Verdade vs Liberdade

Heita descansadinha q eu dei nesses dias, bom neh um feriadão! Melhor ainda passando o CARnaval, matando a CARne,num acampa abençoado.

Por isso, quero compartilhar só um pedacinho do q foi estar lá nesses 4 dias.

Ouvi essa palavra no nosso acampa de carnaval, e ela me trouxe muitas respostas. Claro q eu dei minhas modificadinhas, como vc já sabe…Hehehe

Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.

Para Nietzche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza a definição do oposto da mentira.

Porém a Bíblia nos diz sobre uma verdade que liberta.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8.32

Porque conhecendo a verdade, nos tornaremos livres? E qual verdade seria esta da qual Jesus se referia?

Existem muitas idéias a respeito da verdade, como a de Nietzche ali em cima, e muita gente já filosofou sobre tal assunto, é quase inevitável não fazer tal coisa qdo se fala em Verdade. Porque realmente existem várias idéias sobre a verdade, tanto que, se uma pessoa acredita fielmente numa mentira que ela mesma criou, isto pode ser verdade para ela.

Mas qdo Jesus nos dá a resposta sobre o que seria a VERDADE, Ele não fala sobre uma idéia, e sim sobre uma pessoa:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14.6

Jesus se refere a Ele como a verdade, e podemos entender melhor João 8 qdo associamos o conhecer a Jesus, em conhecer a palavra, que é o Próprio!

Não entendeu? Jesus estava falando em conhecê-lo, ou seja, conhecer a palavra.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Jo 1.1e14

Quantas vezes deixamos de fazer algo para Jesus por diversas razões, inventamos um monte de desculpas do tipo:

Huahauhahu.

Damos muitas desculpas porque deixamos a verdade de Jesus escapar um pouquinho de nossas vidas, daí qualquer outra verdade se torna mais verdade do que a Verdade. Sacou?

Conhecer essa verdade significa ter relacionamento íntimo com a palavra, e é assim mesmo, na bíblia em grego a palavra conhecer significa obter informação sobre algo ou alguém, e em hebraico significa ter relação intima. Portanto, qdo seu líder diz: Marcinho está lendo a palavra?

Ele Está lhe perguntando se vc tem intimidade com Jesus, se o conhece e o tem como verdade.

Mas e a liberdade?

Sem verdade não há liberdade, viver na mentira é o mesmo que estar preso.

Certa vez disse nosso presidente Luiz Inácio(Lula):

-“Eu trato com a verdade, pois se eu contar uma mentira tenho que inventar outra e outra,mas se com a verdade, sempre direi a mesma coisa.”

Sábio o Lula não?

Jesus nos traz liberdade , qdo o conhecemos  podemos todas as coisas.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece Fl 4.13

Mas até onde vai a nossa liberdade? Fiz um teatro uma vez, em que o crente dizia para o neófito(novo na fé):

-“Vc pode todas as coisas!”

E ele:

-“Uhuhu, posso beber, fumar e catar as menininhas! Valeu!”

Temos um limite, é claro, sobre essa liberdade, porque não fazemos apenas o q queremos, mas aquilo q convém para mim e para os outros. O crente não é egoísta, e mesmo não tendo problema para ele, deve se preocupar se tem para o próximo.

E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? ICo 10.27-30

Daí Deus nos dá um limite para essa liberdade:

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Gl 5.13-15

O amor…

Portanto se, sem verdade não há liberdade…Conheça-mos melhor a Jesus, que é a palavra de Deus e ame-mos as pessoas compartilhando com elas a palavra para q sejam livres.

Sacou irmão?

Glória a Deus pela vida de todos vcs, q tenham liberdade de falar Dele por onde passarem, principalmente nos colégios e facus(q aliás começam pra valer agora!).

Paz.

~ por Fernando Ortega em Quinta-feira | 18 Fevereiro | 2010.

13 Respostas to “Verdade vs Liberdade”

  1. Fala Marcião?

    Cara, ontem eu fui dormir e DEUS me falou exatamente o que voce escreveu brother! Exatamente tudo igual!

    POST abençoadissio!

    RAFA

  2. Benção mesmo, Marcinho!!

    Deus continue abençoando o blog!

    ;*

  3. Oieeeee Marcinho!!!
    Curti muito seu post, é a continuação da aula de terça feira passada na facul, (acho que vc não foi..) falamos sobre Nietzsche e a inexistencia da verdade absoluta,
    Somos privilegiados, não soh por saber que existe a verdade, mas ter um contato intimo com ela.
    Como em um dos pensamentos de Nietzsche, O evangelho morreu e na Cruz. mas… RESSUSCITOU e precimos anunciar a verdade.

