A Armadura de DEUS [Parte 8/8] – Palavra final

guerreiro

Sim sinhô!! Depois de clamores e muuuuito tempo de espera, consegui parar pra escrever o último capitulo desta série. (Meu DEUS! Terminei só às 2h52 da manhã!!!  Hohou!)

Então vamos recaptular tudo o q falamos:

Primeiro: Vc está em guerra, prepare-se para ela!
Estamos em uma guerra constante. Não existe  “pause game” aqui! O SENHOR pode te dar um periodo de descanso mas, no campo de batalha a luta continuará sendo travada!
Para estar preparado, precisamos de Adestramento, vigilância e usar a armadura de DEUS!

Segundo: As partes da armaduracapacete

Capacete da Salvação:
Instrumento de proteção. Protege nossa mente de maus pensamentos, do pessimismo, do medo, dúvida, etc. É preciso ter em mente a palavra de DEUS!

escudo

Escudo da Fé:
Instrumento de defesa. Defende qualquer parte de nosso corpo. É a nossa fé! Qndo um dardo inflamado do diabo vem em nossa direção, usamos o escudo (fé) para nos defender! É preciso crer em JESUS e na SUA palavra para q o escudo seja eficiente a ponto de nos defender de qualquer ataque.

espada

Espada do Espirito:
Instrumento de ataque e defesa. Usamos qndo recitamos versículos (em voz audível) ou qndo declaramos a vitória de JESUS em uma determinada situação. Funciona através da nossa voz! Também pode ser usada para se defender qndo se está em luta. Quanto maior o conhecimento das escrituras, melhor e mais preciso o seu ataque!

couraca2Couraça da Justiça:
Instrumento de proteção. Está posicionada no peito de forma a proteger nossos orgãos vitais. Ela representa o sangue de JESUS (q é a justiça de DEUS) q foi derramado sobre nós e nos purifica do pecado e de toda acusação do diabo!

cinto_verdade Cinto da Verdade:
Instrumento de proteção. Está posta de forma a protege os orgãos reprodutores. A verdade de DEUS (a palavra de DEUS) faz com q sejamos produtivos. A medida q praticamos a verdade q está contida na palavra de DEUS, geramos frutos. Pelo conhecimento da verdade, somos libertos de toda mentira do diabo.

A Armadura de DEUS [Parte 7/8] – CalçadosCalçados do Evangelho:
Instrumento de proteção. Serve para nos proteger de onde pisamos. Devemos levar o evangelho onde nós estivermos, seja falando ou agindo!

Ok! Prossigamos…..

Terceiro: e agora?

Agora vc sabe q está em uma luta, precisa estar preparado, adestrado, vigiando e revestido de TODA a armadura de DEUS. Vamos imaginar uma luta prática. Vamos usar Joãozinho (sempre ele…). Ele é um cristão normal:

Cena01
Joãozinho acorda de manhã, pula da cama e meio cambaleando vai para o banheiro. Lava o rosto, se olha no espelho e dá uma cutucada na espinha.
Ainda bocejando e tonto, vai tomar café da manhã.

56956309Obs. A primeira coisa q Joãozinho deveria fazer ao acordar era orar. A melhor coisa é logo de manhã iniciar seu relacionamento com DEUS. Não digo uma oração de horas, em menos de 1 minuto vc já consegue dizer muita coisa a DEUS!
Outra coisa: Vou deixar algo q pensei ontem e comecei a fazer hoje: Deixo aberta a bíblia em uma determinada passagem q escolhi na noite anterior e ao acordar, leio. Novamente digo q não precisa ser um capitulo, um versículo basta, vc q escolhe. Enquanto vc vai tomando o café da manhã, vc vai meditando no versículo lido!
Logo de manhã precisamos já nos aquecer pra batalha e vestir a armadura!

Cena 02
Joãozinho sai de casa em direção ao trabalho. No caminho passa por uma banca de jornal q exibe descaradamente revistas de mulheres nuas. Ele percebe, fica olhando, dá uma parada, finge q está vendo o jornal… olha para o relogio e percebe q está atrasado. Corre, pega o ônibus lotado tendo ainda em mentes as imagens das mulheres q acabou de ver.

