Atitude

Paz galera do NMM!

A cada dia tenho me alimentado através do que leio nesse blog, não só pelo que os colunistas escrevem mas cada comentário que leio é uma demonstração clara que o Rei Jesus vive!

Glória a Deus pela vida de todos. Somos o corpo de Cristo!

Quero falar um pouco sobre nossas atitudes!

atitude

Essa frase anda na moda no meio cristão hoje em dia:

“Pregue sempre o Evangelho, se for necessário, use palavras.” [São Francisco de Assis]

A história…

Uma vez São Francisco levou um noviço com ele para pregar em Assis.
Mas ao chegarem ele apenas conversou com uns vendedores e algumas pessoas da rua.
Ao voltar para casa, o noviço perguntou a São Francisco por que ele não tinha pregado. Ao que o São Francisco respondeu:
As pessoas ouviram, eles observaram nossa atitude e comportamento, essa foi nossa mensagem.

Mais tarde, foi Francisco quem instruiu seus frades a “Ir a todo o mundo e pregar o evangelho a toda a Criatura, e se for necessário, usem palavras.”

Falamos de Cristo o tempo todo com palavras.
Mas se falarmos de Cristo apenas com palavras sem as atitudes de cristãos, que mérito há?

Todo sabe como é difícil ao jovem cristão se posicionar contra as regras do mundo, no que a bíblia nos diz:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Rm 12:2

Com certeza a Bíblia não foi escrita para ser apreciada como um livro místico ou com conhecimentos que mereciam a admiração do homem.

O livro de Tiago nos dá alguns exemplos sobre praticá-la:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos .

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”

Tg  1:22, 25 e 27

“Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”

Tg 2:15 e 16

Uau! Isso é só o começo desse livro! Loko neh galera!

Qdo lemos esses versículos podemos pensar o qto é difícil cumprí-los, qtas vezes tivemos oportunidades de ajudar, fazer ou falar algo que expressasse  o amor de Jesus pelas almas. E deixamos escorrer pelos nossos dedos, até mesmo entre cristãos deixamos de falar a verdade, de exortar de nos santificarmos juntos. Muitas vezes errei depois que me converti e não foi por falta de ensino divino…

Neste ponto começa minha primeira história. E essa é sobre o dia que passei a observar o modo como as pessoas passavam pela roleta do ônibus sem falar nem ao menos “Bom dia” ao cobrador. Resolvi fazer o contrário pois a bíblia fala que comprimentar quem vc conhece é fácil, dai passei a comprimentar todos os cobradores, e dizer “obrigado” e “ bom trabalho”; vi que a face deles mudava a cada vez que fazia isso, ainda no ônibus passei a dar meu lugar para as pessoas sentarem, parecia uma atitude simples, mas as pessoas se comoviam qdo viam que eu simplesmente não ia descer, então resolvi fazer o mesmo com as pessoas na rua…o que foi meio trágico. Eu dava  “bom dia”, mas elas ficavam meio sem jeito, espantadas, tentando descobrir de onde me conheciam (Não sei se em outras cidades é assim mas em Sampa é!).

Minha segunda história ocorreu no largo da Batata (Lugarzinho “bonito” de São Paulo). Um mendigo passava entre as pessoas que estavam no ponto de ônibus pedindo dinheiro. Dai todos pensam, eu não vou dar meu dinheiro pra ele gastar com pinga! Mas naquela tarde Deus quis me ensinar algo…vindo em minha direção, não pude me esquivar, perguntou se eu tinha um dinheiro pra dar, diferente de muitas vezes em que eu disse: “- Não tenho nada não…”.
Podendo contar as notas no meu bolso, perguntei ao homem: “- O que vc precisa?” – E ele : “- Quero comer, estou com fome.” Olhei para o lado e vi uma daquelas banquinhas que têm de tudo, disse para ele que não podia dar o dinheiro mas que ele podia pegar o que quisesse na banca (pensando que ele não ia querer), pra minha surpresa ele começou a caminhar em direção a banca e perguntou: “- Qualquer coisa?” . Respondi: “- Sim, qualquer coisa.” Então aquele mendigo escolheu a bolacha mais simples que tinha, uma de maizena. Falei para que pegasse algo para beber, um refri, ele pegou o suco mais barato.

Qdo achei que aquele homem já tinha me dado um baile de humildade, foi qdo ele me deu um show de ATITUDE.

Muito agradecido, pegou a bolacha, o suco, e foi até um grupo de catadores de sucata, sentou no meio deles e dividiu o pacote de bolacha (Tinham umas cinco pessoas), igualmente pegou o suco deu um gole, e passou adiante.

