Orgulho + Janelas = Queda

E ae povo!!
Como foi o fim de semana? O meu foi xuxu beleza!!! Hehe! Meu amigo Paulo Andre (P.A.) voltou de sua viagem pela europa e EUA. Estava com saudade dele, ele é como um irmão pra mim. Ah! Ele me trouxe um canivete suiço de lembrança! Mas vai ser perigoso andar com aquilo no ônibus e nao querer usar naqueles caras q ficam ouvindo funk no celular!!! HAuhuha!!

Bom, vcs viram sexta passada q temos uma nova colunista (a Patinha) e em breve vcs conhecerão a coluna Kinder Ovo. Hehe! Vou guardar o mistério como sempre faço, mas acho q ainda esta semana vai ao ar!

Chega de blablabla e vamos ao q interessa, o post de hoje!

Quem bem me conhece, sabe o qnto gosto de Davi. Por exemplo, Murilo, um irmão da lá da igreja, disse no sábado: “O Fe ama Davi!” –  Hehe! Pois é! E quero falar dele hoje.

Para isso, preciso q vc leia com aten;ao o seguinte texto:

2 Samuel 11:1-4
Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. 3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.

Um texto muito conhecido nosso, vamos estudar alguns detalhes dele.

Se vc voltar as páginas, lerá nos títulos de capítulos coisas como “Davi derrotaos amonitas e os sirios” e “As vitórias de Davi sobre várias nações” – O cara tava numa nice! Tranquilo, sossegado, o rei da cocada preta!!! E tinha td direito de se sentir assim, afinal, estava tudo bem com seu reino e ninguém o segurava! MASsssssssssss….. (sempre tem um “mas”)
O este versículo ainda não havia sido escrito:

Aquele, pois, que pensa estar em pé, preste atenção para que não caia. – 1 Corintios 10:12

Aprendi uma coisa (mais uma) com meu sogrão!
Pergunta: Pq DEUS quer receber todo o louvor e toda a glória? Não me venha com respostas rápidas como “pq ELE é digno” ou “pq ELE é DEUS”, pare e pense um pouco. Não estaria DEUS sendo muito orgulhoso em querer e nós lhe déssemos todo o louvor e adoração??
A resposta é q  não é q DEUS seja orgulhoso, mas nós não podemos suportar glória nenhuma! A Lê já escreveu um post chamado “Confete venenoso” onde diz o quanto é perigoso lidar com elogios. A bíblia nos fala a esse respeito:

Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe. – Provérbios 27:21

É exatamente por isso q devemos dar toda a glória a DEUS! Ninguém é de ferro! Todos tem defeitos e problemas. Se nós não debitarmos “nossas glorias e conquistas” sobre DEUS, em algum momento vamos começar a achar q somos bons mesmo, e é ai q vc fica cego é apunhalado e cai! Foi exatamente o q aconteceu com o cara do subsolo….
Recebo muitos e-mails e comentários sobre o NMM. Minha resposta sempre é “gloria a DEUS!” – não é vocabulário ou gíria de crente, é o desejo sincero de meu coração e objetivo deste blog! Q o SENHOR receba devida glória pela alegria, divertimento, edificação e principalmente pela transformação dos irmãos neste blog. Fernando só foi o instrumento usado por DEUS! E q glória tem um violino???? NENHUMA!! É para o violinista, dono do violino, q se bate palma em pé!

Louvores, elogios, glórias e agradecimentos, se tornam um fardo pesado demais para carregar! Por isso devemos creditar toda glória a DEUS pq nós simplesmente não sabemos e nem temos condições de lidar com isso!

E é exatamente isso q aconteceu com Davi. O seu curriculo estava pesado de tantas vitórias. Seu exercito era imbativel! Os inimigos deviam tremer ao ouvir o nome de Davi, e provavemlemente, Davi sabia disso. Ele devia ser conhecido em diversas nações devido aos seus grandes atos e conquistas. Mas Davi quis carregar esse fardo de glória e todas essas coisas inflamaram o seu coração a ponto de “no tempo em que os reis saem para a guerra” (versiculo 1), Davi se deu ao luxo de ficar em casa bonito e folgado.

Imagino q aquele devia ser um dia onde o tempo estava agradável e não havia tanta gente por perto para lhe importunar. Provavelmente devia ter acabado de tomar seu delicioso café da tarde, cochilou um pouco e resolveu aproveitar a brisa q soprava em sua varanda. Enquanto se dirigia a ela, pensamentos sobre suas vitórias, suas glórias e o respeito de seu nome, inundavam sua mente trazendo-lhe um sorriso folgado nos lábios. Apoia os braços no parapeito, contempla a formosa e próspera cidade de Jerusalém, fecha os olhos e sente o vento fresco deslizar pela face. Qndo abre os olhos, vê por uma janela, uma linda mulher tomando banho.

