Namoro Cristão: Você tá encalhado?

Oieee povo!

Primeiro, quero agradecer a todos que participaram do vídeo chat sexta passada! Foi mtooo bom poder compartilhar um pouquinho da minha vida com vcs! Agradeço mto a Deus pela vida de cada um, e eu sempre oro por cada um que lê esse blog, que é uma benção!

Depois de algumas semanas escrevendo posts literalmente gigantescos, queria escrever um mais curto essa semana… mas acho que vai ser difícil 😛

Eu ainda queria continuar a tratar do tema que escrevi semana passada!

Hoje, novamente, vou falar com os solteiros! Tenho observado as diversas pessoas que “freqüentam” o blog e percebi que a maioria da galera que chega até aqui, é porque sofreu uma decepção amorosa e agora está solteiro, buscando mais e mais servir a Deus. Por isso vou te fazer uma pergunta:

VC TÁ ENCALHADO???

voce-esta-encalhado-1


Nos tempos de hoje, muitas pessoas nos dão “rótulos” sobre o fato de estarmos solteiros. Creio que todos sabem o que estou falando. Quem que não “adora” aquelas reuniões de família, em que de repente, vc se sente o centro das conversas, onde olham pra vc e perguntam:

– “Como vc tá solteira ainda??”
– “Vai ficar pra titia!” (essa é famosa)
– “Tá encalhada!”

Quais são suas respostas em relação a essas atitudes? Tuas respostas relevam o amor de Deus? Revelam a fé que vc tem, ou vc concorda com as afirmações?

Eu amo reuniões de família! Mas normalmente, o assunto acaba sendo o mesmo. Como que a Pati não tem namorado? Como ela tá solteira ainda?

A princípio, essas coisas me magoavam, eu ficava frustrada e acabava ficando quieta. Me achando uma encalhada mesmo! Mas depois de um tempo, Deus começou a trabalhar isso na minha vida. Então, passei a mudar de atitude. Toda vez que soltavam uma daquelas piadinhas, eu simplesmente falava:
Olha, eu to esperando em Deus, e o cara certo ainda não surgiu na minha vida!  Eu to confiando no tempo de Deus, não preciso me preocupar com isso agora… tenho outras coisas pra me ocupar! E eu não to encalhada, to ancorada!!!!

E vc? Está encalhado ou ancorado??

Ancorar, do famoso Aurélio:

estou-encalhado“Fundear, lançar âncora. / Fig. Fixar, firmar: ancorar as idéias em sólida argumentação. / Fig. Persistir, teimar. / Basear-se, apoiar-se.”

Vc sabia que até a Bíblia nos traz um versículo que fala sobre a âncora?

“Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.” – Hebreus 6:19 a
“Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” – Salmos 39:7

Onde vc tá apoiando a âncora do teu coração, da tua vida?  Onde vc tá ancorando suas idéias, no mundo ou em Jesus?

Ancore-se em Jesus! Siga Seu exemplo! Desenvolva seu relacionamento com Ele. Fique firme!

Hoje, posso dizer que minha âncora é Jesus! Ele me dá tudo o que preciso para viver, Ele me segura nos tempos difíceis, quando as marés e as tempestades estão fortes, Ele me faz ficar firme.

Os jovens de hoje tem uma grande preocupação com o tempo. Uma vez eu vi num site:

Se dedicarmos o nosso tempo fazendo as coisas que agradam o coração de Deus, procurando estar o mais intimo possível dEle, ficando em oração, procurando crescer espiritualmente e ministerialmente, ao invés de ficarmos procurando o melhor para as nossas vidas, não veremos o tempo passar, o TEMPO DE DEUS parece as vezes estar tão longe, porque estamos muito preocupados com ele, ao invés de nos preocuparmos com o dono do tempo.”

Assim, continuando o post de semana passada, aqui vão mais algumas dicas que encontrei neste site, para o tempo de espera:

Não deixe que coloquem rótulos em você
Dentro de nossas próprias igrejas existe uma porção de gente que tenta colocar rótulos do tipo “encalhado”, “só”, “solteirão / solteirona”, “ficar para titio”. Não tome para si esses rótulos. Jesus, Paulo, Marta, Maria e Lázaro, só para citar exemplos do Novo Testamento, foram solteiros e em nenhum lugar da Bíblia se encontram referências de que eles foram conhecidos dessa maneira.

