Jacupiranga [Parte 1]

Fala galera abençoada! Espero que ninguém tenha puxado a orelha do Pastor nesse fim de semana, mas sei q muita gente ficou esperta pra ver se ele não falava nenhuma besteira hein!!!!Heheheh.

É isso ae, vamos ficar feras de bíblia, prontos para sermos usados OK?!!!!

Essa semana ta pegando fogo, Rejeição segunda, Mulher Virtuosa terça e Paulada da Lê ontem(Quase Feliz)! Hehehhe, é muita benção! E amanhã tem mais, eu imagino o q seja, mas vou ficar quietinho, por isso hoje vou tentar falar pouco pra não estragar a surpresa.

Pra quem não sabe, nesse último fds eu e o Fê fomos para Jacupiranga, para a primeira palestra oficial NMM! E foi…bom antes de falar como foi preciso dizer umas coisas.

Fazer parte desse blog não significa pra mim, apenas escrever uns textinhos e eventualmente uma piadinha(hauhauha) pra fazer a galera dar risada. Qdo resolvi entrar nessa com esse chileno maluco, sabia q meus escritos deveriam ser apenas um relato dos acontecimentos na minha vida.

Até achei q isso seria da hora, pq Jesus é muito meu brother, e várias coisas malucas já haviam acontecido, o q eu não sabia eram das coisas q viriam…do q Ele tinha e tem pra me ensinar.

Talvez pra quem lê esses textos toda semana pense “q vida tremenda e abençoada tem esses caras do NMM”, mas sabe galera, eu sou o Jonas q põe o dedo na ferida do Fê todos os dias, e ele na minha, eu sei qdo ele não ta legal e vice versa, dou bronca nele e ele me faz ser mais manso(ai se não fosse o Fê, tava atacando a bíblia na cabeça de uns irmãos).

Aliás Jonas não, como ele diz, Jônatas e ele Davi, podendo inverter essa ordem. Somos amigos, e dou muito valor pra essa amizade.

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi, e Jônatas o amou,como à sua própria alma.  I Samuel 18.1

Nos dias de hoje é até perigoso colocar esse verso largado assim, mas pra provar q não tem nada de homossexual ai, vamos à um breve estudo:

A palavra hebraica usada para “amou” neste verso, é ahaváh, e não tem apenas um sentido, mas vários.

Amor paternal: “E amava Isaque a Esaú, pq a caça…” (Gn 25.28)

Amizade: “Assim Davi veio ate Saul, e esteve perante ele, e o amou muito…” (I Sm 16.21)

Amor de Deus: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus…” (Dt 6.5)

Amor ao próximo: “Não te vingarás nem guardarás iras contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lv 19.18)

Portanto galera, amem seus amigos, no amor ahaváh, isso não é boiolice.

E é isso que tem acontecido entre o Fê e eu. Foi a primeira vez q viajamos juntos pelo NMM, e foi incrível como o tempo voou tão rápido na semana que antecedeu a viagem, até a hora q eu o esperava no Mac pra almoçarmos e pegar o ônibus à nosso destino…Jacupiranga.

Privilegiado que sou, pude ouvir a palestra Fê do começo ao fim, ali mesmo dentro do ônibus,(toh crack em namoro cristão!) conversamos, lembramos algumas histórias e concordamos em todos os pontos, falei sobre minha pregação e seguimos, estávamos felizes, por ver a mão de Deus, a viagem foi mais longa do q o previsto, apesar de confortável, o busão nem parecia de viagem, parava em tanto lugar q numa descidinha minha quase fiquei pra trás, na cidade de Registro, tive q correr até o bus, huahuahah.

Na chegada a Jacu, indaguei o Fê sobre como reconheceríamos alguém se não chegassem em nós, mas lá estava o alegre Henrique, olha ai fiz até um desenho dele!

Encontramos a Juliana, q foi quem nos convidou, e fomos para casa do Pr Vilsom e Samara, nem tenho palavras pra dizer como fomos bem recebidos por eles. Obrigado!

Café da tarde com os jovens…

Eita comilança, essa galera é muito dez!

E então a palestra.