Então a cobiça lhe domina os olhos, a paz abandona sua alma e o desejo pelo prazer lhe embriaga o coração. A capacidade intelectual de separar o errado do certo desaparece.  Logo se esquece de suas vitórias, de suas conquistas, da honra de seu nome e principalmente, de seu DEUS…… Com seus olhos seduzidos e coração inflamado pelo desejo e a existencia de DEUS é nula.

A cobica está sempre escondida e nos aparece em momentos especificos para nos inflamar com o desejo.

Então procura saber quem é essa linda mulher e manda traze-la. Deita-se com ela e a engravida. Isso faz com q ele tome uma decisão louca: Matar Urias, esposo de Bate-Seba.

Essa história está escrita em 2 Samuel 11. Agora vamos meditar em 2 coisas:

Para qual janela vc está olhando?
Em nossa vida, temos vários tipos de janela. Computador e televisão são exemplos. E o q vc anda vendo nessas janelas? Muitos dizem q os olhos são a janela da alma. O q seus olhos tem contemplado???

Vc está no local certo? Vc está guerreando ou está curtindo a vida?
Davi deveria estar na guerra, mas, inflamado pelo orgulho de uma vida estável e vitoriosa, resolveu se dar ao luxo de ficar em casa numa boa. Vc como cristão, está guerreando? Acha q por ter conhecimento bíblico pode fazer algumas coisas, ou deixar de ter continua comunhao com DEUS através de oração, leitura biblica, etc. Eu mesmo já pensei – “Ah! Eu estou muito bem com DEUS, não tem problema se não ler a biblia hoje e buscar SUA presença.

Aquele, pois, que pensa estar em pé, preste atenção para que nao caia. – 1 Corintios 10:12

A nossa batalha aqui na terra não terá fim! É preciso estar revestido TODOS os dias com a armadura de DEUS! Aliás, vc sabe como usá-la??? Se não, então clica aqui e saiba.

E então? Vc está na batalha? Está batalhando? Ou está simplesmente se entregando sempre q aparece a tentação?
Volte ao campo de batalha! Volte a guerrear!!

Note a combinação tóxica na qual Davi se meteu.
1- Ele não estava no local onde deveria estar. Era para estar na guerra. (Não lutava)
2- Em vez disso estava no seu terraço curtindo “sua” glória. (Orgulho)
3-  Para completar repente seus olhos avistam a janela de Bate-Seba.

Eu posso dizer q eu voltei para onde nunca deveria ter saído. Por muito tempo fiquei longe do campo de batalha, não estava usando a armadura, mesmo sabendo como usá-la! O q DEUS havia feito em minha vida começou a brilhar mais do q a face de JESUS, então achei q meu conhecimento bíblico me sustentaria qndo surgisse uma batalha.
Mal sabia eu q estava no terraço do orgulho qndo deveria estar no calor da guerra! Consequentemente, vi distintas janelas q me levaram a quedas. Mas o SENHOR, por sua infinita misericórdia, me trouxe de volta ao campo de batalha.

Davi escreveu o Salmo 51 depois de se dar conta no q havia feito. Posso dizer q esse salmo ilustra meu retorno tb!
Hj me vejo novamente no meio da guerra e to doidinho pra usar as armas q PAPAI me deu!

Então levante-se!!! Vc faz parte de uma geração q luta! Q não tem teme, q batalha até as últimas consequências! Se vc está no terraço, desça logo, retome sua armadura e corra de volta pra guerra!
Talvez isso demorará algum tempo, afinal vc pode estar acostumado com as regalias de uma vida acomodada, mas só depende de sua disposição! Se vc disser, “eis-me aqui”, o SENHOR do exército vai te capacitar! Limpará suas feridas (pecados), te dará corajem e restaurará sua força para q vc retorne de onde jamais deverá sair! E vc sabe q não está só nessa batalha!

Apocalipse 12: 9-11
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

Vc vem comigo?

~ por Fernando Ortega em Segunda-feira | 29 Março | 2010.

51 Respostas to “Orgulho + Janelas = Queda”

  1. Concerteza Fê, Segio Pimenta escreveuuma musica q diz assim:

    Quem está de pé veja que não caia
    Quem pode afirmar que não vai falhar
    O inimigo apronta e nos atrapalha
    Como um leão quer nos devorar
    Nos apeguemos a graça do Senhor
    Como homem fraco que depende do seu amor
    Que depende do seu amor
    Do seu amor.