Com um nó na garganta e lágrimas querendo cairem vi a cena de longe, aterrorizado com o julgamento que fiz do homem, sentindo o olhar das pessoas que me rodeavam q tbém julgaram, que talvez aprenderam o que eu aprendi, que o servir a Cristo não se resume em meras palavras, que aquele homem estava agradando a Deus.

Que a minha e a sua vida não se resuma em “eu pensei em…” “eu quase…” “eu imaginei…..” mas em eu fiz! Não deixei a oportunidade de mostrar o amor de Jesus escorrer pelos meus dedos.

Que o Senhor nos abençoe.

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Quinta-feira | 5 Novembro | 2009.

47 Respostas to “Atitude”

  1. Caramba maluco!!!!

    Muito, muito, muito edificante cara!!!
    Glória a DEUS Márcião! Q o SENHOR continue te usando poderosamente!!!
    Me sinto alimentado!!! VOu meditar durante o dia nesta palavra!
    Valeu!!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  2. Nossa! que paulada heim! hehehe! Graças a Deus que Ele nos ama e nos ensina em todo o tempo. Tenho aprendido bastante com o Senhor, através desse blog. Glória a Deus por isso!
    E é verdade… mtas vezes nos acomodamos com a nossa vidinha de crente e só engordamos de tanto que recebemos. Tá na hora mesmo de os cristãos terem atitude, como o Senhor Jesus. Agir como Ele agiria, olhar com os olhos Dele, pq Ele vê o coração das pessoas, néh, não o exterior. Temos que pedir a sabedoria e a ousadia Dele, se queremos mesmo cumprir a Sua boa, agradável e perfeita vontade aqui.
    Lembrando que, para dar, precisamos estar cheios da vida do Senhor! Devemos nos abastecer com muita leitura da Bíblia e oração, todos os dias! Creio que muitas pessoas serão tocadas pelo simples fato de podermos amá-las.

    “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
    Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
    De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10: 13 a 17

    Um abraço pra vc Marcinho!
    Sr continue enchendo a tua vida de mais e mais da vida Dele!

    =)

  3. Valeu Marcião…
    Bah cra… levei um voleio na nuca agora com essa.

    “Que a minha e a sua vida não se resuma em “eu pensei em…” “eu quase…” “eu imaginei…..” mas em eu fiz!”
    Amem…
    Abraço
    DTA

  4. Márcio,adorei demais o post…Sem palavras, mtas vezes me sinto mal por ser indiferente as pessoas q mais necessitam de Deus!!!Infelizmente a maioria de nós tem certo preconceito diante daqueles q mendigam algo, o falta em nós é uma atitude de ser a diferença no meio da multidão, e quem sabe através de nós mtas vidas mudem o seu modo de agir tbm!!!
    Lembrei de um trecho da música “Indiferença- Oficina G3”:

    “Abra o vidro do seu coração, o amor gera atitudes
    Comece a agir, chega de falar, só com palavras não se pode mudar”

    A cada dia tenho aprendido mais de Deus nesse blog!!Agora o mais “difícil” depende de mim, que é: AGIR!

    aBRAços..
    Fica com Deus
    🙂

  5. “Capaiz” benção!!!!

    Outro dia tive uma oportunidade parecida voltando de uma reunião, estava indo para a faculdade de metrô, estava meio cheio mas consegui sentar. No banco ao lado do meu tinha uma mulher que aparentava ter problemas psicológicos e vi os olhares das pessoas ao redor dela, vi que eles evitavam ficar ao lado dela e num 1º momento tbm quis evitar.. Mas não pude! Senti uma forte compaixão por ela e logo quis falar para ela o quanto Jesus a amava do jeito que ela era, mas ao mesmo tempo senti vergonha em falar – pensei no que os outros pensariam de mim… quase não falei. Enquanto isso foi chegando a estação que eu iria descer e tinha planejado falar com ela na hora de descer. Chegou a estação e eu não falei, eu desci do metro e ela tbm e logo caminhei para perto dela e disse:
    “Moça, JESUS te AMA”
    Mesmo com o problema dela, recebi um olhar de espanto e um “tá” como resposta.
    Logo depois segui meu caminho e ela o dela, não sei qual foi o real impacto de ter falado aquilo para ela, mas fiquei feliz pq pude fazer aquilo que vinha do coração de Jesus, e uns dias antes disso eu estava ouvindo uma música que diz:
    “Leva-me onde Teu coração deseja ir…” Fiz disso a minha vontade e desejo e tem acontecido isso mesmo… Graças a Deus!!!

