Festa da carne

Oi família NMM!

E ai? Como estão as férias?

Minhas aulas na facul começaram ontem e a primeira aula foi de inglês 😀

Mas que correria hein, nem vi o tempo passar! Essa férias voaram! Pra variar, não fiz metade das coisas que tinha planejado… mas assisti um monte de filmes, li uns livros, viajei, tirei fotos, dormi mtooo uahuahuhauhau

“inveja” da galera que só volta as aulas depois do carnaval =/

e por falar nisso…

Nesses dias que antecedem a festa mais podre popular do Brasil (écaa), fica difícil até mesmo respirar. A televisão acaba sufocando a gente. Não se pode nem assistir um jornal em paz, que já vem propaganda de escola de samba ¬¬

OK, todo mundo sabe o que é o carnaval e o que acontece nessa época e blá blá blá

Mas, fuçando aqui no Google acabei descobrindo umas coisinhas interessantes. Não que a gente já não saiba, mas não custa nada enfatizar.

Festa da carne

O que é o carnaval?

Segundo a Wikipédia:

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”.

Ou seja, é nesse período que as pessoas aproveitam pra fazer tudo aqui que “supostamente” não fariam no resto do ano. Mas nesse período as pessoas dão lugar a carne. Mas o que é a carne?

Do dicionário bíblico:

A palavra hebraica do Antigo Testamento, basar, tem freqüentemente o sentido literal de carne, ou seja do homem ou de animal (Gn 2.21 – 9.4 – Lv 6.10 – Nm 11.13), e também significa todas as criaturas vivas (Gn 6.13,17) – além disso tem a significação especial de Humanidade, sugerindo algumas vezes quanto é grande a fraqueza do homem, posta em confronto com o poder de Deus (Sl 65.2 – 78.39). No Novo Testamento a palavra sarx é empregada da mesma maneira (Mc 13.20 – 26.41 – Hb 2.14 – 1 Pe 1.24 – Ap 17.16) Paulo põe habitualmente em contraste a carne e o espírito – e faz a comparação entre aquela vida de inclinação à natureza carnal e a vida do crente guiado pelo Espírito (Rm 7.5, 25, 8.9 – Gl 5.17 – etc.). A frase ‘Carne e sangue’ (Mt 16.17 – Gl 1.16) é para fazer distinção entre Deus e o homem.

A carne é: os desejos, as vontades, os pecados, enfim tudo aquilo que vem da nossa velha criatura, ou como dizem por ai, do nosso velho homem. Como novas criaturas, passamos a viver no Espírito e não mais na carne.

“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”  Gálatas 5:17

Ou na linguagem de hoje:

“Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.”  Gálatas 5:17

Baile de Máscaras

E qual é a razão de todas aquelas máscaras, fantasias, etc?          

Simples. É muito fácil vc se fantasiar de algo que vc não é e por alguns dias fazer tudo o que quiser, sem que te reconheçam!

Tá, e o que eu tenho a ver com isso?

Eu nem vou “pular carnaval” mesmo. Não vou em festa nenhuma, aliás, vou num acampamento da igreja!

Mas, e quantas vezes na minha vida tenho colocado uma máscara para “dar lugar a carne”? Quantos vezes tenho dado lugar aos meu desejos e vontades humanas? Tenho desejado as coisas da carne? Que pensamentos ocupam minha mente?

Que possamos parar de querer colocar máscaras para sermos o que não somos!

Que possamos tirar as máscaras que nos cobrem e assumir o verdadeiro papel que temos: o de filhos de Deus!

“Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”   Romanos 8:4-8

“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. ” Romanos 8:13

Abração!!!!

Advertisements

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 9 Fevereiro | 2010.

37 Respostas to “Festa da carne”

  1. É verdade Pati..
    qntas vezes enchemos a boca pra falar d carnaval e das coisas sujas q acontece nesse período.. mas não enxergamos q por vezes fazemos o mesmo.
    Precisamos avaliar nossa vida e o q temos feito. Dar testemunho de verdade.
    E não uma “pose” de santo.

  2. Além de toda imoralidade, é uma festa que atrasa o Brasil, tantos dias de feriado desperdiçados em [des]graça. Triste.

  3. Hum !! eu não sabia disto : carne vale, eitá !! este conceito eu não mais me lembrava. Mais eu não vou não ! amém e Glória a Deus por isso, sim aquilo de nós cristãos temos mascaras é a pura mais verdade, temos q buscar sermos diante de Deus e dos homens veradeiros , lembrado q O pai da mentira é o diabo.