    Então vlw e fica na paz.

  2. Muito legal, Fernando. Devemos também lembrar de vigiar e orar, pois o inimigo está ao nosso derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar. Acomodar-se é um perigo tremendo e muito presente em nosso cotidiano. Devemos cada vez nos alimentar da Palavra e estar sempre em contínua comunhão com o Pai. Uma vez ouvi que se pisarmos um escorpião descalços, podemos até matá-lo, porém sofreremos grandes estragos. Portanto se vamos mexer com o inimigo, devemos estar protegidos, sempre vestidos da armadura.

    Abração pra família NNM. FUI!

  3. nossaa.. que maravilha de post! =) .Confesso que dei uma olhada no tamanho do post e deu uma preguiça de ler..hehe..mas vlw a pena! Acabamos nos acomodando, achando que já fizemos tudo que dprecisavamos ter feito…e é bem ai que caimos. .Abriu meus olhos Fê!

  4. Benção. Para mim foi voleio também… Deus testificou algo no meu coração com o post de hoje… Foi quase a complementação do Chat: CORRA e DÊ O BASTA!!!
    Levante-se – Corra – Dê o basta.
    Tremendo Fê e que toda honra e glória seja para o nosso Papaizinho.
    xD

  5. Olá,

    Paz e Graça!
    Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho de toda equipe do Não Morda a Maçã.Estarão sempre de parabéns enquanto estiverem unidos neste objetivo supremo de vossas vidas que é tributar toda GLÓRIA A DEUS!!!Com isto muitas vidas poderão ser edificadas e ganhas para o Salvador!
    Deus vos abençõe,fortaleça e continue lhes enchendo de sabedoria,glorificando o nome dele em vc’s!
    Grande abraço fraternal da amiga e irmã em Cristo,
    Patrícia

  6. opa!!!! hehehe deu tchu-tchu no comentario acima..mas o q vale mesmo é esse:
    continuando…
    ….é verdade mano!!!! até pq se queremos ter vitorias, é nessecario ter batalhas, e não há nada mais gratificante do q estar dentro de uma batalha e poder vence-la pra glória de DEUS, PQ é exaatamente dentro de uma batalha onde podemos contemplar o SENHOR lutando ao nosso lado e mudando nossa sorte!!!!!!!

    abraço e a PAZ DO SENHOR irmãos!!!!!!

  7. Eu me identifico com Davi…
    Ele era pequeno, tinha pecados, mas msmo assim era o homem segundo o coração de Deus…
    “Deus sempre da a chance d um recomeço”.

    Deus abençõe…

  8. cara… excelente post, pra glória de DEUS!

    eu to a cada dia mais convencido que a raiz de quase todos os pecados vem do orgulho/egocentrismo… DEUS odeia todos os pecados, mas o orgulho parece que ‘tira Ele do sério’…

    mtu profundo isso que vc escreveu sobre terraço do orgulho x calor da guerra… me pegou na curva…

    cara, não sei se vc ja tem na sua estante, mas se não tem, compra ‘Davi’ do Charles Swindoll… no site da Livraria Erdos tá pela metade do preço… Davi foi um cara incrível, não pq não errava [como podemos ver] mas pela paixão com que buscava se levantar e o nível de quebrantamento que ele alcançava… o que vc aprende nesse livro atraves da vida de Davi é impagável…

    abraço Fernando!
    fika com DEUS😀

  9. Nada melhor do que começar a semana lendo um post tão verdadeiro e motivador..Glórias sejam dadas a Deus por usar pessoas como vc; ainda podemos ter a certeza que na internet se encontram artigos de qualidade e que nos enriquecem espiritualmente; Deus abençoe a todos!
    ;*

  10. eu vou ctg sim Fê!
    eu quero ser uma guerreira dessas! que tá disposta a fazer tudo pelo seu Rei!

    esse post foi d+ de bom pra mim! qtas vezes nos achamos bons o suficientes diante de Deus, tendo mtas vezes aquele desejo escondido lá no fundinho do nosso coração de “crente”, de querer dividir a glória Dele conosco!
    Deus quer um povo que não vai na onda desse mundo, segundo os seus desejos… um povo santo, separado, que vai contra a correnteza…
    Esse fds Deus me falou que qdo vemos um pedacinho só do que Ele é, automaticamente vamos querer ver mais, conhecê-Lo mais, saber mais do que o Pai tem pra nós, e Ele é maravilhoso!
    Deus tb já me falou que Ele não vai me dar nada que estiver disputando com o lugar Dele no meu coração. E tb não vai dar nada que vai me trazer orgulho. As vezes pedimos algo a Deus para o nosso égo, para mostrarmos pros outros, pra alimentar nosso orgulho mesmo. Mas o Senhor não vai dividir a glória Dele com ngm!
    Acho que mtas de nós mal entendemos a santidade do Senhor… o quanto que Ele é grande, soberano e td que fez por nós. Como vc disse que é um fardo mto pesado pra nós… e é mesmo! não temos a capacidade que Deus tem de ter toda essa glória, essa santidade que faz todo o céu clamar todo dia, toda hr: “santo, santo, santo”!

