Namoro Cristão: Cadê o príncipe do cavalo branco? [Parte 02]

Sim, sim salabim!! Depois de muuuuito tempo, a parte 2 deste post finalmente chegou!!! Aleluia JESUS!!!!! (leia aqui a parte 1)

Pois é…. depois de tanta repercusão sobre este post, clamores, ameaças, pedidos, orações resolvi finalmente fazer a parte 2! Quero esclarecer dúvidas e apertar alguns parafusos! Hehe!

Alguns comentários do primeiro post diziam coisas como, “Oh!! Finalmente posso ver!!!” outros diziam “quer dizer q papai noel não exste mesmo???” E por ai vai!  Acho q tinha muita gente esperando o seu principe/princesa vir no cavalo branco!

Ops!!! JESUS!!! Acho q quebrei corações!!! Sorryyy!! Hehehe!

Mas é melhor vc enxergar como as coisas são! Como diz meu pastor, só se desilude quem está iludido!

Me fizeram uma pergunta depois daquele post:

“Vc acha q no decorrer de sua vida vc estava sendo “preparado” para Fran e a mesma sendo “preparada” pra vc?????”
R. Não acho não. PARA MIM, isso é coisa da Disney. Não existe a preparação para uma específica pessoa, existe a preparação para a pessoa q nós escolhemos. O q eu quis dizer com isso? Quero dizer q ninguém é “programado” para vc (q seria a mesma coisa q “separada” mas um um tom mais bonitinho e espiritual…). O q existe é nós nos prepararmos para uma outra pessoa! O foco não é no outro e sim em nós!

Não consigo imaginar DEUS no céu “brincando” com fantoches –  “Ah, vou juntar este com aquela…” – por isso q digo q a escolha é nossa. Onde DEUS entra na história? Qndo nós, como qqer filho, convesamos com o PAI a fim de saber o q ELE pensa a respeito.

Eu não iniciei meu namoro com a Fran sem antes conhece-la melhor.

A idéia não é sair “pegando geral” e depois dizer, “é não era de DEUS”, a idéia é ter mais intimidade com DEUS do q com a pessoa com qem vc deseja se relacionar.

Em um dado momento de nossas vidas precisamos avaliar se estamos no momento certo de namorar e não simplesmente ficar esperando.
Outra coisa q acontece é a menina ou o rapaz esperar um super-ultra-mega-master-blaster-crente-plus! Exemplo: “Senhor, quero um moreno, alto, forte, com grana, romantico, q não tenha chulé e q seja extremamente espiritual.” Dae aparece uns cara abençoado pra caramba querendo namorar com a pessoa torce o nariz.

Essa é geralmente uma luta de pessoas perfeccionistas. O  problema é q os anos vão passando e elas não encontram o seu deus grego! Vc deve conhecer alguém assim, q é exigente demais….. ou será q vc é assim?

Uma das coisas legais q JESUS me falou com respeito a Fran foi q as pessoas são diferentes, reagem de maneiras diferentes, pensam diferentes, ou seja, DEUS não cria clones! Digo isso pq tinha vezes em q esperava uma determinada ação da Fran mas ela agia diferente e isso me deixava encucado qnto a ser ela mesmo a pessoa de DEUS pra mim…..
Então acabava fazendo provas. Falava uma coisa esperando q ela correspondesse de uma determianda forma, mas ela agia de forma totalmente diferente…. Até q PAPAI me disse:

“Fê, eu não crio robôs. Todos são diferentes com suas qualidades e dificuldades, mas tds querem acertar. Imagina se a Fran correspondesse exatamente ao q vc espera….. Q graça ia ter nisso? Vc saberia de td! Ela pensa de maneira diferente de vc e vê coisas q vc jamais verá!”

pepe03

Por isso se vc está avançado em idade e está esperando a deusa grega, esqueça! Ela não virá nem num jegue branco!
Entenda q existem diferenças em nós e são elas q vão nos tornar mais fortes ao trabalhar juntos.

Como já disse em alguns posts, estude a pessoa, veja como reage em distintas situações. (leia 3 Critérios para uma escolha abençoada ).

Bom, acho q é isso ae!!! Ou será q vou ter q escrever a parte 3???? Heheheh!!!
Abração pruceis!

