Devocional: Unção

 

Isaías 61:1 – 3 nos diz : 

” O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram, e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória”.

 

A palavra unção tem o sentido de capacitação, ou seja se você foi ungido para determinada tarefa, significa que você recebeu uma capacitação de Deus para desempenhar esse serviço. Se Deus lhe deu um dom musical, significa que o Espírito do Senhor lhe ungiu. Há uma unção de Deus contida em você seja qual for sua função, e isso vale para todas as partes do corpo de Cristo, mas quero ser específico quanto a área de música. Se Deus lhe deu um dom e você toca algum instrumento, ou ministra louvor na igreja ou faz back vocal em sua igreja, ou se você é um compositor ou ainda tem uma banda gospel seja de que gênero for, eu quero lhe dizer que o Espírito de Deus lhe ungiu.

 

Essa unção então implica em responsabilidades que gostaria de compartilhar com você. 

A primeira implicação é quanto a você estar ciente que foi Deus quem lhe deu esse dom e que portanto, ele, o seu dom, não impressiona a Deus. Você nunca vai deixar Deus impressionado com suas habilidades e dons, pois todos vieram dEle para você. O que realmente vai impressionar a Deus é o seu caráter e como você usará com integridade e caráter o dom que ele lhe deu. Você não é melhor e nem pior que ninguém por ter um dom específico, ainda que ele seja raríssimo de se encontrar no meio do povo de Deus. Portanto usar corretamente seu dom implica em usá-lo com caráter.

 

A segunda implicação é quanto aos resultados ou que frutos você tem colhido com o uso do seu dom. Você pode ver no texto de Isaías que, na verdade já estava se referindo ao ministério de Jesus, que o Senhor o ungiu para pregar boas novas aos quebrantados mas também para curar os quebrantados; para proclamar liberdade aos cativos mas também colocá-los em liberdade; para apregoar o ano acaitável do Senhor mas também consolar os que choram e colocar uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado.

 

Note que não era apenas um ato de proclamar ou pregar algo, mas de realizar algo em seguida com respeito àquilo que se pregou. Sinais que seguirão aos que creem, não apenas palavras, mas palavras e ação. Isso tudo a partir do fluir de uma unção, ou seja você recebe de Deus uma unção ou como queira uma capacitação específica e a partir daí o fluir do seu dom e da sua unção começam a produzir algo em Deus na vida das pessoas. Não basta dizer aos quebrantados as boas novas, eles têm que ser curados, da mesma forma não adianta muito dizer a quem esta cativo que um dia ele será livre, temos que colocá-lo em liberdade, e mais, temos que trocar as vestes daqueles que estão de luto por vestes de alegria e louvor. Tudo isso deve fluir de você quando seu dom está sendo colocado em prática. Tenho visto e ouvido testemunhos de pessoas que dizem que receberam uma cura física ou espiritual apenas por ouvir alguém ungido tocando um instrumento, ou durante uma ministração de louvor ou ao ler a letra de uma música. É algo de Deus que flui a partir de você através de seu dom e que abençoa as pessoas.

 

Isso somente irá acontecer com o uso correto de seu dom, ou seja quando você usá-lo debaixo de uma submissão e dependência de Deus e ainda com os motivos certos. Quando o seu caráter e seu dom funcionarem em perfeita identidade de princípios. Não quero com isso lhe acusar caso você não esteja fluindo no seu dom dessa forma, mas quero lhe alertar sobre o porque de Deus ter lhe dado esse dom específico.

 

Talvez você esteja frustado ou desanimado, por não ver frutos do fluir de seu dom, talvez você cante, cante, cante e as pessoas continuam na mesma, não recebem nada de Deus através de você ou da mesma forma você toque, toque, toque ou componha várias canções e nada. Talvez suas motivações estejam erradas e tudo isso que falei acima sequer mexeram com você.

 

Talvez você tenha caído em armadilhas do inimigo que lhe fizeram desvirtuar os propósitos do seu dom. Não sei bem certo qual a sua situação, mas quero profetizar vida ao seu dom. Quero dizer que ele não morreu ou se apagou e está bem vivo aí no seu ventre. Rios de águas vivas começarão a fluir novamente a partir de agora se você se arrepender e voltar-se para Deus, e submeter tudo o que Ele lhe deu novamente ao controle dEle. Eu profetizo que seu dom está reavivado, como no começo, e que você não vai apenas falar ou cantar ou compor ou tocar, mas ao fazer algumas dessas coisas, você começará a ver Deus agindo nas vidas das pessoas e a acontecer exatamente aquilo que você está ministrando seja com palavras ou com um instrumento.

Por Nelson Tristão

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Quarta-feira | 18 Março | 2009.

2 Respostas to “Devocional: Unção”

  1. Muitooooooooooooooo massa estas palavras e uma “revelação”
    Eu canto no misnistério de louvor….

    Já imprimi e vou ler sempre que for possível!!!!

  2. Gloriaa a Deus,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s