    Glória a Deus pela sua misericórdia com as nossas vidas… que nos alerta que não somos NADA sem Ele. Somos simplesmente servos por amor.

    “Convém que Tu cresças e que diminua eu, pra que Tua glória se estenda por toda Terra!”

    Até quinta Feeerr!!!
    =)

  11. Muitooo interessante esse post mano!🙂

    É mais ou menos como diz o velho ditado “Mente vazia é oficina do cara lá de baixo”
    Davi estava com sua mente “vazia”. Não estava ocupado com a Batalhaa… estava relax! E é ai que mora o perigO!
    Pos isso a importancia de “pensar nas coisas do altoo”

    Davi foi benção, um homem comum, que caiu muitas vezes, mas q ao mesmo tempo se arrependeu e Deus renovou suas forças!

    Que sejamos perseverantes em estar na batalha!

  12. Vamos sim😀 Gloriaaaa a Deuss por est post!

  13. É Davi considerado um homem segundo o coração de Deus, pisou na bola e feio, mas sofreu as consequências de seu pecado.. imagina a cena, quando o Profeta Natã conta a historinha e o repreende, interessante foi que Davi não conseguiu identificar-se naquela história e diz: O homem que cometeu tamanha atrocidade deve ser morto!
    O Senhor o poupou a vida mas seu pecado não ficaria impune, por isso, uma série de conseqüência adviria das atitudes do rei de Israel. Ninguém pense que o pecado não trará suas mazelas, pois o que homem plantar isso também ceifará (Gl. 6.7).
    Uma vez li que “Quanto maior a minha intimidade com Deus; maior é o meu sofrimento espiritual pós-pecado”.
    Que possamos estar sempre no lugar certo e fazendo a coisa certa, para que não venhamos a ser repreendidos por Deus.

    Abraços-*

  14. lóógico que vou contigo!!😀

    encrivel!! um primo meu chega em mim e diz: -Agora vai começar uma das maiores batalhas de sua vida!

    bem.. esse final de semana ainda participo de um seminario de guerra espiritual!!
    Jesuicidencia mano!

    Que Jesus ti abençoe IRMAOO! e que continue ti usando pra falar comigo!!😀

    abrass! Paz de Jesus!

  15. Fê!Post abençoaaadooo!!

    Essas batalhas sao enfrentadas em nossas vidas todos os dias,nosso cotidiano.Temos que nos alimentarmos da palavra todos os dias,vigiando,orando para nao darmos brechas aos nossos inimigos,ou seja,a nossa carne,nosso eu,nossas vontades.

    Fui muito edificada!!

    Jesus abençoe a todos nós!!

    Para que toda A Gloria Seja dada somente a Ele!!
    Bjim🙂
    mararubia_21@hotmail.com

  16. Deus me dá tantos voleios quando lêio esse blog que chego a ficar com dores de cabeça. To dizendo Deus tem um cajado exclusivo com meu nome,kkkkkkkkkkkkkkkk. O basta é dado por nós, a mulher do fluxo de sangue ousou e rompeu seus limites. Deus a capacitou, deu forças, para ela tocar em Jesus. Ela é uma prova de que, quem rompe com seus limites vê a glória de Deus. Eu li aqui uma vez que pra termos mais de Deus, é nesessário que nós venhamos diminuir. Nossas fraquezas são jogadas na nossa cara o tempo todo, o cara do sub solo não relaxa um minuto, mas a alegria do Senhor é a nossa força. Nós podemos, somos capazes. Fica na paz abençoado.

  17. “TAMU JUNTO!!”
    rsrsrsrs
    isso aew Fê tbm tow passando pelo processo da volta ao campo de batalha
    tudo por causa do orgulho, que abrigava secretamente eu meu coração
    SAI em NOME DE JESUS!!!!!
    “humilhai-vos perante a potente mão de Deus para que Ele a seu tempo vos exalte”

  18. Mto bom Fê! A Primavera de Davi é a nossa juventude, tempo de estar em guerra, florescendo.. dando frutos, não descansando com as perninhas no ar.. isso é brecha e das grandes! Bora vigiar seeempre, pra não cair.. Deus abençoe
    ;**

  19. Olá, querido Fê!
    Já falei mais de uma vez para vc que seus posts tem edificado minha vida. Também já te falei do perigo que os elogios podem ser em nossa vida. A menos que tenhamos sido “moídos” por Deus, não seremos aptos a recebê-los sem ficarmos orgulhosos.
    Um grande abraço!!!