Final de semana abençoado!!!
VITÓRIAS!

E piririm e pororom!

~ por Fernando Ortega em Sexta-feira | 9 Abril | 2010.

50 Respostas to “Namoro Cristão: Cadê o príncipe do cavalo branco? [Parte 02]”

  1. Poxa Fer, fazia tempo que eu não comentava em um post seu!rsrs

    Desde que li a primeira parte pude começar a ver esse assunto com uma nova visão. Eu pensava assim: “mas Deus sabe com quem irei casar porque Ele já preparou para mim”. Hoje sei que: “Deus sabe com quem vou casar porque Ele me conhece e sabe quem eu vou escolher”..rs
    Deus é muito inteligente, Ele já sabia que se Ele ficasse preparando pra todo mundo ia aparecer um monte de gente reclamando: “Poxa Deus olha o que Você preparou pra mim” mas como Ele é inteligente se escolher errado a culpa é nossa…haha

    Mas não dá pra escolher errado seguindo os 3 critérios, tendo o propósito certo. Então todo mundo aqui da família NMM já está instruído e faremos escolhas abençoadas! Glória Deus!

    Abração Fer!

  2. è fê, acho q é isso aee! rsrsrrsrs!
    Gloria a Deus!Tem garoto(a)q falta pedir pra Deus a arvore genealogica da pessoa q quer:”loira,dos olhos azuis,descendende de americanos com alemaes,uma pitadinha de italiano e pronto Jesus! È assim que eu quero”! rssrsr

    Post abençoado e esclarecedor!

    Deus abençoee muito vc e a fran! E surpreenda vcs cada dia mais!
    Abraços

  3. valeu!!!!!!!! estamos aguardando a parte 3!!!!rs.

  4. Nossaaaa Fiqueii tão emocionadaaaa quando abri o blog e vi esse Post…Até me lembreii do Mico Fer….kkkkkkkk

    Mais Glória a Deus estaa Maravilhosoooo!!!
    ta certoo q fui levando uns tapas na cara logoo cedo mais td bem como diz a Galeraa “Fala Jeova”
    Essa Partee foi a melhor….rsrsrs
    “Por isso se vc está avançado em idade e está esperando a deusa grega, esqueça! Ela não virá nem num jegue branco!” (conheço mtos q estão a espera da deusa grega…)

    Mto bom Mesmo Fer q Deus continue abençoando a sua Vida e a Vida da Fran…

    òtimo Fds pra ocês…(e nada de ficar esperandoo o principe de cavalo Branco :D)

    P.S eee q venha a parte 3

  5. Noooooooosa…..

    Muito bom em Fe…depois do 1º post (ha quase 1 ano atras…rs) comecei a pensar diferente tbm…como muitos com certeza….e hj tenho uma visão totalmente diferente da q tinha antes…

    Massssssssss se Deus quiser me abençoar com a escolha de q nem vc falou “Senhor, quero um moreno (de preferencia um loiro…rs), alto, forte, com grana, romantico, q não tenha chulé e q seja extremamente espiritual.” nao vo reclamar nao viu….rsrsrs….to brincando…

    q Deus continue a te abençoar grandemente…

    abçs

    Bru

  6. Maravilhoso o Post Fer…

    Eu e nação NMM estavamos aguardando ansiosamente por este post,e posso dizer que fui muito abençoada com ele, mais uma vez Deus usou sua vida pra nos edificar…

    Mas é claro que aguardamos a parte 3 rsrsrs…

    Fica com Deus e que Ele continue a te usar…

    Abraços
    Juliana

  7. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuls
    muitoo esclarecedor!!
    Que Deus continue abençoando vc e Fran, que o Paizinhoo surpreenda a cada dia mais e mais vcs!!
    Esperando a partee 3 taah! hsuahushauhs
    Abraços!!!
    Um fds abençoado. cheio de Vitórias e muito da Presença de Deus!

