O Coração do Servo

coracao_puro

Entre os pecados presentes na humanidade, certamente alguns dos que mais atraem os homens são o orgulho, a soberba, a vaidade, o egoísmo e o desejo do poder. Estes pecados estavam presentes desde o início, no Jardim do Éden.A tentação aguçou no coração do homem o desejo do poder, de ser igual a Deus, de conhecer todas as coisas, de satisfazer suas próprias vontades.
A mentalidade mundana permanece assim. A sociedade valoriza excessivamente o ter, juntar, possuir coisas, a busca do benefício próprio, se necessário passando por cima dos outros. Os homens gostam de ser reconhecidos, receber honras e glórias. Faz bem ao ego. Os aplausos e os holofotes os embriagam. Com o desenvolvimento das ciências e da evolução tecnológica, muitos são dominados pelo sentimento de auto-suficiência. Acham que podem todas as coisas, que sabem tudo, que não precisam de ninguém, que são melhores que os outros.
Estas coisas não vem de Deus, mas sim do mundo e de seu sistema, dominado pelo nosso adversário, o diabo (I João 2:16). E ele conhece nossa natureza, sabe nossos pontos fracos e procura nos atingir justamente nesses pontos.

71055513 No meio cristão, também não estamos imunes a estes comportamentos, pois fazem parte da nossa natureza humana e pecaminosa.
Existe um texto na Bíblia muito interessante: A Pesca Maravilhosa (Lucas 5:1 a 11).
Pedro era um pescador por profissão. Certamente ele conhecia todos os segredos do mar, de uma boa pescaria, do melhor lugar para pescar. Fico imaginando Pedro, depois de ter pescado a noite inteira sem pegar nada, lavando as redes desanimado e cansado. De repente, chega Jesus dizendo a ele para voltar ao mar e lançar as redes. Por um rápido instante, passou pela sua cabeça: eu sou pescador a muito tempo, conheço tudo sobre pescaria, sei onde os peixes estão e agora vem Jesus, filho de carpinteiro, que não entende nada de pescaria, e me manda lançar as redes de novo. Podemos confirmar este comportamento de Pedro em sua primeira reação, quando ele diz a Jesus:

“Mestre, havendo trabalhado toda a noite nada apanhamos”.

Há uma certa dose de resistência em suas palavras. Só que, no momento seguinte, ele reconheceu a soberania de Deus e se submeteu à sua vontade:

“mas sobre a tua palavra lançarei as redes”.

E o resultado foi uma surpreendente pesca, um milagre. Uma grande lição presente no texto e que sempre enfatizamos diz respeito à obediência. Obedecer a Deus é sempre o melhor. É prova de amor, de submissão, de reconhecimento de Deus. É adoração.
No entanto, Jesus ensinou a Pedro naquele dia outra importante lição. Pedro, você pode conhecer todos os caminhos, todos os segredos de uma boa pescaria, todos os segredos do mar e até dos peixes, mas somente eu posso enviar os peixes até a rede. Se eu não agir, você não pode fazer nada, você não vai pescar nada. Todo o seu conhecimento é inútil diante da minha vontade e do meu poder.

cristianismoEstas lições continuam válidas para nós hoje. Deus é Senhor e nós somos seus servos, apenas servos. Como o próprio Jesus nos ensina, depois de termos feito tudo o que nos foi ordenado, devemos dizer: somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer (Lucas 17:10). Devemos considerar como um privilégio o fato de sermos cooperadores de Deus, de fazer parte de sua obra de reconciliação do homem com Ele.
Todo o nosso conhecimento, nossa capacidade, nossas habilidades, nossos esforços, não valerão de nada, se Deus não agir, se Deus não mandar as vidas, se o Espírito Santo não tocar nos corações das pessoas.
Participarmos desse projeto de Deus é poder contemplar o milagre. Fazer a vontade de Deus precisa ser nossa satisfação e nosso alimento.
Deus não divide sua glória com ninguém. (Isaías 42:8). Em Provérbios 16:18 está escrito: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”
Mantenhamos nossos corações humildes, não nos deixemos embriagar pelo reconhecimento dos homens, pelos holofotes, pelo nosso ego, dando lugar à soberba, ao orgulho e à vaidade.
Não nos esqueçamos: Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça.

Humilhai-vos portanto sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte (I Pedro 5: 5 e 6).

A Ele seja toda a glória.
Em Cristo.
Weber dos Santos Coutinho

Capturado no blog Juventude na Rocha (Visita lá!)

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 21 Julho | 2009.

6 Respostas to “O Coração do Servo”

  1. Olá querido Fernando.

    Em nosso encontro da igreja no último domingo estava presente e trazendo a palavra o irmão Daniel Souza (aquele que ministra louvor pelo Brasil). Sabe sobre o que ele ministrou? Orgulho. Ele compartilhou que de diversas maneiras expressamos orgulho, sendo a timidez uma delas. Ele era muito timido antes, mas deixou de lado ao descobrir o que a timidez significa. Ao vê-lo ministrar o louvor e a palavra pude ver Jesus em sua face; ali estava um homem quebrantado. Ele disse que é tremendamente tocado todas as vezes que lê Filipenses 2:5-8. Ali está a maior expressão de humildade. Certo irmão dizia brincando: “O cristão precisa crescer para baixo.”

    Abraços

    Lori

  2. Fala Fernando,
    valeu pela força cara!
    Que esse blog continue dando frutos!
    Esse e-mail aí é msn me add lá!
    Deus Abençoe!

  3. “Todo o nosso conhecimento, nossa capacidade, nossas habilidades, nossos esforços, não valerão de nada, se Deus não agir, se Deus não mandar as vidas, se o Espírito Santo não tocar nos corações das pessoas…”(Fernado q palavra abençoada!!!)

    Diante disso só me resta pedir perdão a Deus por todas às vezes que meu coração foi soberbo, orgulhoso, vaidoso… buscar a humildade de uma serva tem sido um caminho de aprendizagens…pois chegar no altar de mãos abertas e dizer: qual é a tua vontade meu mestre é matar o nosso “EU” di-a-dia!!!

    Que Deus nos ensine a ter um coração de servos para que assim nos acheguemos mais pertinho dEle….o melhor lugar para se estar!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s