoe!

  7. Essa Pati é do sul mesmo ne.. nao nega as raizes

    “Deus quer te dar um CHURRASCO e vc prefere a mamadeira?”
    eu quero o churrascooo! hahahah
    agora falando serio, ótimo post..que sejamos a geração NUTRIDA DE ESPÍRITO!
    beeijo

    • ha ha ha
      gaúcha com mtoo orgulho :p
      capaz, mas que eu gosto de um churrasco, eu gosto! principalmente se foi o meu pai que assou!
      ahuiahiuahuh

      valeu flor!
      isso ae! Geração nutrida pelo Esprírito!
      bjoo

  8. Q legal!!! Eu quero comer a feijoada do Senhor (rsrs) não apenas beber leite…

    Deus nos chama pra muito mais, Ele tem mto mais!!!

    Q Deus continue te abençoando, queridaaaa!!!!😀

    Beijão da Suh

    • ah, eu prefiro churrasco :p
      ahuahuhauhuahua
      isso ae! Ele tem mto mais pra gente, mas como não estamos preparados, não estamos fortes, nós temos que continuar no leite, quando
      podiamos estar fazendo mto mais pra Deus!
      brigadaaa viu flor!
      brigada pelo carinho se sempre!
      bjoo
      Deus te abençoe!

  9. Post Maravilhoso Pati!!!

    Noss hoje pela manha tava pensandoo em um plano de leitura da biblia ja tentei de varias Maneiras mais é mtoo dificl…vai ser mtoo bom vc postar o seu planoo de leitura…

    A to precisando mesmo largar a mamadeiraa mais no meu casa a mamadeira é de chazinhoo pois não posso tomar leitee..rsrs

    Q possamos dia a dia crescer fortes e sadios se alimentandoo da palavra de Deus q é pura e eficaz!!!

    abraços galeraa

  10. Pati, posta logo o plano de leitura. hehehe
    to precisando😀

  11. Eu estava pensando em escrever sobre isso no meu blog! Mas vc já falou tudo!
    beijoca linda irmãzinha minha!

  12. Obrigada Pati!

    Mais uma vez fui edificada com o seu post!
    Obrigada pelo seu testemunho!

    E quero dizer, que testificou com td que tenho vivido ultimamente!
    Buscar mais ao Senhor, conhecer mais d’Ele!
    E isso só podemos ter através da leitura da palavra, da oração e súplica e da graça superabundante do nosso Senhor Jesus!
    É mais do que hora de correr a carreira que nos foi proposta, com os olhos fixos nos nosso alvo: Jesus!

    Vc tem sido uma benção mana!

    Beijos,
    Cris.

  13. Caramba, vc não faz idéia de quanto essa palavra tocou no meu coração, e eu realmente precisava desse choque, me indentifiquei mto.
    Vou confessar que nunca me indentifiquei com plano de leitura nenhum, e tbm não sou aquela pessoa que ama ler, mas tenho praticado isso, não só com a bíblia, mas eu toh buscando tah sempre lendo um livro.Seria mto interessante vc apresentar o seu plano, eu tenho lido por livros, o que me “dá na telha” digamos assim,é interessante, acontece que as vezes se torna chato, se for um livro mto grande não termino e blá, bla, blá.
    Um beijo! Que Deus te abençoe!

  14. glória Deus!!!!,
    Pati,esse estudo foi mt edificante!!mt bom msm!
    q Deus te abençoe!
    bjo.

  15. Amém Patiiii, é isso aí….Deus tbm me tocou fortemente quanto a ler a palavra e meu deu a rica oportunidade de fazer Teologia, o que é maravulhosooo…

    Bjs

    Kitty

  16. nem gosto de leite… mas com 22 anos minha mãe obriga a tomar hauhauahau =p

    eu vim de um lugar onde não achavam necessario beber nada alem de leite… alias, achavam que era arrogancia gostar de um churrasquinho…
    resultado: um bando de véio batendo no peito que tem 30, 40, 50 anos de crente e não sabem nem o que é a salvação pela Graça…

    tenho mtu a buscar o/
    e eu gosto de cardápio frescurento qdo se trata da Palavra hauhauaha

    uma amiga indicou, e to lendo um plano de leitura em 1 ano da versão NVI em Ordem Cronológica.. mtuuuuuuuuu esclarecedor😀
    indico!

    ótimo post!

    bjooooo
    fika com DEUS!😀

    • ahh, mas leite é tãooo bom!
      ahuahuhauhua

      verdade! existe uns “idosos” na fé, ainda tomando leite!
      ha ha ha
      que Deus nos capacite, nos dê sabedoria e vontade para O buscarmos!

      =)

      brigada pelos comentários de sempre!!
      bjoo

  17. Pense num post abençoado viiu Paty…
    Gostei demais, como sempre Deus te usa poderosamente para falar comigo kkkk’
    Eu estava meio ausente do blog pq ando mto corrido, mas Deus sabe todas as coisas né ?? E Ele ja tinha marcado esse dia pra que eu estivesse aqui lendo esse blog abençoado…
    Ei eu estou curioso pra saber desse seu plano de leitura da Biblia, me fala melhor sobre isso pelo meu e-mail. Please! e-mail: lukinhapereir@gmail.com (Vai ser importante demais pra mim)

    Fica na Paz do Senhor!!
    Beiijão!!!

