Visão de um discípulo

“…Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.” Marcos 8:34

Este é o convite de Jesus para quem quiser ser seu discípulo. Essa palavra e seus derivados (discipulado, discipulador, etc) estão tão populares nas igrejas hoje, que eu penso que, como a maioria dos clichês, faz-se perder um pouco do real significado.

Você se considera um discípulo?

Se a sua resposta for sim, após ler esse artigo, leia Marcos 8:34 de novo, ore a respeito e responda você mesmo pra Jesus, o que é que você tem feito com esse chamado, e ouça o que Ele te disser sobre o que fazer para mudar.

Discipulado é mto mais do que alguns imaginam. Não é comprar uma apostila, assistir algumas aulas e sair com o certificado. Aah, mas não é mesmo.

A proposta é: feche-os olhos e imagine-se lá na cruz. Agora abra os olhos e olhe bem pra todas as pessoas que estão a sua volta. A multidão que te espancou, cuspiu na sua cara, fariseus dando gargalhada do seu estado.

O que você vê?! A resposta é: Você enxerga todas as pessoas do mesmo ponto de vista.

Aliás, essa é a proposta, mas vc enxerga-os do mesmo ponto de vista? Você, fulano de tal, qndo passa por alguma situação humilhante, quando tem sua segurança pessoal ameaçada, quando é ferido emocionalmente, enxerga as pessoas pelo mesmo ponto de vista? Ou nessa hora você “desce da cruz” um pouquinho?

– O crucificado só pode olhar em uma única direção, por isso ele vê todas as pessoas como iguais. Sim, eu estou falando de cruz em relação as pessoas, pq cristianismo pra mim tem a ver com relacionamento, não com religião/regras/rituais. Jesus não veio nos passar uma lista de ordens, ele veio mostrar como nos relacionar com Deus e com as pessoas. E se eu estou crucificado com Ele só tenho UM ponto de vista em relação às pessoas: todos são melhores do que eu. Sim, repito: MELHORES do que eu, TODOS.

“…sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos” (Filipenses 2:3)

– O crucificado sabe que não tem reputação, por isso ele pode ser autêntico/honesto

“Eu joguei tudo fora como se fosse esterco, a fim de poder ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8)

Ou seja, a CRUZ coloca o discípulo na perspectiva correta. Todos nós merecíamos ir pra lá, + o único que não mereceu foi, para que nós não tivéssemos que ir.

Cristianismo sem cruz não é cristianismo.

Algumas religiões como o budismo são centrípetas, mas o cristianismo é centrífugo: ele se propaga. Pois o círculo é perfeito e infinito em sua natureza, mas é  fixo pra sempre em seu tamanho; ele nunca pode ser maior ou menor..

Mas a cruz embora tendo no centro uma colisão e contradição (morte gerando vida), pode estender seus braços eternamente sem alterar sua forma. Por ter um paradoxo no seu centro ela pode crescer sem mudar. O circulo retorna sobre si mesmo e está encarcerado. A cruz abre seus braços aos quatro ventos, é o poste de sinalização dos viajantes livres.

Meu amigo, o fato de você ser salvo já te deixa no lucro, jamais poderemos pagar o que Jesus fez, então pega esse seu orgulho e decida o que fazer com ele, porque ou é ele nas suas costas, ou a cruz.

Os dois não cabem no mesmo espaço.

Uma ótima semana a todos!

~ por Fernando Ortega em Quarta-feira | 3 Março | 2010.

43 Respostas to “Visão de um discípulo”

  1. Concordo perfeitamente! O amor, o sacrifício estão ligados diretamente a “ser um discípulo de Cristo”. É esse entendimento que devemos despertar nas pessoas que se dizem cristãos!
    Tenho sido tremendamente ministrado através desse blog! Continue deixando o Espírito te conduzir!
    Grande abraço fera!