    Lori

    • É Lori (meu sogrão!! :D)!!!
      Tenho visto q o SENHOR tem iniciado um processo de qebrantamento em minha vida. Devagar, ELE tem moido algumas partes em minha vida, mas ess é meu desejo mesmo! Q seja mais DELE e menos de mim! Q ELE cresçe e q eu diminua!
      Forte abraço e obrigado por tudo!!!
      VITÓRIAS!!!

  20. Ohh Só o diamante em…Bênção demais!
    E o elogio nao é pra vc nao viu Fer…é pro Dono de tudo isso aqui, tá vendo como eu aprendi rsrsrsr
    Fica na Paz

  21. Ai Fê, sair do terraço…
    To precisando… precisando sair do q é comôdo, ir pra luta MESMOOOO!!!
    E dar glória pra Deus d tudo, fazer coisas q O honrem!
    Olhar nas janelas certas!!

    Cara, vcs do NMM, são instrumentões d Deus na minha vida!
    Deus continue com vcs!!!

    Beijooos

  22. Oi Fêeeeeeeeeeeee……

    Primeiramente, mto obrigado pela recepção e por permitir fazer parte desta família NMM!!

    Só uma coisa a declarar:

    1 Co 2 – As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

    Nós temos o privilégio de estar dentro do grupo que pode enxergar, ouvir e sentir…por isso…vamos fazer bom uso desta oportunidade que o Senhor no dá!!

    bjkass
    Paz
    Patinha

  23. Oi Fê….

    Muito bom aprender a olhar a janela da forma que vc acaba de explicar. Temos que tomar muito cuidado mesmo e não confiar em nosso conhecimento bíblico. Talvez seja por isso que não consigo guardar e entender muita coisa que leio na bíblia hehehe. Só assim continuarei pedindo graça ao Senhor pelo meu pouco conhecimento. Sei que o melhor ainda está por vir!!

    Bjokas e fika na paz

  24. *——–*
    Per-fei-to!

    So isso q da pra dizer! rsrs

    Deus continue te abençoando, Fê!

  25. Hey Fê, já toh com vc meu irmão, nunca se esqueça. Não amar nossas vidas até o fim, será q agente consegue cara!!!!! heita versículo pesadooooo! Vou te lembrar dele, quem manda ficar escrevendo!!!!!
    Bjão!

  26. Olá amdos irmãos,

    Tenho acompanhado este site e tenho sido muito abençoado. Este poste foi muito significativo para que percebessemos como devemos está alertas para as ciladas e momentos de tentações. Está vigilante e nunca abandonar a batalha. Sejamos como Esdras que teve o coração dispoto a buscar o Senhor,aprender sua lei e ensiná-la em Israel.

    Um abraço!!!

  27. que palavra abençoada em muito bom sou novo aqui mas to começando a gosta desse irmão de Deus um abraço……

  28. Uhuuu!!!Tô Nessa!

    Vamo junto pra batalha!
    Somos soudados linha de frente, tipo infantaria!
    Se eu esmorecer me da um help plz!:D

    Com Cristo como nosso General, nossa vitoria é só uma questão de tempo!
    Valeu pelo exelente post maninho!!!
    Deus Abençoe!!!
    Abraço!!!
    PAZ!!!

  29. não posso deixar meu elogio a esse site cara…
    tem me ajudado muito nas palavras de Deus a mim e também na montagem de alguns sermões(rsrsrsrsrrs), montar uma aula pra EBD em algumas horas, é bem mais fácil com posts abençoados que tenho lido por aqui.
    Valeu familia NMM, Deus continue abençoando muito vcs,
    e continuem sendo benção pra nós xD

    A Bíblia não precisa de complementos para ser perfeita, ela já é perfeita em si; mas as ilustrações, opiniões, interpretações diferentes, nós ajudam a compreende-lá de forma mais clara. A Palabra de Deus se renova a cada dia!!

  30. (1º comentário aqui)

    Oii galera do NMM, que post abençoado cara !
    Glória a Deus pela sua vida Fernando, e toda galera do NMM !
    Esses posts tem acrescentado muito na minha vida, e vocês tem sido realmente instrumentos nas mãos do Senhor!E olha que foram poucos os posts que eu li!
    Que Deus abençoe vocês.

    Beijinhos , fica com Deus !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s