O que Jesus faria?

Olá galera mais linda e animada desse blog!!

ha ha ha

bem vindos mais uma vez!! \o/

Acredito q todos aqui já ouviram falar no movimento WWJD (what would Jesus do), em português: o que Jesus faria.

Em-seus-passos-o-que-faria-JesusO movimento WWJD começou em 1989, quando um grupo de jovens da Calvary Reformed Church na cidade de Holand, Michigan (EUA), estudou o livro de Charles Sheldon, “Em seus passos, o que faria Jesus?”. No livro, os membros de uma igreja começam a se perguntar “O que Jesus faria?”, antes de cada atitude a ser tomada e começam a ver a diferença que isso faz. O grupo de jovens adotou o modelo e criaram pulseirinhas com as iniciais: WWJD, como um lembrete visível. O movimento espalhou; e hoje estima-se que mais de 15 milhões de pulseiras já tenham sido venddidas.

Mas por mais que essa pergunta pareça tão simples, na prática não é. Quando começamos a nos perguntar, “em meu lugar, o que Jesus faria?”, só ficamos com mais dúvidas ainda.  Por exemplo:

– Domingo a noite, saindo para ir para a igreja, vc recebe a visita do seu tio,  desesperado porq precisa de ajuda, pois o carro dele foi roubado; o q fazer? Ajudar ou ir para o culto?

– Vc há meses economiza dinheiro para doar na campanha de missões, e no dia em q vai fazer o depósito, seu melhor amigo perde o emprego;

– Um dia, vc descobre que seu primo é gay;

– Vc está voltando para casa num dia normal e vê um bêbado caído na calçada;

Nessas situações? O que Jesus faria? E isso sem falar em situações q vc tem decisões a tomar com respeito de sua vida.
Em sua primeira carta, Pedro nos mostra Jesus como um espelho a ser imitado, a ser exemplo para os cristãos.

“O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos.” I Pedro 2:21

Então se torna bíblico perguntar: em meu lugar, o que Jesus faria? Mas para sabermos o que Ele faria, precisamos saber o q Ele fez! Se não soubermos o que Jesus fez em sua vida, como queremos adivinhas o que Ele faria em nossa vida?

Com base nos Evangelhos, observamos 7 prioridades que guiaram as ações de Jesus:

João 13:15

Ele buscou o Pai
Ele-buscou-o-Pai

Ele demonstrou intimidade com Deus buscando-O continuamente. Nos Evangelhos há 45 referências que relatam que Jesus se isolou a fim de orar.
Jesus trabalhava o dia inteiro mas ainda assim tirava tempo para ter comunhão com o Pai e se concentrar em Seu objetivo. Ele podia dormir ou trabalhar menos, mas sempre tinha tempo para orar.

Ele abraçou os rejeitados
Ele-abracou-os-rejeitados
Jesus demonstrou o amor de Deus aceitando os desprezados da sociedade. Ele chamou um cobrador de impostos para ser um de seus discípulos (Mateus, ou Levi). Em Lucas 5 podemos ver exemplos disso.

Ele restaurou vidas quebradas
Ele-restaurou-vidas
Jesus cuidou das necessidades físicas e financeiras das pessoas, expulsou demônios, curou aleijados, ressuscitou mortos, e perdoou pecados. Jesus provou que o amor de Deus é suficiente para atender a qualquer necessidade.

Ele confrontou a hipocrisia
Jesus demonstrou o coração de Deus colocando-se contra a religião sem vida. Ele confrontou abertamente a hipocrisia religiosa. Jesus repetidamente repreendeu os religiosos que enterravam a verdadeira essência de Deus em suas tradições humanas. O que Jesus faria? Ele se pronunciaria contra pessoas que agem em nome de Deus para ferir outras. E Ele falaria contra aqueles que tiram lucro dos oprimidos mas dizem que seu Deus é cheio de compaixão. (Mateus 23:13-39; Lucas 19:45 e 46)

Ele ensinou a Palavra de Deus
Jesus aproveitava todas as oportunidades para ensinar, seja diante da multidão, seja diante do seu pequeno grupo de discípulos. Ele estava sempre ajudando as pessoas a descobrir o Seu Pai. Ele vivia e falava a verdade, a perfeita expressão do caráter de Deus.

“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que Ele recebeu como Filho único do Pai.” João 1:14

Muitos não se consideram professores da Palavra. Se não ocupamos o púlpito aos domingos ou não lideramos um estudo durante a semana, somos tentados a pensar que este aspecto da vida de Jesus não se aplica a nós. Mas esta compressão é muito limitada. Jesus ensinava em conversas particulares, como com Nicodemos, ou quando pregava a milhares de pessoas.