  2. Lê,gostei mto do post.

    A cada dia devemos negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir ao Senhor. A renúncia dói, mas vale a pena. Deus tem uma recompensa para cada um de nós.

    Vale a pena ser um discípulo de Cristo! 🙂

    Que Deus continue te abençoando mais e mais!!!

    🙂 Suh

  3. Nossa que voleio na nunca!
    Já no inico do post aquele versiculo, rs adorei!

    Decsão dificil, nossa carne luta pra estar no comando e fazer aquilo que queremos,planejamos,decidimos e achamor certo e vem Jesus manda largar tudo e segui-lo… parece louco mais é a melhor opção:
    Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
    Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
    (Marcos 8:36-37)

    Tenho que aprender a toma essa decisão todos os dias, por em pratica!
    Deus os abenções, NMM mais uma vez sendo benção pra minha vida!
    Bjos

  4. Tremendo !!!!!! como diz aquela música ” E QUE DIMINUA EU PRA QUE TU CRESCAS SENHOR MAIS E MAIS”…FICA NA PAZ abençoada, que vc continue sendo instrumento de Deus para nossas vidas………bjs

  5. Oie Lê…Gostei mto desse post, nessa semana tenho sentido q Deus tem me instruído mto para q eu seja sua verdadeira discípula dEle, e uma das coisas q mais me chama a atenção, e q eu preciso aprender mais e mais, eh a renunciar minhas vontades, não sabia q lutar contra o meu “eu” era tão difícil, e dolorido…Mas dou graças a Deus por Ele ter me sustentado!!!
    O seu post foi uma benção para mim neste momento, pois ele abriu mais os meus olhos…Tem mta coisa q Deus precisa melhorar em mim!!!
    Fica com Deus querida!!!
    Beijinhos pra toda Familia…

    😀

  6. Abençoado seja todos nós…
    sem duvidas Deus tem usado este blog para nos abençoar!!!

  7. Ao ler esse post eu me lembrei de um outro post que você escreveu acerca da humildade. A frase que ficou na minha cabeça (e ficou mesmo. Martelando a cabeça e o coração…rs) foi essa: ” Se você orar por humildade, tome cuidado. A humildade se aprende com humilhações”. Quando nós oramos para Deus nos mostrar algo a respeito daquilo que devemos mudar, sei que fica evidente que precisamos perder para ganhar. Se quisermos ser humildes, menos orgulhosos, devemos aprender com as humilhações. Se quisermos mais sabedoria, situações contraditórias aparecerão em nossos caminhos para provar essa mesma sabedoria. O problema é que nem sempre estamos dispostos a enfrentar situações adversas para melhorarmos em algum aspecto. Acho que o orgulho humano e o ego ainda fala mais alto do que o nosso “negue-se, anule a si mesmo e tome a sua cruz, esevazie-se de si mesmo e encha-se de mim. Siga-me”
    Muito bom esse post mesmo. Para honra e a glória do Senhor. Mais uma vez Ele te deu sabedoria para falar aquilo que precisamos ouvir.
    Fica na paz.
    Bjs

    • é sister, por isso que o evangelho de Jesus bate tão de frente com a nossa cultura atual. O mundo nos puxa para a autosuficiencia e conforto, para obtermos resultados tão temporais qnto um lixo organico, que nem se reciclar, serve. Porém, o permanecer em Deus, escolhendo viver uma vida sacrificial (mas com propósitos eternos) leva a um resultado tão consistente quanto essa eternidade. Glória ao Deus do eterno, que colocou a “eternidade no coração do homem” (eclesiastes 3:11)

      beeeijão

  8. Lee que lindo o qe vc escreveu !!
    Esses ultimos dias tem sido tão dificies pra mim, tanto desanimoo e os posts tem falado muito comigoo..
    Sobre a questão de confiaar mas agir tbm,e agora vc vem e fala da minha pedrinha maioor o orgulhoo..
    Realmentee não tenho sido uma discípulaa,to descendo da cruz mas hojee a venda qe estava nos meus olhos foi arrancada ..
    Leee tudo de boom qe Deus continue te abençoando e te usando ainda maiis beeijoo;*