200320592-001Obs. Td mundo sabe q ele fez errado mas, o q ele deveria fazer? É muito fácil dizer: “Não olhar para as revistas nem ficar pensando oras!”
A pornografia tem destruido muitos cristãos. Aqui no blog já divulguei alguns estudos sobre isso (veja alguns aqui). Lutar contra a carne é difícil e por isso o SENHOR nos disponibilizou a SUA armadura.
Qndo Joãozinho “percebeu” as fotos, não deveria olhar pela 2º vez. Para isso ele deveria recitar um versículo contra aquilo. Por exemplo: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.” (1 Tessalonicenses 4:3). Dessa forma as imagens não ficariam em sua mente também.

Cena 03
Joãozinho chega ao trabalho dá bom dia pra todo mundo mas, distraido, não percebe q Mariazinha (ela não pode faltar tb!) está acenando com a mão. Ele se vira e vai para sua mesa. Um pensamente de rejeição vêm sobre Mariazinha  q começa a ficar triste. Pensamentos como “ninguém gosta de vc…”, “viu? ele nem te olhou…”, “ele deve estar tramando algo contra vc…” dominam sua mente e invadem o coração deixando-a muito triste.

79860874Obs. O Joãozinho tem culpa? Claro q não. Mariazinha tem culpa? Um pouco…. ela não está treinada! Ela devia ter ter em mente o capacete da salvação e lembrar de versículos q dizem o qnto é importante pra DEUS (João 15:16). Não deveria ter deixado esse tipo de pensamento entrar em sua mente e invadir seu coração repreendendo-os em nome de JESUS. Sabendo versículos de memória, sua mente está protegida! Neste caso, o bom censo é válido (conversar com a pessoa antes de tirar as conclusões).

Cena 04
Fim de expediente. Joãozinho vai pra faculdade. Chegando lá, encontra a Cláudia. Ela tem passado por algumas dificuldades mas, não fala nada para Joãozinho. Os problemas tem acabado com a Cláudia. Ela não consegue descansar com isso em sua cabeça.

88020621Obs. O q falta pra Cláudia? Acreditar q DEUS tem cuidado dela, ou seja, usar o Escudo da Fé. O capiroto tem jogado dardos inflamados nela e ela não tem se defendido de denhum. Pq? Pq não acredita nas escrituras! Se acreditasse, podia repreender em nome de JESUS!
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

Cena 05
Rafael, amigo de Joãozinho, vai falar com o professor pois descobriu q foi reprovado devido ao número de faltas.
– Mas professora, só estorei por 1 falta! Não pude vir sexta passada pq estava doente!!
– Sr. Rafael, o sr. não me engana não! Eu vi o sr. bebendo no bar da esquina na sexta passada!
Sem graça e desconcertado por ter sido desmascarado, Rafael somente abaixa a cabeça faz uma careta de desapontamento e vai pra sua carteira.

dv1187032Obs. Vc já usou uma calça q era muito grande na cintura e vc precisava puxar pra cima direto? Pois é… é assim q se sente quem não tem o Cinto da Verdade. Qndo a verdade surge e vc carrega a mentira, a vergonha vem ao seu encontro! É como se suas calças caissem na frente de todo mundo!!!! Vexame e vergonha!
E o q foi semeado? A mentira. O q se colhe? Vergonha! Se vc está fundamentado na verdade de JESUS, então suas atitudes produzirão bons frutos!
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:4)

Cena 06
Joãozinho acaba sendo convidado por uns amigos para o bar. Ele resolve ir, afinal, “fiz-me fraco para ganhar os fracos”. Oferecem bebida a ele mas, ele rejeita.
Passado um tempo, chegam umas meninas da faculdade. Sentam junto, conversam, Joãozinho acaba bebendo um pouco, se envolve com uma menina e eles ficam. Em meio a amasos, Joãozinho finalmente usa a razão pensando: “Meu DEUS! O q estou fazendo???”
Dá uma desculpa pra menina e apressadamente vai em direção ao ponto de ônibus.
O caminho pra casa é torturante. “Ué? vc não é crente? Tá pecando?? Não falei q vc era assim? Aceita rapaz! Vc é pecador mesmo! Não tem jeito! Hahaaha! E agora crente? Vai levantar a mão na igreja e cantar? Essa mão ae q fez da menina um corrimão! hahaha!! Vai orar?? Vc acha q JESUS vai te ouvir? Vc tá podre de pecados!!!”.