A igreja estava cheia, jovens de cidades vizinhas vieram até a 1º Igreja Batista de Jacupiranga,  a galera jovem fez o louvor e então eu comecei a ver Deus trabalhando.

Tenho certeza que muitas pessoas foram abençoadas, mas eu estava ali vendo tudo noutra perspectiva, desde o primeiro louvor vi o Senhor falando em nossos corações, as letras contavam a história de um cara q estava sendo transformado  por Deus.

Eu queria prestar atenção em tudo, mas somente conseguia ouvir Deus falando: “Viu o q eu faço?”

E o que eu estava vendo? Estava vendo um cara q foi massacrado em sua infância e adolescência em todas as áreas de relacionamento, falar com autoridade sobre adorar a Deus com seu relacionamento!

Era isso q Deus estava fazendo, mudando a sorte de um Homem.

Só nisso eu já estava feliz, pouco importava o q eu tinha pra fazer no dia seguinte, sentia q Deus me trouxe ali pra ver como Ele era bom, pra eu ver isso através da vida do Fê.

Mas eu não tinha visto nada ainda… no dia seguinte, antes de começar o culto onde eu falaria, o Fê fez o louvor, e ao acabar anunciou q seu pai estava ali, gravando ele, q Deus o havia transformado e agora ele era um pai presente, q ora por ele e que saiu de Foz do Iguaçu para vê-lo. Qdo saímos da igreja perguntei se o Sr. Fernando (Pai do Fê) estava de carro.

Ahhhh sim, ele estava, e que carro, uma pickup Dodge Ram, gigante com vários adesivos declarando o nome de Jesus, e em vários idiomas!

Fomos almoçar e na carona com o pai, ouvimos grandes testemunhos de como Deus é tremendo na vida dele, a cada palavra, eu me enchia, do testemunho e da felicidade em ver o Fê com seu pai, aquilo era lindo.

Galera… não sei a qnto tempo vcs acompanham a família NMM, mas queria dizer a todos, os de ontem e os q chegam hoje.

Mesmo q demore, Deus tem planos melhores para sua vida;

mesmo q doa, Deus fortalecerá seu caminhar;

mesmo q vc não veja, Deus trabalha enquanto vc dorme.

Dou graças a Deus por estar aqui nesse blog, e ver o q Ele tem feito, agradeço a Ele por vcs, pq são meus irmãos, são a igreja q se manifesta nessa rede chamada de WWW. Agradeço a vc Fê meu amigo e irmão, Deus tem muito mais…muito mais.

Agradeço a Deus, pq aprendi com o Pr. Fernando (pai do Fê), q não tenho como pagar a Ele nem pelo  ar q respiro!

Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes,com os príncipes do seu povo. Sl 113.7-8

Levanten-se!

Paz.

~ por Fernando Ortega em Quinta-feira | 18 Março | 2010.

63 Respostas to “Jacupiranga [Parte 1]”

  1. Amééém, que massa (não sou paulista, mas a alegria eh tanta que a gíria eh válida…hahaha). Deus é fiel mesmo. Muito bom poder sentir o amor de Cristo em nossas vidas e amar nossos irmãos. Amar irmãos que nunca nem vimos. Posso dizer que amo a todos vocês muitíssimo, no amor ahaváh…hehehe
    Agora mesmo, são 03:10 da manhã e vim aqui atualizar a página do blog que ficou aberta o dia todo…rsrsrs Por que?? Porque aqui eu sinto Deus falar comigo profundamente, aqui aprendo a amar irmãos em Cristo. Aprendi e aprendo tanto aqui. Vocês são bençãos em nossas vidas. Tinha que ter uma palestra em cada cidade e estado para todos terem um pouco de vocês e receber muito mais de Deus…rsrsrsrs

    • Massa demais MEU, esse seu comentário!(Eu sou paulista!RSRSRSR)
      Qdo li o q vc escreveu, percebi q a vontade de Deus tá sendo feita mesmo, eu postei minutos antes de vc ler!
      Fico mto feliz em ler isso, espero q Deus possa sempre falar neste lugar, e q tbém vcs possam dar testemunho do q Ele tem feito, pq se depender de nós….somos apenas pó certo!

      Bjão Biaaaa!

