Planejamento de Futuro [Parte 02]

Olá, tudo bem???
Pensou e orou nas coisas que falamos no post anterior??? Conseguiu respostas???
Se sim Glórias a Deus, se não, não desanime, elas virão no tempo certo!!!
Vamos continuar, esta é a última parte do Planejamento, é a parte em que vc põe tudo o que aprendeu, pensou e orou num papel e começa a agir!
Vamos lá!

4ª Plano de Ação

planejamento-de-futuro-05

Bom, vc já se conhece, tem uma visão clara do que quer e do que Deus quer de vc, tem seus objetivos traçados então é hora de por a mão na massa! Agora vc irá por no papel o que finalmente fará para chegar lá.

Vc pode fazer isso para áreas como: Família, Profissional, Acadêmica, Espiritual. Esse é o caminho que vc construirá para conquistar seus objetivos.
Como vimos na 3ª Etapa (Objetivos), aqui nós iremos traçar o Plano de Ação do Macro (5 a 10 anos) para o hoje.
Vamos lá então!

planejamento-de-futuro-06

– 5 a 10 anos (longo prazo)

Procure visualizar como vc será ou como quer estar daqui 10 anos e depois 5 anos. Essa etapa é a hora de vc sonhar com o que quer ser, com aquilo que Deus quer que vc seja, mas seja realista hein. hehe
Ex: daqui 5 anos eu quero estar formado na faculdade e com um bom trabalho, quero estar cumprindo ativamente meu chamado e a vontade de Deus. Em 10 anos pretendo estar casado, ocupando um bom posto no trabalho e exercendo meu chamado (q é tal…), alcançando pessoas.

– 3 anos (médio prazo)
Agora defina de 1 a 3 metas para cada área da sua vida (Família, Espiritual, Profissional e Acadêmica) dentro do prazo de 3 anos.
Ex: em 1 ano eu quero ter a certeza do meu chamado e começar a cumpri-lo. Pretendo continuar a faculdade e inglês ( pois é muito importante para onde quero chegar, por exemplo).

Neste momento é muito importante ter as metas bem claras e objetivas, seja bem específico. Quanto mais clara for pra vc sua missão e objetivos mais fácil será construir o caminho para alcançá-los!

– Avaliação
Realize uma avaliação sincera de todas as circunstancias à sua volta e encontre o que pode te ajudar e atrapalhar sua ação. Procure e ponha em um papel:

Ameaças: são todas as circunstancias EXTERNAS que podem atrapalhar o alcance das suas metas. Ex: Desemprego.
Oportunidades: são todas as circunstancias EXTERNAS que podem facilitar o alcance das metas. Ex: facilidade de acesso a informações sobre vagas de emprego.
Forças: características PESSOAIS (internas) que podem facilitar o alcance. Ex: perseverança, liderança, facilidade de se comunicar.
Fraquezas: características PESSOAIS (internas) que podem prejudicar o alcance final. Ex: preguiça, timidez, inconstância.

Obs. Repare q ameaças e oportunidaes são detalhes q o mundo a sua volta (externo) provoca em vc e forças e fraquesas são detalhes com relação a sua postura diante o mundo em sua volta.

Nessa avaliação procure ser o mais sincero possível com vc mesmo, o objetivo é enxergar como os fatores internos e externos a vc te ajudarão/atrapalharão na busca por seus objetivos.

– Descubra!

planejamento-de-futuro-07

Pense bem sobre as informações que vc levantou acima e descubra:
– O que pode minimizar as ameaças?
– Como vc poderia se preparar para neutralizá-las?
Ex: fazendo um curso profissionalizante, se atualizando sobre o mercado de trabalho.

Aproveite ao máximo as oportunidades! Não as deixe passar! Se prepare para que quando surgir uma oportunidade vc esteja pronto para ela!
Identifique suas forças e use-as para seu beneficio. E sobre suas fraquezas, tenha consciência delas e procure reduzi-las.

– Próximo ano
Monte um plano prático para o próximo detalhando as ações que vc tomará para alcançar suas metas, mas tenha consciência de que não precisa definir muitas, pois poderá ser difícil de alcançar, tenha o pé no chão.
Para toda as áreas (Família, Espiritual, Profissional e Acadêmica) se pergunte:
– O que quero no próximo ano?
– Qual o objetivo?
– Como conquistarei?

Você pode definir quantas metas se quiser, mas aconselho não serem mais que 3 para cada área para que vc realmente esteja focado e o resultado seja mais significativo.

– Comece agora mesmo!

planejamento-de-futuro-08Esta é a última etapa do Plano de Ação. Você já tem tudo estruturado, agora comece a agir!

O Projeto de Vida é construído todos os dias, e por ser assim vc precisa ter muita perseverança, porque chegarão momentos e dificuldades que te induzirão à desistência. Mas não ceda! Por isso é muito importante ter mente o objetivo final, isso te dará forças para não desistir.
Outra dica é não viva pensando demasiadamente no futuro a ponto de te ofuscar a visão do presente. Planeje e se prepare, mas o futuro é construído hoje. Seja flexível também, se um objetivo não for alcançado não desanime! Dizem que 80% do sucesso depende de vc mesmo e  apenas 20% das oportunidades, então mãos à obra!
Deus nos chamou para sermos completos e saudáveis! Ele quer que nós estejamos bem estruturados, com a missão clara na cabeça e com as ferramentas certas para cumpri-la. Assim cumpriremos a Palavra e daremos mais frutos na proporção de 100/1 e o nosso fruto permanecerá!

