Puros de Coração

cora

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mt 5.9

Andando no amor de Deus

Obs. Para ler os versículos mencionados, deixe o mouse por 2 segundos sobre a referência. 😉

O tema pureza de coração tem sido largamente explorado na literatura cristã. Vários títulos estão à disposição nas livrarias. Contudo, apenas ler estes livros não é suficiente para a que a pureza seja conquistada. Antes de tudo é necessário um arrependimento profundo, seguido de um intenso desejo de ver Deus. Aliás, qualquer coisa no que se refere ao Senhor somente pode ser alcançada com um genuíno interesse por ele. Muitas vezes dizemos e cantamos que o amamos de todo o nosso coração, mas a maioria de nós expressa apenas a mente e não o coração. Para amar a Deus de todo o nosso ser é primordial que tenhamos revelação da sua natureza. Ao conhecermos de fato sua grandeza é impossível não amá-lo profundamente, pois ele é o próprio amor. O amor é a fonte do seu poder e o dom supremo (ver 1 Co 13). No mundo o amor é visto na maioria das vezes como um sentimento de fraqueza, mas essa é mais uma das mentiras de Satanás usadas para que não conheçamos o verdadeiro amor. Essa mentira tem causado a destruição do mundo, pois ignorando a amor só há lugar para o ódio e o rancor, pilares do mundo em que vivemos.

83987536A maior prova de amor que temos se encontra nas escrituras, e diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito em troca da nossa salvação (Jo 3.16). Penso que mesmo a eternidade não esclarecerá o grande sentido deste ato voluntário de Deus, entregando o seu melhor em resgate de indignos pecadores. Uma vez que entendemos que a entrega de Deus foi tremenda, deixamos de tentar fazer coisas para merecer este sacrifício. Esse entendimento nos liberta e nos capacita a amar ao Senhor como ele realmente deseja.

Pureza no coração acontece naturalmente quando andamos com Deus. É na intimidade com ele que aprendemos a ver o que agrada e o que desagrada seu coração; aprendemos a amar o que ele ama, e a aborrecer o que ele aborrece. Esta experiência de conhecer o coração do Pai leva tempo, e infelizmente a maioria das pessoas não alcança este padrão de intimidade.

Precisamos andar na presença de Deus para ter um coração puro (Gn 17.1). Muitas vezes tentamos nos aperfeiçoar, e nos sentir bons para então buscar a Deus, mas o fato é que a perfeição é conseqüência de andar com ele. Jesus disse que sem ele nada podemos fazer (Jo 15.5b). Constatamos que isso é um fato toda vez que determinamos mudar nossa maneira de pensar na base da força. Podemos manter a nossa mente livre de maus pensamentos apenas por pouco tempo se dependermos de nosso próprio esforço, mas se andarmos com Deus isso passa a ser algo natural e constante. Se ardentemente buscarmos a disciplina de manter nossos pensamentos focados no Senhor, manteremos nossa mente pura, pois não sobrará espaço para outros pensamentos se não os de Deus.

88797695É necessário nos arrependermos por usarmos nossas mentes de maneira tão descuidada. Na carta de Paulo aos filipenses somos ensinados a respeito da maneira correta de administrar o tráfego dos nossos pensamentos (Fp 4.8). Os tipos de pensamentos ali descritos falam da mente de Deus, da maneira como ele pensa. Assim são os seus pensamentos que devem governar os nossos. Não há outra maneira de se obter vitória nesta área se não for assim.

Davi em seu conhecido salmo 51 clama para que Deus crie nele um coração novo (Sl 51.10). A palavra usada no hebraico é bara, que significa trazer a existência algo que não existia. Através desta palavra entendemos que só Deus pode nos dar um coração de acordo com o dele. Nossos esforços para restaurar o coração sempre se mostram inúteis, pois somente o Senhor pode fazer isso.

Sabemos que só Deus pode nos dar um novo coração, mas ele não o fará se não desejarmos isso de maneira ardente. Tem que ser uma decisão nossa, e essa decisão é tomada somente quando amamos o Senhor de verdade. Quando ele não é o foco dos nossos pensamentos, tornamo-nos suscetíveis ao pecado, pois nossa mente fica vulnerável a toda a sorte de pensamentos.

88621221Pureza de coração é muito mais do que sentimento. É um padrão de vida que nos leva a tocar a Deus de maneira tangível e consciente. Precisamos buscar isso incansavelmente em oração e súplicas ao Pai. Esta é uma oração que ele certamente responderá, pois a sua vontade é a nossa santificação (1 Ts 4.3-7). Busquemos isso e certamente a alcançaremos. Nossa experiência com Deus será bem diferente depois disso.

Existe algo interessante com relação à percepção da santidade. Quanto mais andamos com Deus, mais impuros nos sentimos, pois a luz que há nele torna evidente qualquer mancha em nosso ser. Quando o profeta Isaias teve aquela visão de Deus em seu trono, tudo o que ele fez foi exclamar: “ai de mim. (Is 6.5). A pureza e a santidade de Deus contrastam com tudo o que existe no universo. Comparado com ele tudo é impuro e indigno. Precisamos nos lembrar disso sempre, assim teremos condições de resistirmos ao diabo. Ele fugirá de nós ao perceber que temos consciência de nossa pequenez e da grandeza de Deus (Tg 3.7).

Peguei no blog do meu sogrão! 😀
Passa lá: JESUS é o Caminho

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 14 Julho | 2009.

4 Respostas to “Puros de Coração”

  1. Fernando,

    desde conheci esse blog passei a admirar muito sua vida e o modo como tenta trazer coisas interessantes e principalmente edificantes para que possamos ler e assim edificar nossas vidas.

    Abraços,
    Riziely Herrera

  2. Fernando,

    Vc não imagina o quanto seu site ajuda as pessoas. Eu tinha muitas dúvidas, muitos conflitos, e lendo suas palavras,vendo seu exemplo de relacionamento, pude ter uma orientação de Deus e aprendi a colocar tudo na minha vida nas mãos do Pai e utilizar cada área da minha vida como uma maneira de honrar ao nosso Senhor Jesus. Estou agindo dessa maneira. Esperando a promessa de Deus com um modelo de vida correto diante do Pai.

    Que Deus continue te abençoando (e muito!) e que seu casamento com a Fran seja repleto da presença do Mestre (como o namoro de vcs já é!).

    Admiro você por utilizar seu tempo em prol da obra de Cristo. Como um menino disse um dia num comentário: “Quando eu crescer quero ser igual a vc! rsrs”

    A paz do Senhor, um abraço fraternal,

    Suellen

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s