  2. Amém, que bom que Deus se fez presente naquele lugar\o/Deus é fiel e honra aqueles que tem compromisso com Ele. Eu tb amo pessoas nesse amor, amor de davi para com jônatas, amo meus amigos, pois sei que eles estão na minha vida pq Deus os colocou, nossa amizade o Senhor escreveu; e outros que eu nunca vou ver na vida mais os amo mesmo assim, pois pra mim o fato de sermos ligados por uma única fé e um só Senhor já basta para ama-los, pra mim já é o suficiente. Deus usa muito a vida de vc’s para falar no meio dos leitores do NMM. Oro por vc’s, vc’s são presentes( \o/post da Pati) que Deus enviou a nós. Torço para que aconteça uma palestra dessas aqui no RJ, creio que eu e muitos dos leitores skapskapkspakspkaskp.
    Fica na paz abençoado, que Deus venha te usar mais e mais. Que vc continue sendo canal de benção na vida das pessoas que te cercam.

    • Amém Douglas,obrigado pelas orações, vc não faz idéia de como isso faz a diferença em nossas vidas! Q Deus possa falar ainda mais nesse lugar!

      Abraço Douglas, quem sabe um dia nos enconcontramos no Rio!

  3. – Como é bom ouvir assim de uma amizade sincera. . Gloria a Deus por Vcs. o NMM é so um dos frutos do que o Senhor transformou e continua a mudar a vida do Fê e de todos os outros.

    – Amigos realmente são presentes de Deus. !

    Concerteza foi muito importante o Pai do Fê la, e ainda ele estar ao lado de um amigo como vc.

    Paz;)

  4. olá Marcio,

    creio q foi tremendo vocês lá em Jacupiranga queria por que queria ter ido cultuar com todos vc’s pena que não foi possivel mas creio q terei a oportunidade de recebê-los em minha igreja qualquer dia desses(aliás estou esperando um retorno seu Marcião!).
    Cara louvo ao Senhor pela vida de vc’s que tem sido um testemunho vivo na vida de cada jovens para crermos que é possível sim ver o transformar de Deus a cada dia, todos vc’s sem exceções tem sido referencial para minha vida depois de ter começado a seguir esse blog minha vida cristã mudou muito o desejo pela presença de Deus tem aumentado a cada dia, eu vejo o que Deus faz na vida de vc’s e falo: Poxa como Tú és tremendo Senhor na vida do Fê creio que também é possivel acontecer isso na minha vida…

    Deus abençõe vocês poderosamente.

    obs: encontrei mais que um blog encontrei amigos que passaram as mesmas situações que eu e venceram para honra e glória do Senhor.

    “Em todo o tempo ama o amigo e na angústia nasce um irmão.”

    Abs.

    • Poxa Cintia, realmente vc encontrou amigos e irmãos aqui, mto obrigado por tudo, e sou eu quem está aguardando sua resposta, vc não ficou de ver com seus líderes? è soh mandar um email!

      Bjão, q o Senhor continue te abençoando grandemente!

  5. karaca mano…benção mesmo!!!!!

  6. “Mesmo q demore, Deus tem planos melhores para sua vida;

    mesmo q doa, Deus fortalecerá seu caminhar;

    mesmo q vc não veja, Deus trabalha enquanto vc dorme.”

    era TUDO q eu precisava ouvir hj.
    valeu msm.

  7. “Tu és soberano sobre a Terra
    Sobre os céus Tu és Senhor absoluto
    Tudo o que existe e acontece Tu sabes muito bem
    Tu és tremendo!
    E apesar dessa glória que Tens
    Tu te importas comigo também!
    E esse amor tão grande eleva-me, amarra-me a Ti!
    Tu és tremendo!!!”

    Lembrei dessa música qdo li esse post!
    Me enche de alegria ver o quanto o Senhor é um único Deus tãããooo tremendo, atual, real, tá agindo nos nossos corações, revelando as coisas mais intímas do coração Dele… o Seu perfeito amor! Glória a Deus por td isso! Devemos mesmo entregar nossas vidas a Ele! é o mínimo que podemos dar!

    =)

    Bjooo Marcinho!
    Que o Senhor continue revelando do Seu amor pra vc, e te usando pra transmitir isso, pra que a glória Dele se estenda por toda Terra!