  8. Uouu mto bom acessar o blog e dar de cara com a parte 2 hehe
    Humm tem parte 3 é.. =)
    Deus abençoe Fer
    abraço

  9. As pessoas são muito diferentes umas das outras MESMO!!!
    Eu achei minha Deusa…
    Mas usar a razão, ser tolerante as vezes eh dificil Mininu…
    Ah Fêr…pra quem não quer exatamente um Príncipe do Cavalo Branco…
    Eu conheço o Cavaleiro branco do cavalo preto e branco…
    Ainda t conto essa História…rs
    A Juh amou!!!rs

    Paz abraço…

  10. Grande Fernando…
    Como está, na Paz??
    Cara, valeu apena esperar einh…heheh
    É bem isso mesmo: “Mais intimidade com DEUS…”, é isso que realmente importa e que vai nós mostrar se estamos ou não fazendo a vontade Dele…Amém Fê!!!

    Forte abraço!!
    Em Cristo.

  11. Nem acreditei quando abri o NMM hj, depois de tanto
    tempo de espera ausahsuhsaushah mais se rolasse uma parte
    tres ia ser uma boa :p
    Fiquem com Deus
    beijos

  12. Parte 3. Parte 3. Parte 3.
    hehehehehhehehe!!

    \o

  13. Fêeee!!!

    Vou ser sincera,eu nao pensava dessa forma nao!
    Eu achava que realmente Deus tinha alguem preparado para mim!!
    Agora caiu a minha ficha!!Huahuahauhau!!

    Talvez essa tenha sido a causa de varias vezes eu ficar triste e me perguntando quando Deus iria decidir mandar logo o meu!!

    Agora sim,vou ver as coisas com outros olhos!!!🙂

    Obgdaaaaaa!!!

    P.S.Vou mandar agora este post para minha amiga!!!
    Ela é pior que eu em querer umm Galã de novelaa!!!
    huahauhaua!
    ;-D

    Wls!!
    mararubia_21@hotmail.com

  14. Muito bom o post. e vc achando q estava se livrando…rsrs..todo mundo esperando parte III agora..\o/

  15. Post Super Exclarecedor !!!!!!!!!

    È como naum tem geito mesmo , a AMOR naum vem em Cavalo Branco,

    Povo vamos começa a ora desde já …..

    Que Deus continue Abençoando MUITOOOO vc e a Fran

    Tenham Um ótimo FDS Família NMM…..

    Obs : esperando a 3° parte🙂

  16. Compreendiiiiiiiiiiiiiii!!!
    😉

    Abraços…ótimo fds!

    Que Deus Continue lhe Abeçoando!

  17. ajudou bastante, como todos os posts, como é dificil tomar decisoes, mas fica muito mais facil quando temos um proposito para uma escolha certa, acerta nosso alvo que é Jesus, por isso nao queremos errar, mas esclareceu bem, tem horas que tomar decisoes… kkkkk

  18. AÊÊÊÊÊÊÊ GLÓRIA A DEUS!! O POST SAIU!!! UHUUUUL!!

    Olha Fer, tenho q dizer q depois q eu li a parte 1 há não sei qnto tempo atrás, minha maneira de pensar mudou muuuuuuuuuuito.
    Esse é um assunto bem complicado mesmo. Eu cresci achando q em alguma parte do planeta tinha alguém sendo preparado pra mim e q eu estava sendo preparada pra ele. É assim q a gente aprende desde pequeno com nossos pais e líderes. Mas qndo a gente cresce é q a gente vê q a coisa é beeeeeem diferente. Aí fica todo mundo sem saber o q fazer.
    Ainda bem q existe o NMM pra ajudar a gente!!😀

    Deus continue abençoando vc, Fer!

    E q venha a parte 3… hahahaha

  19. Nooooooooooooooooooossa.
    Tive que ler o titulo do post duas vezes pra acreditar! Ja tinha perdido as esperanças de ler a parte dois! auhsuahsuahs

    Fê, sem novidades, neeh. Como sempre, um post abençoado! ^^
    Aprendi MUITAS coisas sobre namoro aqui no NMM e hoje estou praticando xDD

    Deus te abençoee, Fê!

    PS.: Conheci o NMM pelo “Cadê o príncipe do cavalo branco? [Parte 01]” hehe

  20. muito esclarecedor, pensava tbm que existia em algum lugar alguém preparado pra mim. mais acredito que devemos orar, pedindo discernimento para o Pai de nossa escolha neaah?!