Louve a Deus por ser solteiro
Uma das grandes bênçãos é cultivar em nossa vida a gratidão, o louvor. Louve a Deus pelo seu estado civil. Ao invés de ficar reclamando e dizendo para si mesmo frases do tipo “Oh céus, ninguém me ama, ninguém me quer!”, louve a Deus por ser solteiro. Tem muito solteiro, que na base do desespero, está arruinando a sua vida. Nós nos tornamos gratos, se olhamos para aquilo que possuímos, em vez de olhar para aquilo que não possuímos. Uma pessoa grata crê que Deus não a negou nada que fosse bom ( Rom.8:32).

Cuidado com a auto-compaixão e a amargura
Estes são dois dos perigos maiores que rondam os solteiros. Auto-compaixão é mortal, porque esta não coloca o Senhor, no centro das nossas vidas, mas a nós mesmos. A amargura azeda a própria vida e é contagiante. A amargura cria confusão ( Hb 12:15).

Cultive amizades sadias
meus-amigos

Uma das maneiras para estarmos de bem com a vida é procurar cultivar amizades sadias. Por isso, faça amigos em sua igreja, no seu trabalho e na sua comunidade. Amizades sadias nos enriquecem como pessoas. Saia com os amigos para comerem uma pizza, ver um bom filme, uma boa peça de teatro. Sirva a Deus junto com seus amigos. Conte com o apoio deles!

Doe-se a si mesmo a outros
A pessoa mais sábia que viveu foi Salomão. Ele disse em Pv 11:24,25: “A quem dá liberalmente ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-a em pura perda”. A alma generosa prosperará e quem dará a beber será dessedentado.” Se dar à outros é o melhor remédio contra a solidão. Muitas vezes se recebe mais, do que se doa.
Uma visita, um telefonema, levar um buquê de flores, podem fazer milagres. Nosso mundo é pobre em interesse genuíno e amizade. Solteiros(as) idosos(as) muitas vezes vivem isolados como também mães com crianças pequenas.

Estude as vidas de pessoas da Bíblia
A minha própria experiência e a de outras é, que estudar personagens bíblicas é muito esclarecedor e encorajador. Já apontamos para a vida do Senhor Jesus, que viveu a vida de solteiro.
A Bíblia menciona muitas outras vidas, como por exemplo José, que viveu como homem solteiro na casa de Potifar; Daniel, na corte da Babilônia, cujo vida exercia uma influência enorme. Sem eles a historia tinha sida outra. Quando Paulo escreve em 1 Cor. 7 sobre o estado de solteiro, ele não é casado.
Quanto à mulheres: quão inspirativa é a vida da Míriam, que na Bíblia é mencionada junto com Arão e Moisés como líderes do povo ( Mq 6:4)  A primeira testemunha da ressurreição de Cristo, Maria Madalena, era solteira. Lídia, a primeira convertida na Europa, provavelmente também o era  (Atos 16:14). “Tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” ( Rm 15:4).
Pessoas bíblicas são retratadas como pessoas com anseios, problemas e potenciais , que nós também temos. Podemos aprender do seu exemplo e das suas experiências, tanto as ruins, como as boas. Há pessoas que fascinam e advertem.

A grande diferença em suas vidas não foi se eram homens ou mulheres, casados ou solteiros, a diferença que fizeram foi: o lugar que deram ao Senhor Jesus nas sua vidas. A medida da sua entrega determinava a sua felicidade e utilidade. Isso era verdade para eles, e, muitos séculos depois, também é para nós.

Abraços a todos

E ótima semana!

Fiquem ancorados em JESUS!

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 1 Dezembro | 2009.

42 Respostas to “Namoro Cristão: Você tá encalhado?”

  1. É como eu já dizia:

    “Antes de ter intimidade com alguém, tenha intimidade com JESUS!”

    Abração povo!!
    Mando muito Pah!

    Bjus cambada de doido!!! 😀
    VITÓRIAS!

    Amo vcs!