  6. Meu Deus, que texto edificante! Impactante! Deus continue te abençoando!

  7. “Prega bem, quem vive bem…”
    É, realmente uma atitude dizem mais q mil palavras…
    Como diz uma musica do diante do trono p/criancas (oq tbm serve pra nois jovens adultos rs) “Seja um cristao de verdade em palavras e acao mostre q Jesus esta em seu coração/ Eu tenho um recado muito importante pra vc q e do tipo de cristao falante se oq vc vive é diferente do q diz, entao meu amado é melhor ficar calado/Ow entao, Mude de vida, Arrepende-se, Peça perdao, AGORA MESMO!!
    Q Deus nos ajude…
    Muito edificante seu post, valeuuu…
    Bjuuusss…
    Bye, Bye..

  8. Nossa, que post maravilhoso!!

    Que Deus, te use cada vez mais.

    Abraço

    Cida

  9. A paz Do Senhor irmãos!

    ótimo testemunho Deus ja tocou muitas vezes no meu coração ao respeito de agir e não somente esquentar o banco da igreja no domingo ou ter carterinha de crente ou determinada igreja,realmente as vezes palavras ajudam porém o testemunho da nossa vida e a diferença nas nossas atitudes é que faz com as pessoas do mundo parem para olhar a diferença que temos e devemos demonstrar pois é assim que elas procuraram buscar ter o mesmo q nós!Abíblia diz “Dai agua ao q tem cede e de comer ao q tem fome” é um dever do cristão e pq temos medo de um mendigo se cemos q DEUS nos protege de todo mau e quem alem de Cristo pode julgar se o dinheiro q vc esta dando é ou não p bebida fassamos a nossa parte,cabe a Deus ver o q foi feito!Faça a diferença deixe a luz de DEUS resplandecer na sua face além da sua vida mudar pessoas buscaram mudar para terem o mesmo brilho q vc!!
    Fiquem com a paz do senhor irmão abraço e q DEUS continue abençoado as palavras colocadas aqui!

  10. Márcioooo
    que bençãoooo
    ahhh
    eu amooo essa frase: “Fale de Jesus, se necessário, use palavras”.
    é, não pude deixar de lembrar do post q eu escrevi: faça o q eu digo, mas não faça o q eu faço..
    tipo, quantas vezes a gente “prega” a maior moral, falando q a gente tem q ser diferente, agir diferente das atitudes do mundo.. mas, e realmente fazemos isso?
    ontem eu li isso: “quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu” I João 2:6
    legal q na minha versão fala: quem diz..
    ou seja, se falamso as coisas devemos viver assim neh!
    benção mesmooo Márcio
    fiquei me perguntando aqui, quais são as minhas atitudes q mostram q eu sou diferente??
    Jesus vive em mim!
    o mundo precisa ver isso!!
    linda a história ali do mendigo.. uma lição mesmo, de humildade e de amor pelos outros.
    bjãoo querido!
    q o Senhor continue te abençoando e te protegendo!
    😀

  11. Muitas vezes para fazer um coração quebrar o gelo basta um palavra ou um gesto. Isso aconteceu comigo! Eu estava afastada da igreja, servindo ao mundo, e fechada para qualquer conselho, ate o dia em que… conheci um família muito especial, que mesmo tendo motivos para não gostarem de mim, abriram a porta de sua casa, me receberam como alguém importante, me dando uma chance para me conhecer e me amar. Comecei a frequentar a casa deles, me convidaram a ir igreja, fui com o coração ansioso pra ouvir Deus falar, mas no fundo sentia que nunca poderia voltar, afinal fui eu mesmo que escolhi o mundo.
    Nesta igreja conheci muita gente legal, e fiz uma amiga em especial que se tornou um grande tesouro em minha vida, me mostrou que poderia mudar o rumo e me ajudou a me firmar na igreja, onde tive um verdadeiro encontro com Deus!
    E esta família orou por mim, me recebeu como filha. E hoje sei que tudo que aconteceu em minha vida, é fruto de um atitude, que estas pessoas tiveram .Por que quando acreditei que não havia mais lugar pra mim no coração de Deus, puder ver que meu lugar sempre esteve lá.

    Parabéns Marcinho, este post é um benção,
    Uma atitude direcionada por Deus pode salvar uma alma!!!

    Beijos a paz…

  12. Oi Márcio!
    Nossa, meus olhos se encheram de lágrimas! Cara que estudooo!!! Muito bom mesmo. Como é dificil não julgarmos e muitas vezes nos acharmos superiores demais pra ajudar alguém, dar um simples elogio!
    Vou levar teu testemunho pro meu dia-a-dia tbm!
    Valeu Márcio! Que Deus continue a te abençoar mano!