    Deus te Abenççoe! [;)]

    ps: Parte 3 ;**

  21. Nossa esse post falou muito comigo!!
    Porque sempre espero q meu amor me responda de determinada forma e ficava magoada porque ele corrrespondia de outra forma, dái logo pensava não pode ser abençoado por Deus, ele é muito seco e tal..dái eu encontro um post abençoado como esse pra me lembrar de que as pessoas nao são iguais e que os planos de Deus são perfeitos para nós!!
    Que Deus te abençoe muito e continue te usando.

  22. apaz !
    fernando eu discordo em muitas coisas q vc sitou :uma delas principalmemte na questao de q Deus so nos auxilia a escolher a pessoa certa. quando eu conheci seu site, eu estava passando por uma situaçao de duvidas a respeito da minha vida sentimental,pq Deus ja havia me prometido atraves dos dons a pessoa certa . Em 1COR.Cap12 o qual fala a respeito dos dons espirituais para edificaçao da igreja,dons pelos quais Deus fala nos dias de hoje e continuara falando. Devido a minha cituçao sentimental, deixei de esperar nas promessas q o senhor ja havia me feito, conheci um rapaz na igreja seguindo as suas orientaçoes de q Deus so nos auxilia ou seja Ele fica em 2 ou 3 ,lugar de q ELE se sugeita a nossas escolhas ,isso quer dizer o livre arbitrio. Analizando agora a situaçao eu deixei de ser esperitual para ser racional conforme vc aconselhou nos seus outros posts e agi mais com minhas emoçoes e me deixei levar pela minha propria escolha entao abri meu coraçao para tal pessoa condicionando-a aos meu sentimentos de momento e quase me dei mal. Nao precisou levar muito tempo para eu conhecesse essa pessoa pq alguem na minha familia ja havia percebido q eu estava mudada e querendo passar a frente daquilo q o Senhor ja havia me dito o qual me chamou e me perguntou o q estava acontecendo e eu me abri e lhe contei q eu havia conhecido seu site q o havia lido se a minha espera no Senhor seria uma espiritualidade,espiritualizando tudo conforme vc mesmo tem citado. Foi entao q fui convidada por esse familiar a ir em 1COR.Cap.2 q o homem espiritual q anda em espirito ,GALATAS:5-16 Discerne todas as coisas mas nao e discernido por ninguem isto quer dizer q o Espirito de Deus habita no nosso espirito, ai eu percebi q ser espirital e ser racional e nao irracional agindo pelas emoçoes do coraçao pois em 1JOAO.Cap.2-20, q nos temos a unçao do Santo e esta unçao nos ensina todas a coisas. Voltei a esperar no Senhor e com mais confiança pois o caminho a qual eu ja estava e o certo ,q Deus esta a frente de todas as nossas nescidades como Ele esteve a frente de abraao isaque e jaco , Ele nao so auxilia mas toma a frente tambem das nossas escolhas mas foi muito bom essa esperiencia e de ter conhecido seu site e aprendi q nao devemos nos deixar levar por qualquer vento de doutrinas. tenho tanta conviccao de q estou no caminho certo q quando eu escrever novamente para vc e para testemunhar da promessa q deus me falou na igreja atraves de uma serva q O Senhor ja sabe o dia e a hora do meu casamento isto e o meu escolhido q eu nao conheço mas q vira no tempo do Sr. Deixo claro q eu nao acredito em princepe encantado ! vc aconcelha no seus post sobre namoro como um grande conhecedor de causas,pois a imprensao q vc passa de uma pessoa q tem uma grande bagagem de experiencia de vida ate da entender q vc ja teve alguma experiencia
    na vida de casado para falar as coisas q vc fala !! me perdoe pelas palavras…
    APAZ

    • Querida Juliene,
      Em primeiro lugar, em NENHUMA PARTE DO BLOG eu disse q DEUS irá/deve se submeter a nossa escolha!
      Segundo, em NENHUMA PARTE DO BLOG eu disse q a escolha de DEUS deve ser estar em 2º ou 3º lugar!
      Terceiro, em NENHUMA PARTE DO BLOG eu disse para basear sua escolha em suas emoções.
      Quarto, em NENHUMA PARTE DO BLOG eu disse q espiritual é igual a emocional.

