Namoro Cristão: Idade certa – Resposta ao comentário

Acesse o novo blog e leia mais artigos de Namoro Cristão:

www.naomordamaca.com

No último domingo recebi um comentário de um leitor do blog. Qndo li pensei…. vixi… preciso escrever bastante nesse… hehehe. Demorei pra responder e hoje cheguei da faculdade, conversei com meu 2º amor maior (Fran linda!) e resolvi responder. Embora sejam 01h50 e eu tenha q acordar 07h00, acredito q valeu a pena. Estava devendo mesmo pro Lucas (q escreveu o comentário).

Achei q também abençoaria algumas pessoas e por isso resolvi postar o comentário e a resposta. Abração pro Lucas!
Um bju e um kju! Segue abaixo:

“Oie eu tenhu 14 anos vou fazer 15 em novembro faz um ano de uma eternidade q eu amo a filha do pastor da minha igreja mas, ela começou a se aproximar de mim esse ano e eu kero namorar com ela. Ela tem 18 anos.
Pow ta certo q eu sou novo mas, meus planos são assim:
Irei casar depois de 5 anos no máximo. Claro um namoro com bastante sigilo e agora eu vou fazer vários cursos técnicos. Blz.
Pego serviço só com 16. Quando fazer 16 vou arruma um trabalho bom, tipo ganharei uns 1.200, com o dinheiro eu pago minha facul e guado o resto pro casamento. Até meus 18 anos ja consegui o dinhero da faculdade. Pago ela faço. São 5 anos. Vou casar com 19 com o dinheiro q guardei ai eu termino a faculdade viro profissional na área e vou tira uns 15 mil. Dou entrada numa casa, num carro e vou me erguendo. Depois vou comprar uns terrenos fazer uns barracão e alugar. Vou tirar uns 3 mil no mes dele e com isso da pra eu viver. Claro irei passa por aperto mas, vou sobreviver.

Calma, calma sei q estou mto novo! Mais quanto mais tempo eu namora é melhor pq ai eu conheço a pessoa e tenho certeza do q kero e eu e ela tem mta coisa a q aprender juntos.”

Lucas
Referente ao post “Qual é a idade certa pra namorar?

…. e viveram felizes para sempre…. hehehehe
E ae Lucas! Cara, me impressionei por vc ter a vida planejada! Isso é rarissimo em jovens da sua idade! Vc tá no caminho certo e quero te incentivar a continuar dessa forma mas, vamos filtrar seus pensamentos:

A biblia nos diz:
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. (Tiago 4:13-16)

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14:28-30)

Deu pra entender né? Vc não pode imagina o qnto vai ganhar desde já. O mundo é muito competitivo. Vc dizer q com 16 anos vai ganhar R$ 1.200 é meio fora da realidade. Muitos pais de familia gostariam de ganhar isso. Dizer q após a faculdade vc receberá R$ 15 mil é muito fora da realidade. Médicos recém formados não ganham isso. Obviamente não digo q vc não irá conseguir, estou dizendo q vc tem q pensar: “E se não der certo?”

Vc já conversou com pessoas mais velhas (vividas e experientes) sobre seus planos? Com certeza eles te ajudarão muito! Poderão te encaminhar e abrir os olhos para coisas q hj vc ainda não vê.
Continue investindo em seu futuro! Escreva em um caderno e exponha ao SENHOR. Com certeza ELE irá te direcionar com muita sabedoria!

Sua visão não pode ser “sobreviver” e sim “viver”. Viver e viver bem! Não falo da teologia da prosperidade pois abomino isso. Digo q se vc trabalhar bem, o SENHOR te acrescentará tudo o q vc precisa. Se vier dificuldade, é para q vc se aproxime DELE.

Quanto ao fato de vc dizer “quanto mais tempo eu namora é melhor”, te digo: “Está errado!”. Pq? Simples! Vc será tentado. Algumas pessoas do blog tem conversado comigo justamente pq cairam com suas namoradas….
Não se engane com “conhecer bem a pessoa”, isso vc tem q fazer ANTES DE NAMORAR!
Por exemplo: Se vc for comprar um video-game, vc terá razões do pq comprá-lo. Vc porá na balança coisas como: Diversão proporcionada, qualidade de imagem, jogos, design, e principalmente o preço. Se vc não tem dinheiro, então economizará. Ainda mais se for um video-game caro e o dinheiro saia do seu bolso. Vc não vai qerer pagar caro por algo ruim. De igual maneira o namoro é! Essa é a 2º decisão mais importante de sua vida! Ou seja, é algo muito caro e valioso! Vc terá q analisar muito bem a moça antes de namorá-la (já com o intuito de casar e não de fazer um “test-drive”!). Vc terá q “por ela na balança”: é uma moça q verdadeiramente ama a DEUS? Como é seu caráter? É bonita? (leia mais sobre a escolha aqui e depois aqui)