  2. Pati..Pati…querida vc se supera seja nos posts cutos ou gigantescos!..rs
    Glória a Deus pela sua vida!
    É complicado mesmo mtas vezes as pessoas q estão ao nosso redor não entendem a nossa decisão de esperar em Deus..
    Mas agora já sei a resposta: “To ancorada!!!”…rs

    Fica na Paz!

    Beijos!

  3. Muito Bom o post!!!

    Essa sua resposta aos comentarios indesejados é show de bola, depois dessa resposta a pessoa nunca mais falara isso!!!

    Que todos possamos esperar o tempo de Deus em tudo, e esperar servindo-O e adorando-O!!!

    Um exemplo disso foi o rei Saul que não obedeceu e não esperou o tempo de Deus e se precipitou, meteu os pés pelas mão e acabou perdendo o seu reinado!!!

    Nos dias de hj não é diferente.
    Na nossa vida sentimental quando nos precipitamos e não esperamos no Senhor, acabamos sacrificando o nosso coração e até nossa vida ministerial.

    “Pois é melhor obedecer do que sacrificar”
    (I Samuel 15:22)

    Que Deus Abençoe!!!

    Abraço!!!

  4. Cara q demais esse post. Parabens! Nunca tinha pensado por esse lado de estar “Ancorado” em Deus em vez de encalhado. Vou até repassar essa mensagem na reuniao dos jovens da minha igreja. Deus abençoe sua vida.

  5. Patiii…Uma benção esse post!!!Eh mto verdade mesmo, ninguém merece esses rótulos do tipo “ta encalhada”,”vai fik pra titia”…Mtas vezes as pessoas q dam esses rótulos, nem imaginam q podem magoar os sentimentos de alguém!!Mas agora to preparada, se vierem com qualquer rótulo vou dizer: TO ANCORADA EM JESUS!!!E ninguém me separa dEle!!
    Enquanto minha outra parte do triângulo não chega(adorei o post do Triângulo de Deus q o Fer escreveu!!hihihi…)vou louvando ao Senhor por tudo q Ele tem me feito!!!
    Beijos moçaa…
    =D

  6. A situação é complicada, muitos não tem compaixão e deixam a gente sem graça mesmo! Eu agora estou enfrentando uma barra, porque minha irmã mais nova ficou noiva e vai casar… imagina! A cobrança aumenta por todos os lados, mas a minha esperança está no Senhor. Quero ficar ancorada nEle. 😀

    Pati, que Deus continue te abençoando mais e mais.

    Beijão pra ti!!!

    Suh

  7. Nossa! Realmente a PATI se supera a cada dia…
    Usada por Deus.
    Muito bom o post, pois são palavras como essa que me encorajam a não desistir daquele que não desistiu de mim.
    E não há nada melhor que esperar a BOA, PERFEITA e AGARADÁVEL vontade de Deus nas nossas vidas.
    Deus te abençoe cada vez mais Pati!

    Beijos! ;*

  8. Deus usou muito sua vida para falar comigo viu….Deus te abençoe mais e mais…

  9. òtimo post Pati!!!

    Eu tbém sou vitima desses rotulos é mtoo chatooo ter q ficar dandoo explicação as pessoas..mais depois q vi esse termo “ancorado” aki no blog sempre uso pra me defender 😀 rsrsrsr

    bjos Galeraa

  10. Oiiiiiiiiiiiii!!! Patyyy…que lindaaaa!!!!!
    amei o pst, parabéns…
    olha eu sofro com isso na igreja ssrrs
    pois da minha idade sou a única solteira e no meu trabalho tb srsrsr e nas reuniões familiaris ahaha (quando se caza alguém, principalmente) porém inflizmente uns sofrem por não ter esperado…e graças a Deus tenho sempre falado isso sobre o tempo de Deus e procurado ensinar todos a minha volta, sobre tudo o que estou aprendendo no blog c/ vcs…e claro indicado p/ muitas pessoas 😉
    bjsuu!!!
    fica na paz querida!!! que o Senhor Jesus possa te usar cada vez mais!!!!