      O homem espiritual discerne tudo mesmo e isso é baseado na razão bíblica não na emoção do coração humano. Até pq, enganoso é o coração do homem.

      Quanto a sua escolha:
      No blog recomendo vc olhar 1º o espiritual da pessoa, 2º personalidade e 3º físico. Repare q o mais importante é o espiritual!
      No blog eu falo q tem q ter a bênção dos pais, lideres e até amigos antes de iniciar um namoro. Não sei se vc fez isso…
      No blog eu falo para vc antes de buscar intimidade com alguém, buscar intimidade com JESUS!
      No blog eu falo q DEUS te auxilia na sua escolha, ou seja, deve ser em parceria com ELE. DEUS não tem obrigação de abençoar algo q ELE não começou! Se vc tem intimidade com ELE, saberá ouvir sua direção e não errar na escolha.

      Também falo a respeito de idade certa para namorar. Isso com relação a maturidade de assumir um relacionamento.

      É claro q o SENHOR sabe tudo sobre nós: data de namoro, noivado e casamento, com quem vamos casar, qndo vamos morrer, etc… não precisa de nenhum “profeta” pra falar isso…..

      A impressão q vc tem de mim é gerada por vc mesma! Não passo impressão de grande conhecedor, passo minhas experiencias vividas. Não me julgo como vc me julga. É vc q me olha dessa maneira. Me vejo como um aprendiz do SENHOR. Tudo q escrevo aqui é baseado em experiências vividas e ensinadas por ELE e não de simples teorias. Já me perguntaram coisas sobre casado e SEMPRE respondo q não tenho conhecimento sobre isso justamente pelo fato de NÃO SER CASADO e nunca ter sido casado.

      Entendo q uma escolha errada pode trazer o desejo de culpar alguém, mas perdoe-me, não é sobre mim q essa culpa deve cair e sim em quem tomou a decisão. É exatamente por isso q não respondo comentários do tipo “Vc acha q devo namorar tal pessoa?” ou “vc acha q devo terminar?”

      Acho uma pena q vc não compreendeu o q está escrito no blog.

      Um abraço!
      O SENHOR te abençoe poderosamente te dando sabedoria e graça.
      VITÓRIAS!

      No amor de JESUS,
      Fer

  23. acredito que todas as garotas sonham com O PRINCEPE DO CAVALO BRANCO, ou o CAVALHEIRO DA ARMADURA BRILHANTE,conheço muitas que falam que nao,isso acontece porque se desiludiram vendo rapazes que nao tem esse perfil, sendo que as vezes com seus proprios pais…
    ..estou questionando mesmo, entao quer dizer que todas as coisas que voce tem, TIRANDO seu relacionamento amoroso,se preferir sua namorada, foi Deus que ti deu?porque a bibia tem varias citaçoes falando que tudo que temos vem de Deus.Deus tem planos para TODAS as areas da nossa vida incluindo a amorosa.
    O fato é que muitos tem esperado da maneira errada, quando se espera alguma coisa de Deus é porque tudo voce deixou nas maos Dele,e voce tem que “fazer por merecer” nao pode orar a Deus uma vez pedindo um homem(mulher) segundo o Seu coraçao, que tenha o carater de Cristo(Cristo é o perfeito cavalheiro)e que ele seja assim e assado,e depois sair e desagradar a Deus com relacionamentos vazios, uma ficadinha ali outra aqui,e pensar que Deus vai te dar o melhor marido do mundoo, para isso é necessario santificaçao e existe um termo: se GUARDAR, Deus concerteza reconpensa pessoas que esperam Nele ,tambem, nessa area com pureza e santidade.
    “…Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” Apalavra de Deus nao nos fala isso no versiculo 23 de Joao 16?
    Principes encantados nao, homens com o carater de Cristo, verdadeiros nobres.
    Visito seu blog já faz um bom tempo, e os posts realmente me ajudam muito no dia a dia, as vezes quando ta corrido entor na net correndao acesso o blog e que aquilo que precisava ouvuir naquele momento esta ali.mas nao concordo muito com essa ideia aqui..

    Enfim Deus abençoe grandiosamente.