  4. Oii Pati!!!

    Realmete chega essa época a gente fica sufocado é na rua na TV por todos os lugares akela musica, mulheres nuas, bebedeiras etc etc…
    Graças a Deus nós jovens cristão temos a oportunidade de participar de retiros e podemos´passar 4 dias se divertindoo de forma saudavél…

    E q possamos deixar todas as marcaras de lado…

    abrços a todos

  5. hehehehehe…

    Foi bom Paty dá uma lembradinha para o povo do que é o carnaval…
    É triste quando nessa época tanta gente sai da igreja e se mistura com o mundão as consequências são tristes!
    Acho que é muito ruim viver atrás de máscaras encenar todo o tempo algo que vc não é mas infelizmente quem já não fez isso???

    A gente percebe que o quanto o Carnaval é uma festa perversa pelas notícias que saem depois da Quarta feira de cinzas…

    “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno…”
    1João 5:19

    Eu sei que esse não é o plano que o Senhor colocou para os seus filhos amados. Conheço pessoas que se arrependeram depois de uma festa de carnaval…O pecado é assim: Um instante de prazer e uma eternidade de arrependimento.

    Bom eu espero que todos aqui não tenham um bom “carnaval” mas tenham 4 dias inesquecíveis com Deus…(Isso tb serve pra mim)

    Beijinhos Paty…

    😄

  6. Pati, arrasou no post mais uma vez!!!

    Tirando as máscaras para fazer a vontade da carne e nos enchendo da presença de Deus!!!

    😀 Beijão pra vc!!! God bless you, sweetheart!!! 😀

    Suh

  7. Benção de Deus Patii…Com certeza a nossa maior luta aqui na terra eh contra a nossa própria carne, e somente Deus para nos dar Graça para vence-la!!!
    Q Deus venha lançar por terra todas as nossas mascaras, para q possamos viver o melhor dEle aqui na terra e tbm no Céu!!!
    Beijos pra toda a Familia NMM…
    =D

  8. Oi Pati!

    Ótimo texto, PARABÉNS!
    Tive a liberdade de copiá-lo no nosso blog – http://www.rededeatitude.com.br

    Se tiver algum problema, por favor me avise!

    Bjs!
    No amor de Jesus,
    Amanda

    • Oi Amanda!!!!
      Muito obrigada querida!

      ah, sem problemas mesmo.
      A gente só nãos gosta dos blog que copiam nossos estudos e não colocam nem a referência ¬¬
      mas assim, tudo bem!
      é tudo pra honra e glória de Deus e a Palavra dEle deve ser compartilhada!

      legal o blog de vcs!

      bjooo
      que Deus te abençoe

  9. Essa mensagem me fez refletir bastante e concluir que carnaval não é praticado somente numa determinada época do ano, mas todas vez que colocamos os desejos da carne à frente das vontades de Deus. Nunca tinha pensado dessa forma. Agradeço a Deus por inspirar pessoas a escreverem posts como esses.

    Abraços!

  10. ótimo texto Patiii 😀
    gostei mesmo.
    Beijo ;*

  11. Oi! Muito bom o post , vamos dar exemplo nesse (e nos próximos) carnaval !!

    bjãão

    Se puder adiciona no msn, pra manter contato!!

  12. Falou tudo Paty…
    Falou pouco mais falou tudo..rs
    Glória a Deus!
    Bjuuuuuuu Família NMM…

  13. Dae Pati…
    Isso aew… mascaras só na noite de Hollywood ^^
    uahauahhuaha
    Abraçao… DTA

  14. Que Post mais abençoado.

    Verdade Verdade.

    beijo, Paty :*

  15. Oieeee Pati que benção seu post.
    É isso ai, temos que ter nojo e repulsa do pecado, e não aceitar como normal as coisas que soh existem para nos tornar mais amigos da nossa carne.
    O carnaval é uma festa que envolve muito a galera, e tenho muitos amigos e colegas que esperam ansiosos por esse momento, para colocar as mascaras e cair na folia.
    Mas como sabemos, depois que a festa acaba, tudo que sobra são corações tristes, vidas vazias, tenho uma amiga que diz sofrer de depressão pós micareta. Sem falar nos casos mais graves, muitas pessoas tem a vida mudada, por consequências de coisas que acontecem nessas festa.
    O caso é muito mais serio, do que aquilo que aparece na TV, e precisamos vigiar para não nos contaminar, e orar por essas pessoas, que estão procurando a felicidade no lugar errado.
    Beijos a Paz…..

  16. Olá Paty…
    Vc tocou num assunto polêmico…abomino essas festas de carnaval!!!
    Massssssssssssssssssssssssssssssssss…
    Vamos tirar a “trave” dos nossos olhos…(ou as mascaras né!!!)
    E tb não adianta só falar se não fazemos algo p ajudar…

    Já gostei e muitoooO do retiro na época deste feriadão prolongado, para estar na comunhão com os irmãos…nos alegramos e aprendermos tb….mas tenho refletido em alguns dos meus conceitos qto a isso…. pq enquant o pessoal estava festando no mundo, eu virava as costas(colocava minha mascara) e ia me “divertir” no céu… enquanto alguns estavam na boca do abismo!!!!!