Ensinar requer apenas ser tão preenchido com a Palavra de Deus que ela transborda naturalmente da nossa vida para a vida do próximo.

Ele serviu
O serviço marcou a vida de Jesus do principio ao fim. Ele serviu com sacrifício, colocando as necessidades dos outros acima de Suas próprias. Sua vida de serviço culminou na cruz.

Às vezes estou tão ocupado com o trabalho para Deus que não tenho tempo para as pessoas! Mas o trabalho de Deus são as pessoas!

Ele quer que eu chore com alguém que perdeu um ente querido; que eu visite um doente no hospital. Ele quer q eu ajude o senhor q teve o carro enguiçado a empurrá-lo. Ele quer q eu telefone a meia noite para um amigo em crise, aconselhando-o.

Servir as pessoas é servir a Deus!!!

Ele-treinou-lideres
Ele treinou lideres
Por fim, Jesus demonstrou o caráter de Deus ao treinar lideres que continuassem Sua missão e transformassem o mundo depois de Sua partida. Ele não impediu que as pressões diárias do ministério o impedissem de identificar e investir nos líderes de amanhã.  Assim como Ele escolheu e treinou seus discípulos. (Mateus 10).

Identificamos essa área, como o ministério do discipulado. Não basta levar alguém para Jesus, é preciso q acompanhemos essa pessoa em seus passos, q mostremos à luz da Palavra o q é certo e o q é errado. E ser exemplo de vida!!! (viver o q vc fala, lembra desse post?)

Além da mania

Essas 7 prioridades nos levam de volta ao Evangelho e renovam nossa visão de como Jesus vivia. Ele buscava o Pai para obter força e sabedoria para abraçar, restaurar, confrontar, servir e treinar as pessoas à Sua volta.

A mania do WWJD pode ter passado, mas precisamos a cada dia nos perguntar: O que Jesus faria? Mas lembre-se:

Se vc não tem certeza do que Jesus realmente fez em Sua vida, vc estará apenas tentando adivinhar o que Ele pode fazer na tua vida!!

Então como vc vai descobrir o q Ele fez??

Cara! Correeeeeeeeeee pra BÍBLIA!!!!

*Baseado no artigo “O que Jesus fez? – As sete prioridades que guiaram as decisões de Jesus podem nos ajudar em nossas escolhas diárias. Escrito por Mike Fleishmann. (Publicado no impresso “O Batista Pioneiro”, 2006) Gente, eu só não lembro o número e nem a página, porq eu recortei esse artigo e colei no meu armário. Hehehe

Abraços a todos!

Quero agradecer a todos q estão participando desse blog! E agradeço pelas palavras de apoio! Agradeço a Deus por vcs!

Advertisements

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 27 Outubro | 2009.

35 Respostas to “O que Jesus faria?”

  1. Pati, q post edificante!!! Quero fazer uma pulseira assim pra mim tbm… 😀

    Paulo dizia em I Coríntios 11.1: Sede meus imitadores, como eu também de Cristo. E é isso que devemos fazer. Mesmo errando, não podemos desistir de prosseguir, te tentar o certo.

    Pati, vc continua sendo bênção em nossas vidas.

    Beijão pra ti! God bless you!!! 😀

    Suh

  2. Noss acabei de leva um chaqualhão aki !!
    Mt bom o post Pati nao sabe o quanto falo comigo(Tenho q melhora Mt O.o).

    boa semana 😀
    Fika com Deus
    bJS..

  3. Paz galera, familia NMM…

    bom mais uma vez, inspirada pelo espirito de Deus, Pati mandou bem ;D
    Até peguei uma frase daqui, pra complementar o estudo do blog do ministerio de jovens aqui da church.

    Deus continue te abençoando!

    VLS Worshiper 😀

  4. Amém Pati…..nad melhor que se colocar no lugar de Jesus para sabermos qual a melhor decisão prá nosssas vidas, essa pergunta para mim agora seRÁ DIÁRIA….

    Bjs

    Kitty

  5. Parabéns Pati!!!
    A cada dia q passa seus posts tem falado mais ao nosso coração…

    q possamos lembrar dessa pergunta a cada passo nosso…”O que faria Jesus?!?!

    Bjos Querida

    Gog Bless

  6. Pati!!

    que lindo o post!!
    eu amo esse livro
    e toda vez que alguém
    toca no assunto
    meu coração acelera.. rsrs

    que possamos aprender a cada dia
    fazer o que Jesus faria!!

    PS: amo ler os seus posts.. é sempre mto edificante!! =D

    Bjão pra ti. Fica com Deus

  7. Muito bom… já me recomendaram esse livro mas nunca lembro de comprar… vou ver se compro.
    Nunca havia ouvido falar desse movimento, achei interessante. O perigoso é que no Brasil por exemplo esse tipo de coisa sempre vira amuleto. Coisa muito parecida é aquele lance da aliança de prata no dedo anelar direito como símbolo de uma escolha de pureza sexual. Se não me engano até os tal dos Jonas Brothers usam.