    • Oi Maria!
      Então… acho q vc não entendeu o q quis dizer…
      Não disse q não foi DEUS q me deu esse relacionamento. Até pq se fosse eu quem conseguiu, jamais seria feliz!
      DEUS me deu, mas ela não veio de forma emocional. Eu orei e entreguei essa área nas mãos de DEUS. ELE me orientou nessa escolha.

      Abração moça!
      DEUS abençoe!
      VITÓRIAS!

  24. Fer… como é bommmmmm receber o renovo de Deus nas nossas mentes a cada dia…como é bom!!!!! O NMM já marcou minah vida tremendamente( nem quando eu estiver com 100 anos, irei esquecer de vcs!!!!rs)

    Confesso q se eu olhasse este post a 6 meses atrás(antes de conhecer o NMM!) ficaria frustada com meus conceitos!!
    Mas neste tempo muitossss dos meus conceitos foram transformados
    (o NMM foi um dos instrumentos que Ele usou p isso!!!!!)

    No dia que vc escreveu o post, eu li o título… mas não li o post e nem fiquei ansiosa p ler((tanto que li somente hoje!))
    E…justamente hoje atarde( eu estendendo minahs roupas no varal rs) estava refletindo sobre isso que vc falou:
    “dado momento de nossas vidas precisamos avaliar se estamos no momento certo de namorar e não simplesmente ficar esperando…”

    Antes eu nem queria esperar muito, mas agora Deus me mostra a cada instante q esperar nEle (sem nem mesmo receber ainda!) é algo bom… e aí eu fiquei me questionando até quando esperar!!!!!

    Mas a frase que vc escreveu diz TUDO por mim:
    “…a idéia é ter mais intimidade com DEUS do q com a pessoa com quem vc deseja se relacionar”

    É isso que eu quero!!!

    P.S: Há….muitooooo engraçado os desenhos rssss!!!

  25. Todas as promessas de Deus passam pelo casamento, pois é um chamado de Deus. A minha casa é uma igreja. Em Gênesis 24 vemos a preocupação de Abraão em encontrar uma esposa para Isaque. O filho de Abraão precisava de uma esposa para dar continuidade às promessas de Deus. Quando entendemos este mistério passamos a aplicar os princípios do ministério no casamento. O centro do plano de Deus para as nossas vidas está no casamento. Rom. 12:02 – Há muitas bênçãos retidas por causa da ignorância matrimonial.O namoro é o principio do casamento, sendo assim então, podemos dizer que Deus realmente não é um “fantoche”, mas ele tem sim promessas de um namoro abençoado,de um casamento abençoado, agora não sei se vira em um “cavalo branco”, mas sei que vira…Agora as abençoadas tem que ficar de olho para não aparecer um gato em vez de ser uma ovelha…

  26. \O/
    Baaah! (como diria uma boa gaúchaa…)
    Que post mais esclarecedor!
    Realmente povo… Deus, na sua infinita sabedoria, sabe quem é a pessoa certa, mas isso naum significa que é algo predestinado, algo que naum há envolvimento nosso! Muuuito pelo contrário, temos que estar com os olhos, um aberto, e um fechado!
    ” Muuuito pelo contrário, temos que estar com os olhos, um aberto, e um fechado! Aberto para ver o ”
    … que Deus nos mostra e um fechado buscando a direção de Deus!
    ORAÇÃO – ORAR + AÇÃO
    Deus abençõe todos vcs!!
    Abraçooos!!!!😀

  27. Boooooooooa Fernando..meus parabéns querido! Ótimo post..

    Muitas coisas eu não sabia, e vc me ajudou muito viu!
    Como o fato de ser racional neste assunto..nunca ouvi falar nisso, nunca ouvi nenhum Pr. pregar sobre isso. Por isso quero te agradecer de coração meu querido.

    Devemos simplesmente entregar esta área nas mãos de Deus, e Ele nos direcionará corretamente.

    Bjokas e que Deus continue te abençoando.😀

  28. Nossa este post me edifico muitoo
    Glória á Deus pela vida de vcs.

    fiquem na paz!