    Ontem eu ouvi algo que me fez refletir mais ainda nisso tudo:
    “Um irmão de uma igreja,que sempre vai nesses retiros da igreja… decidiu que este ano ele não vai, Deus falou p ele ficar e ir entregar folhetos evangelísticos nas festas…”
    ….
    Paty…muitooo bom este post!!! Algumas vezes enganamos a nós mesmos, pela falta da verdade/realidade…

    Fika na paz
    Um ano de vitória nos seus estudos…(p nós!!! meu último ano) \o/

    P.S:me manda a dica de alguns livros e filmes que tu viu nas férias 🙂

  17. Oie Pati!
    É sempre bom lembrar que os feriados têm algum significado. Às vezes a gente fica tão empolgado em não ter aula ou não trabalhar, que esquecemos o porquê disto! Acho q o carnaval é só a maior demonstração da festa da carne, pq têm festas da carne todo dia! O problema é q a gente finge não ver isso, fingimos até não fazermos isso!
    As máscaras são um problema néé? Têm um livro q e li: Por que eu tenho medo de lhe dizer quem sou? do John Powell, fala mt sobre os nossos disfarces!! Q Deus nos ajude a estarmos d cara limpa né?! Perante Ele e os homens!
    Gosto demais do blog d vocês!
    Deus abençoe
    Beijooooos

  18. Infelizmente é pelo carnaval que o nosso país é conhecido…
    Seria PERFEITO se o nosso país fosse conhecido como o país do SENHOR JESUS!

    Beijinhos

  19. Simplesmente….. fera!

    Deus abençoe!

    Ferrari.

  20. Como sempre os melhores temas !
    Deus te abençoe 😀
    beijooos !

  21. Noss tbm nem sabia da expressão “carne vale” mt interessante ^^
    bom post 🙂

    fika com Deus!
    Boa Semana 😛

    NADA DE MASCARAS!!!!
    xD

  22. “Que possamos parar de querer colocar máscaras para sermos o que não somos!
    Que possamos tirar as máscaras que nos cobrem e assumir o verdadeiro papel que temos: o de filhos de Deus!”

    Amém Pati, é desse jeito.

  23. Pois é, coisa de louco!
    Mas virou moda já, é todo mundo pulando carnaval, pra uma penca de pecados pra ganhar satisfação e diversão instantâneas, que logo passam. Não tem propósito nenhum, e só alimenta a carne, não o espírito.

    É isso ae gente! Acampamento na igreja, uhul!

    Fiquem com Deus, abraço! Valeu pelo post!

  24. pois é… é isso msm! muitas vezes deixamos de lado a voz de Deus, para agradar a carne! =/
    ainda nos falta entender o verdadeiro sentido da cruz!

    vlw pati!! óótimu post!
    abraço!

  25. Verdade querida , Carnaval só atrasa o Brasil em vés de fazer coisas melhores , vocÊs podem ver que carnaval só dar violencia e muitas mortes 😉

  26. oi pati!! realmente, parece q qnto mais tempo a gente tem livre, menos a gente faz.. tmb planejei altas coisas e não fiz metade ;/

    adorei o post! que no meio de tantas pessoas escondidas por tras de mascaras, bebidas, danças e falsa-folia, a gente possa brilhar, fazer a diferença, lembrando sempre quem fomos feitos pra ser.

    Q a festa seja do nosso “espírito” *por estar beeem vivo!*

    Bom acamps! Tmb vou pra um ;D Depois compartilhamos

    q Deus fale muuito com vc nesses dias

    beeijos!

  27. É… Impacto de Carnaval aqui em Angra!
    Breve, fotos no orkut. xD
    Paz!

  28. […] olá Amados e amadas…. tudo em paz??? estava acessando um blog mto legal q semrpe visito e encontrei um post bem legal sobre o carnaval…  uqero compartilhar com vc…… . quem quiser conhcer o blog clique AQUI […]

  29. É verdade Patiiii, quantas vezes nós pecamos e nos escondemos atrás de máscaras nos enganando sem lembrar que os olhos dakele que tudo vê está em todo lugar…
    E que muitos ai que estão enganando o Senhor faça cair as máscaras de todos eles e que o nome do Senhor seja glorificado.
    Vamos orar pelas vidas que o inimigo vai querer arrastar ness carnaval, e que cada vez mais os eventos que engradece o nome do Senhor seja maior, como a marcha para Jesus por exemplo…..todo ano estou lá e o nome do Senhor é exaltado….Amém

    Bjs Galera..

    Kitty

  30. Amei Pati! realmente verda úra td o que vc falou, super interessante.
    Beijoo!

  31. ótimo texto.
    explicou bem o que é carnaval, acho que muita gente não sabia…
    Eu só gosto desse período porque posso “organizar meu tempo” e descansar já que ninguém é de ferro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s