    • A cada dia vejo como Ele é perfeito em tudo q faz, e creio, virão muitas coisas q vão surpreender minha vida, como vc disso Ele é único e tão tremendo!

      Bjão Reh, e recebo a benção hein!Rsrsr

  8. Mesmo q demore, Deus tem planos melhores para sua vida;
    mesmo q doa, Deus fortalecerá seu caminhar;
    mesmo q vc não veja, Deus trabalha enquanto vc dorme…

    Como eu precisava ouvir isso Hj!

    Louvado seja o Senhor pela sua vida!

    Que Ele continue usando vc!

    Deus o abençoe!

    Abraços

  9. Eeee Marcioo me fez Chorar…
    Hoje lendoo este post veio nitidamente em minha memória cadaaa momento maravilhoso q passamos no Fds.
    Confesso q estavaa mtoo anciosa na semana passada a expectativa era mtoo grandee pois eu fiz um convite pra 2 caras q nunca tinha visto na vida só conhecia vcs aki pelo blog e pelas coisas tremenda q li escritas por vcs…
    Aii na sexta de manha quando o Marcio me ligou eu pude escutar Deus me falandoo eu te disse q ia dar tudo certo, apartir daii foi só benção…
    Nunca vii a minha igreja tãoo cheia de jovens eraa lindooo de se ver…rsrs enquanto o Fer ministrava a palestra passava um filmee na minha cabeçaa de como é grandee o amor de Deus para conosco…falta palavras pra descrever cadaaa momentoo e como o Marcio disse mal sabiamos oque ainda tinha pra acontecer no domingo. Quando eu vejo akela baita caminhote chegando na frente da igreja todaa cheia de adesivos falando de Jesus eu disse é o pai de Fernando…aii ele entra na igreja filmandoo tudo akiloooo foii lindooo e nessa hora o Fer tava ministrando o louvor pude ver lagrimas nos olhos de algumas pessoas, logo depois veio a palavra do Marcio Jesus Full Time em cada experiencia contada por ele era nitido o amor q ele tem pela obra de Deus Gloria a Deus pela sua Vida Marcio …..

    Melhor parar por akii q amanha tem mais…rsrsrsrsr
    (Marcio não é Jacupiranga é Jacutinga)kkkkkkkk

    Bjoss Queridoo foi um prazer imensooo conhecer vcs!!!

    • Eita saudade de Jacutinga!!!!!hauhauhauhau, isso mesmo faz eu lembrar do mico q paguei, foi assim pessoal logo na recepção da galera, todos reunidos eu soltei um , então aqui em Jacutinga!!!!Dai já viram a zueira!Hauhauah.
      Ju obrigado por se atrever a nos convidar e confiar q Deus ia agir, vc foi realmente um instrumento nas mãos Dele.
      Sugiro agora q façamos visitas periódicas, apenas para tomar um café da tarde e almoçar no pesqueiro! Hauahuahua
      Bjão Ju vc é benção!
      Me diz uma coisa…e o príncipe do cavalo branco!HAuhauahauhau

  10. Deve ter sido maravilhosa a viagem!!
    Q benção poder ter conhecido esse blog, agradeço a Deus pela vida d vocês!!!
    Sei q muitas coisas ainda acontecerão em nossas vidas!! Tudo pro Reino, pra glorificar a Deus ;DDD
    Q Deus continue fazendo a gente crescer!!!

    Beijooos
    God bless

  11. Cara,tbm n temos como agradecer a benção q vcs foram nessa viagem,
    tenham certeza que Deus os usou tremendamente,e é maravilhoso ver as
    reviravoltas que ele planeja e faz acontecer em nossas vidas,mais maravilhoso ainda é saber que isso acontece com várias pessoas(oh glória)e que se dispoem em falar do poder Dele…a Ele a honra e a glória, a vcs Vlw

    • Owww Thiagoooo! Q bom ver vc por aqui cara, realmente foi benção, ainda mais por conhecer pessoas tão especiais como vc cara! Brigadão pela gentileza e hospitalidade cara!

      Deus te abençoe a cada dia maninho!