  13. Tua vida já se tornou um referencial p minha vida…pq ela glorifica a Deus!!!
    Todos os posts que já li neste blog são bençãos…mas de todos os que eu já li este foi o que mais me impactou…literalmente!!!!
    Deus me deu estes textos(Tg 1:22, 25 e 27) p meditar na semna passada….não foi algo doce…pq mexer no nosso “EU” é tocar o dedo nas nossas fraquezas… mas hoje lendo as mesma palvras um sentimento de esperança foi semeado dentro de mim!!!!

    Ao ler a história do ônibus e do mendigo confesso que fiquei constrangida(minha vontade era cavar um buraco e enfiar minah cara)… vc levantar do banco…. o mendigo pegar as coisas mais baratas e ainda repartir…………vejo que é na simplicidade do nosso ser que a grandeza de Deus se manifesta….
    Quero(a partír de hoje) colocar está simplicidade como um propósito diante de Deus….

    Meu irmão em cristo…vc se tornou um referencial na minha vida…pq as atitudes que vc testemunha aqui glorificam a Deus!!!

  14. Nossa que lindo esse post, muito abençoado, esse mendigo deu mesmo uma lição de vida em nós todos…que possamos aprender a tratar a todos com amor que tratamos a nós mesmos…

    Bjs

    Kitty

  15. Marciooo!!
    Aquele texto ali no final do mendigo que comprou coisas na barraquinha tu me contou aqui em Jlle……….MUITO SHOW essa experiência…… Só Jesus mesmo pra nos ensinar também através de pequenas situações……

    Abraços
    Fica com Deus Maninho

  16. Nooossaaa mano que experiencia!!!

    Caramba eu fico imaginando a cena, e pensando como foi chocante vc vivenciar isto!

    Pois eu só de ler e imaginar como foi, já pasmei perante ela!!!

    Que possamos a cada dia dar testemunho de vida, para o mundo ver que somos verdadeiramente a luz do mundo e o sal da terra!!!

    Que Deus continue te Abençoando mano!!!

    Abraço!!!

    Paz!!!

  17. Ótimo post ki DEUS continue te abençoando na hora me fez lembrar de um texto do RUBEM ALVES “O bom samaritano” ou “O bom travesti” leia e meditem:

    E perguntaram a Jesus: “Quem é o meu próximo?” E ele lhes contou a seguinte parábola:

    Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima. Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: “Vá passando a carteira”. O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão.

    Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: “Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sofreu mais que você.” Ditas estas palavras ele o benzeu com o sinal da cruz e fez-lhe um gesto sacerdotal de absolvição de pecados: “Ego te absolvo…” Levantou-se então, voltou para o carro e guiou para a missa, feliz por ter consolado aquele homem com as palavras da religião.

    Passados alguns minutos, passava por aquela mesma rua um pastor evangélico, a caminho da sua igreja, onde iria dirigir uma reunião de oração matutina. Vendo o homem caído, que nesse momento se mexia e gemia, parou o seu carro, desceu, foi até ele e lhe perguntou, baixinho: “Você já tem Cristo no seu coração? Isso que lhe aconteceu foi enviado por Deus! Tudo o que acontece é pela vontade de Deus! Você não vai à igreja. Pois, por meio dessa provação, Deus o está chamando ao arrependimento. Sem Cristo no coração sua alma irá para o inferno. Arrependa-se dos seus pecados. Aceite Cristo como seu salvador e seus problemas serão resolvidos!” O homem gemeu mais uma vez e o pastor interpretou o seu gemido como a aceitação do Cristo no coração. Disse, então, “aleluia!” e voltou para o carro feliz por Deus lhe ter permitido salvar mais uma alma.

    Uma hora depois passava por aquela rua um líder espírita que, vendo o homem caído, aproximou-se dele e lhe disse: “Isso que lhe aconteceu não aconteceu por acidente. Nada acontece por acidente. A vida humana é regida pela lei do karma: as dívidas que se contraem numa encarnação têm de ser pagas na outra. Você está pagando por algo que você fez numa encarnação passada. Pode ser, mesmo, que você tenha feito a alguém aquilo que os ladrões lhe fizeram. Mas agora sua dívida está paga. Seja, portanto, agradecido aos ladrões: eles lhe fizeram um bem. Seu espírito está agora livre dessa dívida e você poderá continuar a evoluir.” Colocou suas mãos na cabeça do ferido, deu-lhe um passe, levantou-se, voltou para o carro, maravilhado da justiça da lei do karma.