  29. Fê,acompanho seu blog a muito tempo,e amo seus post, mas com relação a esse assunto eu concordo com a Juliene e deixo um versículo para meditar:
    “E esta é a confiança que temos nele que, se pedirmos alguma coisa, SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve”

    Ou seja, não adianta escolhermos pelas nossas próprias vontades,e deixarmos prá ele confirmar se sim ou não,as coisas se complicam porque se você já estiver gostando daquilo que escolheu, não vai querer ouvir a voz de Deus.

    Bjs

  30. Oi Fer, tudo beem?

    Bom, acho que a questão faz parte de um universo muito maior do que só o do relacinamento.
    Primeiro, é preciso desvencilhar a ideia de que a pessoa que Deus separa/prepara/programa/projeta/cria/PREDETERMINA para mim é um príncipe em um cavalo/carrão branco. A pessoa, como vc falou não é um clone, pode ou não superar nossas expectativas, pode e irá nos desagradar em mil aspectos, mas é certo que nos completerá pra edificação e glorificação do Senhor. Afinal, Ele criou, Ele guardou, escreveu, separou e escolheu tal pessoa para unir-se a outra também criada, guardada, preparada, para que a gloria seja dEle e somente dEle!

    Mas saindo do quesito relacionamento, creio que a questão é: existe livre arbítrio? Porque na Palavra não encontramos referência ao livre arbítrio, pelo contrário. Podemos citar um ou outro trecho, mas em todos a SOBERANIA DE DEUS é determinista e absoluta, excluindo assim a liberdade humana. Nada foge a vontade de Deus, nem mesmo a salvação. Porque, recebe a salvação quem crê, quem confessa, quem se arrepende, mas quem crê, quem se arrepende? se não quem é levado pelo Espírito Santo a isto? Ou seja, como diz em Romanos 9 –

    “Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, NÃO DEPENDE DE QUEM QUER OU DE QUEM CORRE, mas de usar Deus a sua misericórdia.” (sugiro ler Romanos 9 inteiro)

    Não quero me estender (até porque to no trabalho, com pressa… mas há tempo que quero comentar há respeito, desde a parte 1), mas só pra não criar falsas pressuposições, acho importante deixar claro que a SOBERANIA DE DEUS não ANULA a RESPONSABILIDADE HUMANA, e nisto a bíblia também é taxativa. São duas verdades bíblicas que de algum modo não se contradizem e das quais eu necessito estudar mais.
    Vale lembrar que RESPONSABILIDADE humana não é o mesmo que LIBERDADE humana, por a LIBERDADE humana nega a soberania de Deus.

    “É claro que o homem faz escolhas, mas o que o leva a escolher? Qual é a metafísica da escolha humana? E qual é a explicação metafísica do seu desejo? Se Deus é totalmente soberano, então ele também decide e causa a escolha e o desejo humanos. E se Deus é quem decide e causa a escolha e o desejo do homem, logo dizer que a soberania divina e escolha humana são compatíveis equivale apenas a afirmar que Deus é compatível consigo mesmo.A escolha humana é irrelevante, pois ela surge debaixo da soberania divina.”
    (Vicente Cheung) http://monergismo.com/?p=2219

    Em I Pedro 2:8 podemos ver que nada foge a soberania Divina.

    “e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, SENDO DESOBEDIENTES; PARA O QUE TAMBÉM FORAM DESTINADOS”.

    Muito menos um casamento, que é algo tão misterioso, tão ‘nascido no coração de Deus’… É só pensar nas histórias tão incríveis que vemos no dia-a-dia…
    Deus é um belíssimo escritor… e sabemos que Ele já escreveu todas as coisas.

    A Deus toda a glória.

    Abração, Fer.

    Esther.

  31. To amando seu blog….
    Acho que é assim mesmo, sempre terá pessoas pra criticar e aceitar o que vc diz….
    Na minha opinião vc etá certo, certa vez escutei que para ter um relacionamento de Deus é preciso que juntos criemos isso, pois não tem como um relacionamente ser de Deus se não colocarmos Ele em primeiro lugar no relacionamente e eu liguei varios fatos do que vc escreveu com isso….
    Amei seu blog acredito eu que vc é usado por Deus atraves das suas postagens…..

    E seu relacionamento é lindo que Deus possa abençoar vcs….