  9. Olha eu de novo, esse post foi muito tremendo pq é difícil vc se desprender de todas as coisas, do comodismo, do conformismo, dos problemas, cumprir o tirar as sandálias dos pés quando entrar na casa do Senhor, é difícil mas não impossível. Renunciar o eu e se entregar a Deus não 100% mais 110%\o/\o/\o/\o/\o/

    • gostei dessa de “110%” ein Douglas! Hahah realmente, acho que se vivessemos mais do que o comum, se vivessemos o dobro de tempo na terra adorando e servindo a Deus, jamais isso seria suficiente. Ainda bem que o amor dEle não nos cobra, não é “toma lá da cá”! Graças a Deus pela Sua graça!
      Beijão

  10. É necessário que ELE CRESÇA E eu diminua…SEMPRE…
    O DURO É FAZER ISSO NO DIA-A-DIA, MAS CREIO QUE DEUS ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO AINDA TEM MUITO A FAZER EM MIM!

    MUITO OBRIGADO, MUDEI MEUS CONCEITOS SOBRE DISCIPULADO!

    SER CRISTÃO É SER LOUCO, QUERO SER O MAIS ALOPRADO DE TODOS!

    ALELUIA…

    VLW…LEHHH…

    ;D

  11. Boa LÊ..!! Como diz o Fernando… “Vacilô leva na testa..!!”

    Graça e Paz..!!

  12. Pura verdade ….Benção de Deus…

  13. Nooooooss o chicote estralou bonito nas minahs costas!

    mais antes a repreeensão, do que o silencio do pai!

    beeeijinho;*

    Que Deus continue abençoando cada um de vocês

  14. isso aii LÊ!!
    Cristianismo é relacionamento!!!

    brigada por esse voleio na nuca! mtas vezes tenho esquecido de negar a mim mesmo…

    abração querida

  15. Valeu, eita, chega doeu na testa.
    Mas preciso “pensar mais no próximo do que em mim”.

  16. Como se diz aqui no nordeste rsrs
    Não é palavrão ta,… éguassssss…. kkk
    Que palavra, foi no fundo do profundooo….
    Tava precisando ouvir issoo..
    Abraço..

  17. sou novo no blog mas estou gostando muito sou cristão sou joven e amo internet uahsuahsuahsua tudo juntando tudo isso tenho o blog de voceis asuhauhsauhs muito bom o post concordo as vezes somos egoistas sabe e nos esquecemos daquele mandamento tao dificil de amar o proximo ^^

  18. Como a Paty disse “voleio na nuca!” rs Não tenho nd a dizer, só falou verdade, sem palavras. Que Deus continue te abençoando e te usando Lê!

  19. Muuuito abençoador esse post! Assim como tantos outros que leio!
    Quee Deus continue abençoando e que ELE sempre cresça na minha e na vida de cada um de nós!
    😀

  20. Nossa ! ADOREI *-* E concordo plenamente

  21. Uma semana longe do NMM(sem net!!) e fez falta( e como fez….)

    Lê que post!!!!!
    Poucas palvras, mas foi suficiente p me deixar em silêncio e pensativa(…)
    “o único que não mereceu foi, para que nós não tivéssemos que ir…”
    Só de ler está frase….fico a pensar no meu orgulho nesta terra(não importa se muito ou pouco!!)….eu fico constragida!!!!
    Tô aqui tentando escrever, mas a verdade é que eu não tenho o que falar…

    Bjos…
    Fica na paz

  22. nossa q verdade tremenda
    palavra ótima
    vcs sempre acertam no q keremos ouvir,ou pelo menos no q precisamos ouvir! q Deus continue abençoando e usando a todos do nmm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s