  11. Ooooooo amiga, ótimo post!

    Eu aprendi isso num dos cahts aki do NMM, q um menino falou isso “não estou encalhado, estou ancorado no Senhor”…. A algum tempo eu abandonei essa postura de “ah eu não tenho namorado, como sou infeliz…” ahahahah.. e comecei a ver como isso é bom tbm! Tenho feito coisas q talvez dentro de um relacionamento eu não pudesse estar vivendo como agora.. Ah.. deixa q Deus prepara O cara pra mim, enquanto isso eu vou fazer minhas coisas e trabalhar pra Ele!

    Beijão lindaaaa, te amo!
    Abraço genteee! =D

  12. Obrigado de novo maninha!
    vc é uma benção em minha vida!
    bjão e abraço!

  13. Pati e seus Posts Grandes auheuahauheuah
    Mas são Mt Bons 😀
    realmente temos de fikar ANCORDADOS EM JESUS!
    mt bom o post pati

    Fika com Deus!
    Boa Semana!
    Bjs…

  14. Que benção Pati!

    Palavras sábias! Ha tanta coisa pra se fazer enquanto espera né?
    Deus é bom, Ele não se atrasa! hehe

  15. Eu creio que o casamento é benção de Deus!!!

    Massssss quando vejo os casalzinhos me chamarem de solteira………. geralmente são pessoas que não aproveitaram a sua solteirisse diante de Deus………mau casaram e já têm 1,2 ou até 3 filhos… nunca têm dinheiro sobrando pq têm q pagar as despesas de casa… vivem uma vida corrida…e p/ se “alegrar” tira uma ondinha com quem tá solteiro!

    Este post é benção… tenho aprendido a viver isto e o resultado é gratificante……..não preciso ficar falando para me defender…a minha vida têm falado por mim!!!

    Bjosss

  16. Amém PAti que possamos estar ancorado no homem masi confiável do mundo todo…JESUS CRISTO!!!!!!!!!!!!
    Afinal com ele nos nosso barco a quem temeremos???
    Mesmo que ele esteja dormindo lá no porão, não há nada que possa passar despercebido por ele

    Bjs

    Kitty

  17. Ancorado, gostei! kkkkk

    Dizem que os espertos aprendem com seus proprios erros, e os sábios aprendem com os erros dos outros… já tive dezenas de exemplos no meu convívio de pessoas que se precipitaram e atrasaram mtu as suas vidas… DEUS não precisa da nossa ajuda pra realizar os planos dEle em nós, se Abraão lêsse o NMM ele diria: é verdade Pati!… =P

    DEUS não é limitado, nós somos…
    nós nos preocupamos com o tempo, DEUS o tem sob controle…

    o negócio é confiar em DEUS… confiar de verdade…

    Pati, note como seus posts se completam… Gratidão, Controle da Minha vida, seus testemunhos, agora esse… 😀

    bjão!
    fika com DEUS!
    😀

  18. Valeu pati aew pelo post… muito esclarecedor e bençao nas nossas vidas…
    hug

  19. É a primeira vez que posto aqui neste web site. Foi um tanto por acaso que entrei neste site. Eu estava procurando algumas coisas sobre relacionamento, namoro cristao para acrescetar nos estudos aqui, enfim quando li este topico resolvi dar uma dica se assim posso dizer de como responder talvez a tais críticas que os “solteirões” ouvem de amigos, familiares e tals..
    Na América, digo EUA a moçada diz que não namora no presente tempo por uma coisa:

    -NÃO EXISTE NENHUM OUTRO(A) DIGINO DA JUVENTUDE DO MEU AMOR E PAIXAO A NÃO SER JESUS!

    É … acho que isso é o suficiente!

  20. nossa Pati, vc num sabe o qt Deus te usa!!

    a mt tempo eu vinha reclamando com Deus por estar sozinha, mas soh agora eu percebo q tava perdendo o melhor momento da minha vida!!
    Mas nós, povo, temos a mania de ter visões mt humildes do poder do Todo-Poderoso!!!=p Deus sabe o que eh melhor pra mim!!

    hoje eu percebo que Deus não se esqueceu de mim e que o amor dEle me completa; o que tiver que acontecer vai acontecer no momento certo. poxa, tudo o q vc disse nos seus posts eu jah sabia, masss..eu sempre fechava os meus olhos. Agora eles estão abertos.
    SUPERVALEU!!!
    Chuva de bençãos p vc!!!!!

  21. amei o estudo Pati!