    Bjs e abraços. Fica na paz

  32. Fernando, Graça e Paz
    Acho que está muito esclarecedor sim tudo o que disse, só que tem umas pessoas cabeças duras que tem que orar mais, só isso…
    Pra elas entenderem é só jejum e oração, rsrs

    Abraço…. que o Senhor te guie

  33. Gostei muito de ter lido esse artigo vocês não sabem o quanto,
    Isso pra mim foi uma resposta de Deus a uma oração minha já namoro a 2 anos e 1 mes estamos a bastante tempo querendo casar mas os planos estão em andamento e breve breve eu + ele casamos.
    E escutei a algum tempo “será que ele foi a pessoa escolhida por Deus para vc?” NOOOOOSSA meu castelo desandou fique tão mal afinal ele foi catolico por muito tempo e agora é evangelico acredita plenamente no poder de Deus sobre nossas vidas e principalmente sobre a vida dele. e Deus me usou muito para ajuda-lo e hoje nós somos plenamente felizes sempre há brigas mas aprendemos tão bem a nos respeitarmos estamos sempre procurando a Deus como no TRIANGULO ee quando pecavamos juntos parecia que nos afastavamos de Deus do proposito dEle para nossas vidas hoje estamos derramados aos pés dEle procuramos nunca errar sempre agradar ao pai e nossa vida será sempre dedicada a ministerio a conquistar pessoas para Deus.
    Isso realmente nos faz felizes. E quando orei ontem com muito medo de que a resposta não fosse a que eu realmente gostaria de “escutar” simplismente hoje FOI A RESPOSTA MAIS CONFORTANTE PARA MINHA VIDA.

    Obrigada.
    Fiquem com Deus.

    Abraços

  34. É isso ai!!
    Maravilhoso esse texto!
    Massa a parte super-ultra-mega-master-blaster-crente-plus!,é um desse tah difícil rs
    Estamos esperando a parte 3! rs
    abraço

  35. Oi Fernando! Gostei muito do seu blog. Minha amiga me indidco falando que era muito bom e realmente é! Nossa Deus falou comigo com sua palavras! Sabe estou gostando de uma pessoa. e Realmente creio que ela é o melhor pra mim. Só que estou muito na dúvida sabe! E lendo suas palavras sei que preciso tirar o foco dele e colocar em Deus. É muito estranho, pareço estar ligada a ele e ao mesmo tempo não. Sinto falta de algumas coisas que gostaria q elee fizesse por mim. As vezes acho q sou neurótica demaais.hehe…Mas tudo que eu quero é um homem de Deus. Gostaria muito que voc~e me ajudasse. Por que eu não quero atrapalhar a vida dele ( pq realmente ele é muito especial pra mim) nem quero q ele me atrapalhe. Se puder me ajudar!^^
    Parabés pelo Blog

  36. Oi Fê!!

  37. Olá pessoa!

    To aguardando a parte 3!!

    Fala sobre essa galera que espera o cara “bonito, forte, crente, que ora e lê a Bíblia”, pois eh isso q mtas igrejas tem ensinado a esperar…

    E será que realmente EXISTE o cara que responda aos 3 critérios?? Ou são as meninas que tão exigindo demais?? Ou será os caras que não estão correspondendo aos 3 quesitos??

    Enfim, acho q caras de DEUS mesmo estão em extinção, ou já estão todos comprometidos!! HAHAHAHAHA!!

    Abração!!

  38. Nossa, vc me ajudou muiito com esse post!

    Concordo exatamente com tudo que você disse. O príncipe ou a deusa grega existe a partir do momento que conseguimos conviver com as diferenças do outro e, mesmo assim, o sentimento falar mais alto. É aí que podemos enxergar o tal príncipe que todo mundo procura. É como um quebra-cabeça (não sei se essa definição é a mais correta, mas vou tentar haha): cada vez que juntamos uma peça, ela fica mais completa, mais bonita.. é a mesma coisa, as peças são os passos que nos levam a conhecer o outro.. e assim a figura do príncipe se forma.

    Mas, olha.. espero que Deus lhe abeçõe muito!! Você e a Fran.
    Adoro os posts daqui.. me ajudam muito, tenho tantas histórias (e muitas marcas de cada uma delas).. mas este blog me ajuda muito.
    Bjooo

Deixe uma Resposta