  18. meu lider sempre me falava sobre isso!!😀
    como vc vai servi a um Deus que vc nao conhece!?
    como vc vai saber discerni a voz do Espirito Santo se nao ler a biblia?! é como esta escrito “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Galatas 1:8)
    como vou saber se o evangelho da voz que eu ouço, é verdadeiro, se eu nao conheço o Verdadeiro Evangélho?!

    as pessoas que não leem a biblia, ficam vuneráveis a qualquer doutrina! “Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22:29)

    a gent tem sempre que ajudar essas pessoas que estao começando agora pq, muitas nem sabe por onde começar.. e outras acham que nao precisa de ler!! =/

    vlw Pati!! fica no Amor de Jesus!!
    beijaoo!

  19. Pura e sólida verdade…hehehe
    Uma vez ouvi uma frase assim : Todo mundo tem q crescer algum dia.
    Temos mesmo q parar de c contentar com o leite, pq temos uma pizza toda na nossa frente!! ‘;D
    Glória a Deus
    Q Ele continue t usando
    bjo0

    • oi Aleee!
      é bem isso, mais cedo ou mais tarde a gente precisa crescer…
      é natural crescer fisicamente, mentalmente, mas devemos crescer espiritualmente tbm!!
      bjoo flor
      brigada pelo carinho!😀

  20. Acredito que ter um palno de leitura é muito bom….como sempre tudo com planejamento faz a diferença…. e a próxima etapa(parte prática!!) se torna bem mais fácil…. por isso estamos aguardando teu plano hehehehehehehe….. confesso que gosto de ficar “comendo” do novo testamento e “mamando” no velho( com exceção de alguns, como Salmos Provérbios, Ester…)

    Bjosss familia NMM…

    • ahhauhuahuahuhahua
      entendi!
      realmente, para alguns é bem mais difícil ler o velho testamento.
      ah, eu bm amo Salmos, Eclesiastes.. etc
      he he he

      bjoo flor

      • Paty hoje eu recebi uma devocional que iniciou com as seguintes palvras:

        “Se um livro tem mil páginas, você não sabe o que está nele lendo apenas cem páginas. Você não pode conhecer uma cidade inteira caminhando apenas em uma de suas ruas. Você nunca conhecerá a Bíblia se deixar de lado um quarto de suas páginas…”

        uau!!

  21. Gloria a Deus Pati!

    Q possamos buscar de Deus se ainda devemos tomar algum tipo de leite para que possamos aprender as “coisas de crianca”…e a partir dai continuar buscando o alimento solido q fortifica e faz crescer!

    Abcs, Deus abencoe!

  22. haha.. churrasco é?? ótimo pos Paty.! Deus continue te capacitando assim.! Gostei muito, posso usar na consagração da mocidade?? aguardo confirmação..!!

    • ha ha ha
      churrasco é booom demais!
      claro que pode usar!
      só não esquece de citar a fonte😉

      que Deus te abençoe
      abraçooo

      • Claro q num esqueço.!
        Alias, mts tão gostando e vem ate encher meu saco aki em casa pra passar hs no NMM, sendo ki tenho ki trabalhar e deixar o individuo aki no meu quarto, fuçando na net..!! como diz meu Pr. -Há um foice!rsrs

        mas tenho apresentado muito o NMM para os jovens daki.! e tem funcionado viu galera..!!

  23. oiiii Patyyy Linda….
    Então, nossa muito bom o post…ah e quero muito saber sobre o plano de leitura….nossa pq minha vida anda tão corrida…e comecei a facul esse ano não estou conseguindo me organizar direito sabe…mas creio que o Senhor vai me ajudar..

    bjusssss e um abração!!!!!

  24. Tenho apenas 7 anos de vida com Cristo.
    Entre altos e baixos, consegui aprender algumas coisinhas, mas sinto que (e com certeza) tenho que aprender muito mais. Temos amigos que são novos convertidos, que sempre nos perguntam referente suas dúvidas, e explicamos conforme aprendemos dentro da bíblia. (ou ao menos tentamos neh)… Mas com certeza temos que chegar lá no churrasco mesmo, e sair do leitinho.rss

    Ótima matéria Pati, meus parabéns….e aguardamos o plano de leitura..

    Beijokas😉

  25. Belo Texto, Pati.
    Que Deus te capacite mais.
    Já que você vai postar plano de leitura da Bíblia.

    Não leva a mal, mas ve se começa com um capítulo por dia.
    e não precisa ser uma leitura sequencial começando do AT, senão quando chegar em Levítico, o povo desiste.

  26. Aaah é uma benção, todo dia leio um post de vocêis..
    isso ta me ajudando a larga a mamadeira! rs
    Fica na paaz.

  27. glória a DEUS!
    q post abençoado!!!
    vou recomendar para q meus amigos vejam esse post
    bj

Deixe uma Resposta