Sobretudo ore, gaste tempo falando sobre sua vida com Jesus. E por último confie em Deus, Ele sabe o que é melhor para nós!

“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” Pv 16:1
Ok?

Fique com JESUS
Samuel Oliveira

~ por Fernando Ortega em Domingo | 8 Novembro | 2009.

25 Respostas to “Planejamento de Futuro [Parte 02]”

  1. Olá!!!!!
    Fernando,
    Gostei muito deste post…Creio que irá ajudar-me bastante p/ os Planos que tenho para o Próximo ano.Graças a Deus esse ano conclui minha tão sonhada Faculdade de Administração e atualmente estou fazendo curso de inglês.Trabalho há oito anos em uma empresa(esse foi o meu 1º emprego), mas lá ñ há plano de carreira, ou seja, ñ tenho oprtunidades de crescimento e estou em busca de novos conhecimentos…novas experiências profissionais.Estou orando ao Senhor, pois não quero mais permanecer nessa Empresa…Estou com medo de entrar em depressão lá dentro, pois eu choro toda vez que penso e vejo que tenho que ir trabalhar.
    Fica com o PAPAI!!!!!!!!

  2. Valeu pelo excelente post Samuel!!!

    Que Deus continue te abençoando!!!

    Abraço!!!

    Paz!!!

  3. “Se temos sonhos já temos uma perna….a outra é a disciplina…”

    A idéia deste planejamento pode ajudar os “alejaidos”!!!!

    Em 2007 eu fiz um planejamento de como queria estar depois de 5 anos………..é preciso ser muitooooo verdadeira no que se quer de fato, pq se for um simples desejo se desfalecerá até mesmo da nossa memória(digo por mim mesma!!!)
    Mas de vez em quando eu pego meu papel escrito falo com Deus…. e nesses três anos que já se passaram posso afirmar que tive sucesso naquilo que estava dentro do propósito de servir a Deus(ainda tenho um longo caminho a percorrer até 2012!!!)

    Este versículo(“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua”Pv 16:1)…me trás a memória os momentos que peguei meu papel e fui percebendo que algumas metas tinham sido precipitadas p/ se colocar num tempo de 5 anos(“NO MEU TEMPO!!”)…

    Enfim…se os nossos sonhos agradam a Deus, devemos perseverar e lutar por eles…pq no tempo de Deus nada é ímpossível!!!

  4. Nossa, esse texto ajudou muito
    Parabéns ao escritor ^^
    que Deus continue te usando, para nos ajudar 🙂

  5. Mtoo bom Seu post samuel

    parabéns!!!

    Abraçoss

  6. Nooooossa!! mto show esse texto..

    já comecei a fazer meu planejamento.. rsrs
    é mto maneiro isso pq fica td organizadinho..
    eu sou meio enrolada.. eu planejo as coisas na minha cabeça
    mas depois fico confusa com tanta coisa.. huaahsauhushahsau
    desse jeito q vc explicou é mto melhor.. vou anotar tudinho.. =D

    parabéns Samuel!!
    q Deus continue te abençoando!!

  7. oie Samuel. parabens otimo post.
    Nunca tinha pensado em fazer analise SWOT de mim mesmo rsrs, muito bom.
    Para planejamento financeiro, seu racionio segue a mesma linha do Gustavo Cerbasi, escritor do livro “Dinheiro, segredos de quem tem”, pra quem não leu, vale apena ler.
    O planejamento é o caminho para o sucesso. É fundamental termos nossos projetos aprovados por Deus, vale reforçar que qualquer decisão deve ser tomada depois de uma boa conversa com ele. sem nunca esquecer que o plano maior é de ser salvo.

    o post detonou!!! mais uma vez parabens…….
    beijos a paz.

  8. Adorei o post Samuel!!!Mtas vezes o nosso erro é querer que os nossos sonhos “caião do céu”, e nos esquecemos q tbm temos q fazer a nossa parte!!!
    Q Deus possa nos dar sabedoria para planejar e tbm realizar os nossos sonhos!!
    Abraços moço…
    Fica com Deus!
    😀

  9. Oi Samuel, vc tem formação em Administração?? pq eu vi muita coisa aqui que estudei na faculdade e muito interessante como podemos usar isso na nossa vida com Deus, Amém..

    Deus abençoe e mãos a obra né? …. abraços

  10. eee
    terminei de ler 😀
    mtoo bom Samuel!
    sábias palavras!
    =D

  11. Gloria a Deus!
    pensamentos administrativos baseados na palavra! quer dizer todo tipo de conhecimento é baseado na palavra e não existe nada de novo debaixo do ceu!
    Gloria a Deus pela tua vida meu irmão!
    tb faço isso mas com a economia e Deus tb fala comigo tremendamente!
    Deus cntinue te abençoando e muito obrigado por me fazer lembrar de algumas coisas!
    =]

  12. Nossa que massa e que benção esse post

    realmente é necessário preparação prévia antes de querermos
    obter sucesso, isso em qualquer area da vida.

    E ta td lá na palavra de Deus como prosseguirmos , isso é show HEEH

    Deus abençõe irmao , e alguem me ajuda a colocar uma foto ai por favor RRSRSRS valeu galera , glória a Deus .

Deixe uma Resposta