    O sol já ia alto quanto por ali passou um travesti, cabelo louro, brincos nas orelhas, pulseiras nos braços, boca pintada de batom. Vendo o homem caído, parou sua motocicleta, foi até ele e sem dizer uma única palavra tomou-o nos seus braços, colocou-o na motocicleta e o levou para o pronto socorro de um hospital, entregando-o aos cuidados médicos. E enquanto os médicos e enfermeiras estavam distraídos, tirou do seu próprio bolso todo o dinheiro que tinha e o colocou no bolso do homem ferido.

    Terminada a estória, Jesus se voltou para seus ouvintes. Eles o olhavam com ódio. Jesus os olhou com amor e lhes perguntou: “Quem foi o próximo do homem ferido?” Rubem Alves

  18. Oi Marcio.
    Não deve ser fácil lidar com tantos elogios. De fato você é uma grande benção de Deus.
    Estava pensando na palavra atitude e lembrei de Filipenses 2.5.
    Ali fala que devemos ter o mesmo “sentimento” que houve em Cristo Jesus, que A biblia Nova Versão Internacional traduz como a mesma “atitude” de Cristo. Acho que cabe melhor dentro do que Jesus fez – ele esvaziou-se de si mesmo. É preciso muita atitude para isso, não é mesmo?
    Abraços!

    Lori

  19. Oi Márcio

    Sou sempre muito edificada pelos seus textos e testemunho. Mas dessas vez foi diferente, li ontem o texto e fiquei refletindo o tanto que eu concordo com isso e na verdade acho que esse foi o meu tema em 2009; hj visitando meus tios em outra cidade tive a oportunidade de contar sobre a história do rapaz no Largo da Batata e minha tia que não é crente ficou impressionada, literalmente arrepiada. Bom tudo isso para dizer obrigada pela sua disposiç~~ao em escrever para o blog e desejar que o Senhor te use mais e mais para o crescimento da obra.

    Abs, que Deus te abençoe muito!

  20. GLORIA A DEUS!
    CARAMBA! Foi uma benção mesmo esse artigo! sinto muita falta desse evangelio humano, real, equilibrado e que prega ao homen de forma integral. É muito dificil ver esse evangelio sendo pregado aqui na Bahia, em contra partida se fala muito sobre prosperidade financeira e de um crescimento e santidade indvidual.
    Glora a Deus pela sua vda profeta! Deus continue te abençoando!

  21. Ei Hebert….se a igreja quiser ser o mundo…seja o que Jesus disse pra sermos:”Luz do mundo, sal da terra.” Amém?
    Valeu cara Deus abençoe vc para pregar o q Jesus pregou ai na Bahia!
    Abço.

  22. não quero morrer pensando: como seria? ou o que teria acontecido?

    nãão! eu quero chegar pra Deus feliz, sabendo que não fiz tudo que quria, mas que fiz meu melhor.

    e isso implica em não deixar as oportunidades perdidas.

    Deus tem me falado muito sobre lutar contra a tristeza e parece que justamnte por isso minhas aigas tem aparecido na escola tristes, com problemas…

    mas eu tenho as confortado, com aa minha experiencia, e juntas, temos nos fortalecido.

    e assim elas tem visto a diferença.

    é isso que quero pro resto da vida.

    E-X-E-M-P-L-O, A-T-I-T-U-D-E

    bjs ;*

  23. Gostei desse post e gosto mt dessa frase tbm: Fale de Jesus, se necessário use palavras. Pq eu sou tímida e mtas vezes não sei falar, mas temos que demonstrar que temos Jesus através das nossas atitudes, e lembrando que a todo momento estamos sendo observados (é pior do que big brother! kkkkkk) e tem sempre alguém pronto pra nos apontar, ser criatão é mt difícl, mas é maravilhoso.

  24. Meu Deus, chorei com esse testemunho.
    Glória a Deus !
    Tenho aprendido muito aqui no blog. Muito mesmo !
    Que Deus continue se manifestando através da Familia NMM, voces são bençãos pra vidas como a minha que vem cada dia mais buscando conhecer o amor de Deus.

    Fiquemos firmes !
    Em cristo,
    Gabi.

  25. Muuuito edificante mesmO!
    Quee Deus nos de a sua graça de sermos cristão praticantes e não apenas ouvintes!
    😀

  26. olá …..

    Sou da PBI de Jacupiranga, naum conhecia o Blog , mais agora vou começa a acompanha e passa adiante ….

    A palavra que vc deu no Domingo de manhã, com certeza era algo que eu tava, precisando ouvi , já faz um tempinho.

    E agora lendo o post com certeza, vai me ajuda a toma as melhores atitudes daqui pra frente ……

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s