    Post muito bom e essa pergunta é sempre muito pertinente.

    Paz!

  8. Amigaaaa!!! Tenho visto Deus usar vc através desse blog. Ele tem te enchido de sabedoria, e te usado pra que a gente possa ser edificado tbm. Deus deve abrir um sorriso enorme, ao ver o qt vc tem crescido em maturidade espiritual, sem santidade, em busca por Ele, e tudo isso tem refletido nas vidas pelas quais vc passa!

    O post ficou muito bom, muito profundom vou copiar e guardar aki no meu pc!
    Que Jesus ilumine tua vida sempre! Te amo muito! =]

  9. Que post show!!!

    Agora toda vez que eu estiver em uma situacão, seja ela

    qual for, eu vou sempre me fezer essa pergunta!!!

    E vou tentar oa maximo ser o melhor imitador de Cristo, pois é isso

    que ele quer!!!

    Que Deus Abençoe a sua vida cada dia mais!!!

    Abraços!!!

    A Paz!!!

  10. Pati!
    Benção seu post!!! Jesus fez muitas coisas por nós e espera que façamos da mesma forma pelas pessoas.

    Muito bom!

    Samuk

  11. Patty

    Nesses dias li de novo esse livro, ja o tenho ha um tempo…e cada vez ele me incomada mais, mostra como eu faço pouco como cristão…esse tema é fantastico pra nossa reflexão.
    Bjaum

  12. O que seria de nós sem esse exemplo máximo de retidão que foi Cristo?
    Eu, com certeza, nada!

    O difícil de fazermos essa pergunta W.W.J.D. é a resposta que vamos obter dele mesmo.
    Que DEUS nos ajude nesse exercício contínuo de sermos imitadores de CRISTO.

    Glória a Ele pelo post, Pati!
    Benção!

  13. Oi irmãzinha!!!
    Parabéns pelas palavras inspiradas pelo Espirito Santo.
    Que Deus te abençoe muito.
    até sábado

  14. Que bom seria se todos nós perguntassemos “O q Jesus faria?” em todos os momentos da nossa vida…Seria mto melhor, pois agiríamos segundo a vontade de Deus sempre!!!
    Infelizmente mtas vezes queremos fazer a nossa vontade, e se esquecemos de perguntar o q Ele(Jesus)queria q tivéssemos feito…Bem esses somos nós, humanos pecadores, mas que pela misericórdia de Deus, estamos lutando para fazer a vontade do nosso Senhor!!!
    Mto bom o post Pati…Q Deus continue te abençoando!!
    Beijos moça!!!
    🙂

  15. eu li o livro…
    o livro em si mistura um pouco dos costumes da época e do local onde foi escrito… mas o conceito é maravilhoso… e o livro tbm é excelente…

    “Ensinar requer apenas ser tão preenchido com a Palavra de Deus que ela transborda naturalmente da nossa vida para a vida do próximo.”

    (se Jesus trabalhasse no administrativo, será que Ele ficaria navegando na net durante o expediente??… kkkkkk brincadeira :P)

    DEUS abençoe Pati…

  16. Dae Pati… muito bom esse post… =)
    Fiquei pensandonos nos exemplos que voce escreveu e tal…
    e fiquei me perguntando: Sera mesmo que estamos agindo como Jesus? Que estamos sendo realmente imitadores do seu exemplo??
    Sempre há coisas a melhorar e a crescer…
    que possamos buscar a vontade de Deus para com nossas vidas e tentar de coraçao agir como Cristo Jesus.
    =)
    Hug

  17. Paty muitoooo bom o artigo escolhido!!!
    Este post veio nos trazer atitudes práticas…nos mostrando de cara que Jesus não foi de ficar no blablabla….Ele buscava se aproximar de Deus de fato!!!
    Uma vez escutei uma palestrante do EUA falar sobre essa pulseirinha… dizendo que Jesus no nosso lugar não faria a maioria das coisas que a gente faz….
    Outra vez li a seguinte frase:
    “Deus é Santo por natureza, os homens são santos a medida que se aproximam dEle”

    Como sempre a solução disso tudo está na Bíblia …se não buscamos não tem como saber o que Jesus faria…
    Fazer a analogia com algo que não conhecemos, chega ser a tolice falada em Provébios………

    Bjosss 🙂

  18. O movimento WWJD pode ter passado, mas vamos mantê-lo eterno em nossas vidas ! Vamos seguir os passos de Jesus!
    Ótimo post. Deus abençoe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s