10079803Obs. O que Joãozinho tem q fazer? Usar a Couraça da Justiça!!! Reconhecer q é fraco, pecador e injusto e tomar sobre si o SANGUE DE JESUS! O preço já foi pago na cruz e essa cruz já foi carregada por JESUS, não precisamos carregá-la de novo!
(ATENÇÂO: digo cruz em relação a ficar sentindo o peso do pecado e não em relação a cruz q o SENHOR falou q deveriamos tomar – Mateus 16:24).
Por isso, se vc “morder a maçã”, esteja revestido da Couraça da Justiça!

Aconselho a você ler o estudo de cada parte da armadura para q possa ter uma melhor compreesão dos 6 exemplos citados.

Em uma batalha nós defendemos com o escudo e atacamos com a espada. Então qndo vemos algo q pode nos afastar de DEUS dizemos: “Repreendo em nome de JESUS!” Com isso vc declara públicamente q CRÊ q no nome de JESUS há poder. Isso é igual ao exercício da fé q é igual ao escudo da fé! Pois bem, vc usou o Escudo mas, não podemos ficar defendendo o tempo todo, precisamos atacar e para isso nós temos a espada. Após repreender tal situação, dizemos o pq repreendemos baseados em um versículo bíblico! A palavra expressa é igual a espada do espirito!
Obviamente o inimigo não se dará tão facilmente por vencido. Vc terá q repreender (defender) e expressar a palavra de DEUS (atacar) várias vezes!!!! Por isso é chamado batalha espiritual!!! É constante e cansativo!

Por isso, somente os “espartanos” vencem, o resto “sobrevive”!!!!
Lembre-se q vc não está sozinho nessa batalha, há milhões de guerreiros ao seu lado!
O REI tb não te colocará de primeira na linha de frente ao inimigo. No inicio vc ficará mais recuado, com o tempo vc vai amadurecendo, ganhando habilidade, se fortalecendo e dai meu amigo, é hora de matar gigantes!

300

Uma armadura concreta exige treino para saber se movimentar ganhando forças para suportar seu peso. De igual forma, a Armadura de DEUS exige muito exercício. No começo ela será pesada. Muitas vezes vc não se lembrará q está com ela. Isso é como se deixasse pedaços dela por ai devido a falta de habito. Com o tempo, vc vai saber usá-la sempre e vencerá inimigos q jamais sonhou enfrentar!
Volte constantemente (ou salve os textos em seus documentos) para relembrar as caracteristicas de cada parte da armadura. Estude-as! DEUS pode te mostrar outras caracteristicas dela.

É isso ae espartano!! Espero q vc tenha captado a menssagem!
Vista a TODA a armadura TODOS os dias e vem comigo lutar a favor do REI!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
VITÓRIAS!

Veja as outras partes deste estudo aqui.

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Sexta-feira | 19 Junho | 2009.

3 Respostas to “A Armadura de DEUS [Parte 8/8] – Palavra final”

  1. Não tenho como descrever o que foi esse estudo pra min………..

    Simplesmente perfeito
    Vou continuar podo em pratica, orando e persistindo contra o pecado.

    Muito obrigado.

    E que Deus o abençoe infinitamente.

  2. Esse estudo foi realmente MUITO bom! Já salvei no favoritos e vou ler e reler algumas vezes com calma e meditando!

    A armadura é fundamental e devemos estar sempre atentos, porque a bíblia é muito clara em dizer a todo momento que estamos em guerra, que somos soldados! E se entrarmos em guerra sem armadura e sem espada, certamente morreremos! A coisa é bastante séria!

    Espero que mais pessoas leiam estes estudos, porque é realmente muito edificante!

    Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s