  12. Obrigada Por fazerem parte da minha vida, Deus concerteza, por meio de vocês, fez muitas obras se concretizarem. Leio de vez em sempre seus post’s e me fazem muito bem !
    Mesmo sendo católica, acredito, q o nosso Deus é o mesmo, por tanto continuem firmes na fé, pq vs são tremendos (por meio de cristo)!
    “Deus, o protetor de Israel, te guardara de todo mal, ele guardara tua alma !”

    • Valeu Caline, é muito bom saber q católicos lêm o NMM, vc é muito bem vinda, q todos os jovens busquem ter uma vida em adoração a Ele!
      Q Deus abençoe vc a cada dia moça! Paz.

  13. Glori A Deus! Que Tremendooo o que vcs passaram!
    Como Deus é fiel!

    Nossa, recebi uma injeção de animo! Deus é maravilhoso msm! e não ha outro igual!

  14. É maravilhoso ver o que Deus faz com aqueles que confiam e esperam n’Ele.
    Esse post serve como um ânimo novo para nós.
    Obrigada

  15. Márcio,
    Vc é um irmão mesmo. Glorifico a DEUS por sua vida! Pelos puxões de orelha, por me ensinar a lutar com os olhos NELE e não em mim!

    Creio q o SENHOR continuará nos usando poderosamente! E esse é o desejo ardente de nossos corações mesmo né? Glorificar a DEUS onde quer q estejamos!
    Estamos junto cara! SEMPRE!!!

    Abração!!
    Q o SENHOR te abençoe e te guarde!!

    Bora pra cima dele guerreiro!!!
    VITÓRIAS!

  16. Amei o relato de vcs sobre Jacupiranga! Espero que vcs possam alcançar muito mais vidas e o nome Dele seja louvado!

    P.s: Queria muito ter participado dessa palestra, quase que fui pra Jacupiranga, se não fosse o pequeno detalhe de eu morar no RIO DE JANEIRO, fail :S!

    Vitórias!

  17. Ahhhhhhhhhhhhh … Que Maravilha

    Eu realmente posso afirma que foi uma benção aquele fds,

    na vida de cada irmão que estava presente naquele lugar, Deus

    realmente falou na vida de cada pessoa, de forma especial.

    E Que Deus possa cada vez mais está abençoando a Amizade de v6….

    Bjusss

    Até a Próxima …….

  18. Mesmo q demore, Deus tem planos melhores para sua vida;
    mesmo q doa, Deus fortalecerá seu caminhar;
    mesmo q vc não veja, Deus trabalha enquanto vc dorme…

    outras pessoas disseram isso, mais eu tbm precisava “ouvir” isso hoje ..
    sou grata a Deus pelo NMM e por cada um de vcs qe fazem de um blog um edificador de vidas🙂

  19. Amém
    Eu recebo!!!
    Deus realmente nos ama e tem coisas melhores!
    SEMPRE!!!

  20. Que benção Márcio! Eu sabia que seriam dias mto abençoados, pq onde há pessoas reunidas em nome do Senhor Ele está, e Deus se agrada quando trabalhamos para que pessoas conheçam a Ele e vivam debaixo da vontade dele😉 Que Deus continue abençoando vcs e essa família linda que é o NMM. Um abração!

  21. aeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Márciooooo
    que benção hein!
    me fez lembrar das pessoas que Deus coloca nas nossas vidas pra nos abençoar! ^^

    ah, pena q eu não pude ir junto =/
    queria tantooo
    mas fica pra próxima😀

    Que Deus continue abençoando esse família, a NOSSA família NMM mais e mais😀

  22. Marcioo!!
    que BENÇÃO esse post, cara a cada dia eu vejo Deus agir em minha vida, e na vida dos meus amigos, a transformação de Deus realmente nao aconteceu em minha, apesar de todos serem da igreja, mas sei que cada ato aqui nao é dELE, mas CREIO que um dia chegará essa mudança, e o verdadeiro amor de Deus transbordará nas nossas vidas.
    Voces tem me ajudado muito… obrigada mesmo FAMILIA NMM!! =]
    bjus
    fiquem com Deus

  23. Nossa que testemunho bonito, Glória a Deus!
    Fico muito feliz pela vida de vocês dois, e como Deus tem levantado a vida de jovens e demonstrado o seu poder e fidelidade!
    Ah…DEUS É LINDO!!!!!