Meu conselho é: “Economize” (como na analogia do valor do game e do valor da sua escolha)! Aguarde mais um tempo. Ainda é muito cedo! Mesmo vc se ache maduro, é necessário “viver mais”. Existem coisas q só os anos ensinam. Vc aprende vivendo! Namoro é algo q exige muita maturidade e responsabilidade, não é só romance. Talvez ao ler isso seu coração diga: “Ah! Nada a ver!!!” Mas, posso te dizer com toda a segurança do mundo: “TEM MUITO A VER!!!!”. Espero não estar “falando para ouvidos surdos”.

Eu esperei bastante tempo pra namorar pois entendi a seriedade do namoro e o depositei totalmente na presença de DEUS. Hoje colho frutos maravilhosos da minha espera. Aliás, vc só está falando comigo devido a meu namoro. O blog q, pela única e exclusiva misericórdia de DEUS, tem abençoado vidas, nasceu devido a meu namoro com a Fran. Aqui coloco o q aprendi e o q tenho aprendido junto com ela.
DEUS foi fiel pq entendi q “meu” (entre aspas mesmo pq é DELE!) namoro é pra glória DELE. Dessa maneira, criei o blog como um meio de abençoar vidas e levá-las pra mais perto de DEUS. Cara! Isso me faz muito feliz!!!

Se vc realmente quer ser abençoado por DEUS nessa área, te aconselho a esperar. Acalme seu coração e invista seu tempo em sua profissão e principalmente e acima de tudo em sua intimidade com DEUS! Não busque intimidade com alguém sem antes buscar intimidade com ELE! Tranque-se no quarto e busque-O! Conheça-O, adore-O, agrade-O!!! (qnto “O”!! hehe).
Apaixone-se primeiro por ELE. Ame-O acima de qqer outra menina! Já disse a Fran q se ela me amar mais do q ama a DEUS é sinal q tem algo muuuuuuito errado!

ELE é apaixonante, ELE é fantástico, ELE é maravilhoso, ELE é cativante, ELE é cheiroso, ELE é amável, ELE é o rei da glória, ELE é teu pai, ELE é teu mestre, ELE é o DEUS todo poderoso, ELE é o dançarino dos dançarinos, ELE é digno de honra, ELE é o rei da glória!!!! De sua doce e apaixonante voz vem a vida, de SEUS olhos flamejantes vem o amor, de SEUS profundos e ternos braços vem a misericórdia e a segurança! ELE é, ELE é, ELE é!!!!
Quer um DEUS mais absurdamente apaixonante????

Vai, corre, se embriaga na presença DELE, se enche da graça DELE e percorre as nações declarando sua glória!

Lucas, no tempo certo ELE te dará alguém (pode até ser essa moça) q vai te surpreender a cada dia, a cada atitude, a cada oração e lágrima, q te levará mais perto DELE q é digno de toda adoração! Sou testemunho disso! A Fran, querida e agraciada flor q o SENHOR me deu, tem me surpreendido e levado pra mais perto do meu amor maior: JESUS CRISTO!

Abração cara!
Fica firme! Se precisar estamos ae!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
Adoração apaixonada ao PAI!
Salmo 24

~ por Fernando Ortega em Quinta-feira | 19 Março | 2009.

16 Respostas to “Namoro Cristão: Idade certa – Resposta ao comentário”

  1. ^^ engraçado né!!! pod prestar atenção que quando c trata de filha ou filho do pastor, vc pod observar q eles são os mais requisitados nessa área do namoro, principalmente c ela ou ele tem um boa aparência fisica rsrsrs!!! pq será né?!!!

  2. Oi ,eu sou Pra Huli aqui do Texas(EUA) e estava procurando conteudo para um estudo que eu e meu marido vamos fazer este sabado sobre namoro ,e encontrei bastante coisa aqui… Deus te abencoe e continue te usando … by the way eu dei muita risada tb rsrs

    • Uaaaauuuuuu!!! E.U.A!! “Not Bite the apple!!!!” (tá certo? hehehe)

      Q legal Huli! Nossa, fiquei muito feliz em saber q vc ai dos EUA acessou o blog! heheh! Glória a DEUS!
      Pode pegar os estudos a vontade! Estão a serviço do Reino!
      Ah! Prepare-se para o novo blog! Hehehe!!!