  22. isso ae õ/
    vamos cultivar nossas amizades, crescer no Senhor e nos ancorarmos em Sua palavra, que Ele tem o melhor e Sua palavra sempre nos capacita a fazer as melhores escolhas.

    bjão Pati :]

  23. Pense numa menina q tem autoridade! Cada post seu tem sido uma feijoada pra mim hein! Eu aqui encalhado, mas a partir de agora ancoradíssimo em Deus! Dicas maravilhosas,valeu mesmo Pati!!!!

    Bjão, paz moça!

  24. a paz sister Pati!

    Bom sou suspeito pra falar do seus estudos kkkkkk mas como faz um bom tempo que to sumido, ai vai!

    Mandou benzaço como sempre, Deus te use de maneira perfeita e agradavel.

    Abs
    GOD BLESS

  25. AEEE PATI!!!
    mandou bem!!

    agora qndo vierem falar qualquer coisa já vou logo dizendo:
    NEM VEM Q EU TO ANCORADAA!! hehehehehe

    Beijos Pati.. qe Deus te abençoe mto!!
    seus posts são cada vez melhores!

    Vamos nos ancorar em Jesus gente! rs

  26. Post fantástico, como sempre! Que Deus continue te abençoando e te capacitando, como Ele tem feito até aqui.

    Bjs*

  27. Para tudo tem um tempo debaixo do Sol…então, no tempo certo a âncora é puxada pra dentro do barco e aí podemos navegar…com segurança!
    Deus tem o melhor para nós, no tempo certo, no lugar certo, que não puxemos a âncora pra dentro do barco quando o tempo estiver inapropriado…pode ser perigoso!
    a paz de Jesus

  28. Eu adorei o post ai..
    já havia ouvido falar desse tipo de assunto..
    e conheço mais um nome q eh dado aos q estão esperando pacientes no Senhor o melhor de Deus, chama-se RESERVADO (A).
    vc está reservado ou reservada para alguém que Deus preparou

  29. Olá mandou bem hein Pati , eu nem te conheço mas mandou bem EHEH
    Uma palavra muito abençõada mesmo , realmente nao é facil , mas temos que ser fortes e nos segurar em Jesus ele tem com certeza o
    melhor para nossa vidas ;DD

    Eu to ancorado Urrulll que massa \o/ ADFHDFSDFHUDS

    Valeu Deus abençõe muito vc e sua vida .

  30. MTO BOM !!!
    parabens, venho acompanhando o site e ele é mto bom !
    acho show a maneira com que vcs falam e as fotos q colocam q deixam tdo mais legal mais sem perder a espiritualidade q é o q nós ( SEDENTOS) estamos procurando…
    boa mesmo !
    nunca tinha pensado assim: depois q namorar nao vou ter tanto tempo para os amigos, ou até mesmo pra mim.. entao vou aproveitar enquanto estou solteiro..
    até pq ( acredito eu ) q a maior parte da nossa vida passaremos casados- mesmo q tarde e seja aos 30 anos, devo vever até +o- 80- entao devo aproveitar essa fase sem pressa !

  31. RT @naomordamaca: Namoro Cristão: Você tá encalhado? http://bit.ly/9mMA0J

  32. Muito bom o texto, e amei o 1° comentario

    ‘antes de ter intimidade com alguém tenha intimidade com Jesus”

    Fiquem na paz.

    to sempre aqui.

  33. nossa,sensacional isso,é um saco em reunioes essas pergutnas eu fico constrangido,muito chato memso,ja sofri muito com isso tbm,bj pazz

  34. Amei o post…

    realmente sempre acontece esse tipo de comentario..e é super chato, voce tem que estar bem firmado para nao desanimar…

    muitas vezes as pessoas sao crueis mesmo sem perceber…

    Gostei muito do site…e agora vou acompanhar todos os posts!

    =D

    grande abraço a todos..

    fiquem na paz!

    • eee
      glórias a Deus pela sua vida!
      que Ele continue trabalhando mais e mais em vc

      verdade.. já recebi esse tipo de comentário, e sei como é chato!
      mas sei tbm que Deus tem o tempo dEle! E é Ele que tá no controle da minha vida.. não eu!

      abraços

Deixe uma Resposta