    Bjãooo para vcs

  24. \o/ q gente eu até comentei com o fer q estava curioso pra saber como tinha sido !!! e digo
    VALEU a pena esperar aushuahs q post lindo voceis perceberam como tudo eh lindooo quando o assunto eh vidas transformadas por Jesus?
    serio muito lindo a amizade de voceis e num tem nada de “boiolagen” naum asuhausha Deus abençoe voceis q nos escrevem e a nós q lemos ^^
    q essa familia cresça sempre mais e mais>>

    no amor de
    Jesus ♥

    • Disse bem Fefoo, a são os colunistas e leitores!!!E é por isso q Deus tem abençoado, pq vcs confirmam q aquilo q tem acontecido vem de Deus! E isso é maravilhoso!
      Q o Senhor nos abençoe a cada dia!
      Abço, fica na Paz!

  25. Que doce testemunho!!!!!

    Amizades que nascem do coração de Deus é benção sobre benção:
    Se um está triste o outro fica tb…se está alegre o outro fica tb… enfim…cada vitória de um verdadeiro amigo se torna nossa tb!
    Comoooooooooooooo Deus é bondoso:
    Ele escolhe pessoas a dedo….coloca no nosso caminho e no ensina a amar de uma forma que gera respeito e compromisso, acima das circunstâncias(…)

    Que bommmmm Márcio!!! está amizade têm levado vcs p mais perto de Deus…através do testemunho de vida…. DO QUE DEUS FAZ!!!!

    Glória a Deus\o/ \o/ \o/ por esse fds inesquecível!!
    A família NMM(mesmo longe) sentiu de perto!
    Obrigado por compartilhar conosco🙂

  26. nossa meu..

    sem palavras cara…
    vai se acostumando pq virão mtas outras dessa😀

  27. Ola!estive no culto na PIB de Jacupiranga, sou da SIB, e foi abênçoador tdo oque eu ouvi ali,estou em processo de separação e tem sido muito dificil, e se manter no centro da vontade de Deus depois de um casamento de 5 anos não tem sido muito facil.E tdo oque ouvi do Fernando ali me ajudou bastante, agradeço a Deus pela vida de vc’s, e pelo ministerio que é certo uma bênção.
    Que Deus eateja com vc’s e Amém, assim seja.
    VALEW!!!!!!

    • Vi! Q o SENHOR te sustente em SUAS mãos!
      Imagino o quão difícil deva ser…. Q PAPAI te dê forças para q vc se mantenha firme!
      Conte conosco!!!
      Abração querida!
      Fica com DEUS!

    • Olá Viviane, q nessa hora vc tenha sabedoria e graça, q não deixe de buscar nas escrituras respostas, sei q o Senhor não desampara, e não deixa de dar a quem lhe pede, por isso ore, e faremos isso juntos, para q o Senhor te fortaleça e te oriente sobre o q fazer.
      Fica na paz moça.

  28. Nossaa..essas suas palavra foram lá no fundo do coração..sabe aquele fundinho que a gente esquece e dá até teia de aranha..haha. Deus é tremendo mesmo..\o/

  29. Olá, sou administrador do FLUIR (www.ministeriofluir.com) de Belo Horizonte, e, fazendo uma pesquisa descobri que neste site existem pelo menos uma matéria relacionada ao nosso ministério.

    Gostaria de me aproximar um pouco mais de seu veículo, disponibilizando matérias, fotos, vídeos e mensagens sobre temas variados. Não sei se é de seu conhecimento, mas o líder do Fluir, Felipe Barros, é colunista de vários sites, dentre eles o lagoinha.com , e seria para nós um prazer lhe enviar as mensagens também, caso seja de seu interesse.

    No mais, aguardo contato para seguirmos em frente, buscando o alvo maior: Jesus ! PAZ e parabêns pelo lindo trabalho…

  30. Eu estava lá. E achei ótima a palestra.
    Estou colocando muita coisa em prática.

    Deus te abençoe Fernando!
    Abraços !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s