      Abração para vcs e para os irmãos dos “USA”!!!

      No amor de JESUS,
      Fernando Ortega

  3. Olá meu nome é Tais tenho 13 anos há algum tempo eu amo um obreiro da minha igreja só que eu quero namorar só quando tiver uns 18 anos
    Ele tem 15 e também só quer namorar com os 18 anos!
    Quero esperar em Deus e queria saber se já posso interceder por esse namoro se já posso orar pedindo para que Deus nos uni para que venhamos no futuro construir um união abençoada?
    Ele é líder do louvor e eu sou canditada para backing vocal!
    Agente quer se envolver mais com Deus buscar mais há ele para depois mais pra frente quando agente for mais maduro construir uma relação mais eu queria desde já orar a Deus e interceder posso?
    O que você acha?

    Abração fica na paz de jesus!

  4. muito bom esse comentario meu jovem
    serviu pra mim tambem
    e olha que eu ja tenha 24 anos
    hehe!!

  5. Cara.. muito bom seu comentário.. espero que sirva nao só para o Lucas, mas para várias pessoas (como eu)… parabéns pelo site. continue assim.. Abraço

  6. queria saber se estou certa.Sou uma garota bem madura todos falam isso,mais nao vou só pq os outros pensam.eu tenho 14 anos,to gostando de um rapaz de 17 anos,e ele tambm gosta de mim.Nos queremos namorar,mais é algo sério nao é qualquer coisa,quero conhece-lo bm ,o namoro vai ser em casa claro q nao vamos sair pra nos encontrar e nada disso,mais eu amo ele,e ele quer pedis a minha mao em namoro pro meu pai.mas meu pai ja deixou bm claro q nao quer q eu namore tao cedo.eu e ele estamos orando muito.me ajude o q devo fazer?

  7. Oi Fer …
    Tenho ainda 12 anos , jáa to planejando namora *———-*
    Sou filha de pastor(pra piorar sei que não vou namorar com 15 anos TT__TT)
    Pocha , dez de 2007 gostoo muitoo , muito msm de um menino daqui da igreja , de uma semana pra cá , eu tenho me aproximado da irmã dele , (ela já gostava do meu irmão antes) intaum … aí foi num domingo que eu sai com ela e com a galera , a mãe dela ta me chamando de nora e ela me chamando de cunhada , nussa , eu quase desmaiei quando elas falaram isso na frente dele ! Oo
    Aí , fomos comer do outro lado da cidade, percebi que ele era muito burro , e ainda gostei muito, muito dele! (ele naum sabia oq era aurélio Oo) Mas num sei oq fazer , todo mundo ta perguntando pra ele na minha frente se ele me espera crescer!
    Falou que sim! Intaum… Tôo pensando em namora com 15 , de certo ele vai ter uns 18, mais acho que papai(durão) mamãe(mandona) não vão deichar , e tbm já to começando a orar sobre isso… Criar coragem de um dia falar para o meu pai q eu queroo namorar!
    Não presto mais atenção em nada… Só por causa disso!
    Senhor Jesus amadoo ! =S

  8. Oii Fer ^^
    Brigadãoo msm !
    Ahh , sou filha da Samara , a que vc chama de Sam !
    xD

  9. gostei

  10. e viveram felizes para sempre aushuahsuahsuahs

    valeu pra mim tbm apesar de eu pensar parecido com o fernando nesse qsito idade dependendo da idade do futuro conjugê, é melhor apenas serem amigos ou esperar em oração ^^ só oração hein aushuahsuahs
    como eu to fazendo
    a melhor parte do post concerteza foi esta

    “principalmente e acima de tudo em sua intimidade com DEUS! Não busque intimidade com alguém sem antes buscar intimidade com ELE! Tranque-se no quarto e busque-O! Conheça-O, adore-O, agrade-O!!! (qnto “O”!! hehe).
    Apaixone-se primeiro por ELE. Ame-O acima de qqer outra menina! Já disse a Fran q se ela me amar mais do q ama a DEUS é sinal q tem algo muuuuuuito errado!”

    é bom ver q Deus tem ainda soldados valorosos como vc fernando em seu exercito

    to passando por uma situação dessas só q a menina é nova ^^ contei a história toda aushaush no “qual idade certa pra namorar” mas concordo com vc e eu sei na pele como é dificil se segurar mas como diz no louvor

    Vai valer a pena!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s