    Beijossss

  4. Issso…aew marcinhoo…

    abraços…

    Que Deus Continue lhe Abençoando!

    =D

  5. Olá meus irmãos e irmãs!
    Aqui é Jean Peterson, desde Rondonópolis Mato Grosso para esse blog abençoado.
    Graça e paz da parte de Deus pai e de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Espero que estejam todos bem, na benção de Deus.
    Márcio, glórias a Deus pela sua vida e pela palavra que o Senhor te deu para o post.
    Jesus é lindo, é bonito e é cheiroso… Hahaha!
    A verdade que está acima de todas as verdades é Jesus Cristo que nos conduz ao pai!
    Quem o aceita, passa a ter liberdade dentro dos limites escritos na santa palavra de Deus.
    “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.” (II Corintios 3.17).
    Graças a Deus por isso!
    Só não vamos confundir liberdade com liberalidade que são coisas bem diferentes rs.
    Já digitei de mais, fiquem todos com Deus e vamos aumentar o número de comentários aí gente.
    Deus abençoe vossas vidas!

  6. Oi Márcio,
    Com certeza conhecendo melhor a verdade teremos muita mais aptidão para falar sobre ela! A boca fala do que o coração está cheio!
    Que nosso coração possa estar cheio de Do Verbo “a Palavra” que é “Jesus”!

    Amei o vídeo, vou mostrar para meu líder! Muito legal!

    Fika na paz
    Bjos

  7. Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: “Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados” (Mateus 13:15).
    Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la. Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:3-4).

    Post mto abençoado Marcinho que Deus continue te usando…
    Bjos

  8. Boa Marciao ;P
    Cara esse verciculo
    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14.6
    foi tema do meu acampamento xD

    fika com Deus cara td de bom ;P

  9. Gostei!

    aprendi que tudo que o mundo diz é mentira.

    a palavra é a verdade.

    Sem emprego, sem estudar escola particular, e não ter ninguém que possa pagar uma bela faculdade pra mim, o mundo diria que eu sou uma futura empregada doméstica! [ nada de indigno nisso, mais eu quero mais coisas da vida]

    Mas Deus diz que sou bem mais diz que sou mais que vencedora.

    Logo, tenho um monte de cursos, planos extramente concretos pra minha vida, acabei de passar no conservatório de arte, pra estudar musica durante 5 anos.
    E tudo está divinamente encaminhado.

    Agora me diz quem estava falando a verdade?
    As circustancias? eu acho que não.

    feliz por cada dia entender mais o que o Senhor deseja pra mim
    E buscando passar isso pra todos que conheço!

    beeeijinho;*
    Tô enchendo já aqui né? rs

    fica com o Eterno!

  10. Olá Márcio…

    Falar sobre “Verdade”, me trás alegria….Pq dia e noite, o inimigo quer usar o ÚNICO poder que Ele tem: a mentira!!!
    “Acreditamos em algo”….. q, se não buscarmos discernimento na palavra de Deus, corremos o grande risco de achamos que estamos certos(e td por falta de conhecimento/sabedoria) e é aí que nós perecemos…ficamos presos…presos naquilo que nos rouba, mata e destrói por dentro.
    Um exemplo bem comum disso:

    A pessoa achar que se ela não casar algum dia, será sempre imcompleta!!
    (eu mesma já FUI uma dessas affs)
    O inimigo pode ser até espertinho com a mentiras confeitadas dele, mas de criativo ele não tem nada(eu e mais um tantooO de gente já acreditou nisso!!!)
    E infelismente tem uns que ainda acreditam nesta mentira(ainda!) e se torturam com este pensamento
    Masssss….
    Hoje eu posso dizer que conhecendo a Verdade(de Deus) eu fui liberta… e posso testemunhar tb!!
    E de fato quando vc conhece a verdade, a sensação é de liberdade!!!

    Márcio…
    João 8:31 mostra a chave desta liberdade:

    “…Se vós permanecerdes na minha palavra…

    (v.32)E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

    Fica na paz!

  11. Muito bom…

  12. E ai rapaziada td na paz ?
    Massa mesmo esse post , super abençõada , é bom começar a semana
    aprendendo um pouco sobre Jesus , sobre aquele que a deu vida para nos libertar de todo mal , glória a Deus , Fernanda add ai o meu msn , abração até mais , fica na paz de Deus.

  13. Fala Marcinho!

    Realmente, se nao formos conhecedores da verdade e se nao tivermos intimidade com ela, estaremos vivendo uma vida de mentira e logo presos dentro desse mundo de fantasia!

    Q Deus continue abencoando este canal de informacao da Sua Palavra e a todos q o acessam em busca de estar em contato com a Palavra

Deixe uma Resposta

