Namoro Cristão: Amor ou Paixão?

Acesse o novo blog e leia mais artigos de Namoro Cristão:

www.naomordamaca.com

Olhei pra ela e disse:

– Sabe pq até hoje eu nunca disse q te amo?
– Não… –  respondeu ela.
– Hoje em dia a palavra amor está sendo distorcida e seu valor está se perdendo. As pessoas sentem uma emoção na alma e já saem dizendo q amam! O amor não deve ser motivado por uma sensação e sim pela razão! É muito fácil falar q se ama alguém e há uma grande confusão entre amor e paixão. Eu ainda não te amo, sou completamente apaixonado por vc mas, eu quero aprender a te amar!

80298409Realmente hoje em dia dizer “eu te amo” é como dizer “ei tio, me vê um sorvete!” Há uma confusão enorme entre paixão e amor! Demorei muitos meses antes de dizer “eu te amo” pra Fran (Linda!! Te amoo!! :D) sabendo q paixão e amor são completamente diferentes.
A paixão é egoista. O fato de estar com a pessoa é devido a ela (ele) ser linda, forte, alta, etc, etc, sempre olhando o físico, atrativo e o passageiro. Se vc não concorda com isso é pq deve estar apaixonado!!! Hehehe

Há tempos atrás postei a história de um soldado americano cuja namorada o amou mesmo ele sofrendo um acidente q o deformou. Sempre me perguntei (antes de namorar) sobre esse fato: “Se minha namorada sofrer um acidente do tipo, eu continuaria ao seu lado???” Qual é sua resposta? A partir dai vc já pode começar a discernir se vc ama ou se é apaixonado.

Recentemente vi um casal com pouquissimo tempo de namoro já dizendo q se amam. Sinceramente….. DUVIDO!!! Acredito q a medida q ambos vão se conhecendo e se descobrindo, o amor verdadeiro nasce. Isso leva tempo!! Muito tempo por sinal! Não dá pra dizer: “Olha….eu te amava mas, depois q descobri q vc tem dificuldade com isso, não te amo mais!”
Chega a ser ridículo! É preciso passar por diversas coisas (dificuldades e alegrias) para ver se realmente se ama alguém.
78175945A cada mês q se passa eu descubro um novo nivel de amor com a Fran! (Óoooo q lindo!) Mas é verdade! A medida q vamos nos conhecendo, aprendemos a ajudar um ao outro (em nossas dificuldades e lutas), aprendemos a lidar com nossas diferenças e assim, nos impulsionamos pra perto de JESUS, dessa forma, aprendemos a amar com quem É o amor: DEUS!

Acho q a principal caracteristica de ambas é q a paixão é emocional e o amor é racional! Vc pode não escolher se apaixonar por alguém mas pode escolher amar alguém!

Tanto é assim q JESUS ORDENOU q amássemos o próximo! É mandamento! (Marcos 12:31)

Cientificamente é provado q a paixão tende a durar cerca de 2 anos (pra mais ou pra menos).

Como já disse, com a (miha linda) Fran, o amor tem crescido a medida q nos conhecemos. Primeiro ele precisou nascer e depois ser “regado”. Assim como uma planta. Com o passar do tempo nos amamos mais e mais. Conhecemos nossas fraquesas e defeitos e procuramos ajudar um ao outro. A paixao simplesmente não vê os defeitos e qndo vê os ignora!
Já ouvi dizer q “paixão é como fogo: Acende tão rápido quanto apaga”. Vc pode pensar: “Mas vc disse q demora até 2 anos!”. Te respondo: “É verdade…… mas o amor é eterno!”

Eu acho q o amor começa a nascer qndo a paixão vai esfriando. Nessa hora começam as duvidas:

80190366– Será q é ele(a) mesmo?
– Mas eu não sei se realmente gosto dele(a)….
– Eu não sinto mais “aquela coisa” qndo o vejo….será q não gosto mais dele? (Embora eu o admire…)
Começa até colocar DEUS no meio(!!!):
– Será q é de DEUS??? (se vc tá com essa duvida clique aqui)

1Cor 13:4-8: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece . Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…”

Vamos analisar algumas partes desse versículo . O amor é:

– SOFREDOR
Está disposto a pagar o preço junto com vc. Não importa quão ruim esteja, ele estará ao teu lado!

-BENIGNO
Ele é bom com vc. Cuida de vc e te alegra!

– NÃO É INVEJOSO
Se alegra com o q vc conquista e tem.

– NÂO BUSCA SEUS INTERESSES
Não está com vc para satisfazer sua carência. Está com vc para te fazer feliz e dessa forma alegrar o coração do PAI!

love04– NÃO SUSPEITA MAL
Essa pega muuuuuuita  gente (senão 98%)!! É o bendito ciúmes!!! No amor há confiança. Não confunda ciúmes com zelo pela pessoa. Vc pode ver uma engraçadinha perto do seu namorado e ir perto pra dar um “chega pra lá sua doida!” mas, não ficar chateada, triste, irritada ou deprimida por isso.

Os outros adjetivos se explicam por si só!

Amado(a), querido(a) e cheiroso(a) leitor, entenda q a continuação do seu namoro deve ser algo racional e não emocional (assim como deve ser o seu início). O amor não é aquele suspiro q ele(a) dá qndo está com vc! É compreensível q no início vc nem pense nisso com maturidade mas, mais tarde vc vai descobrir q aquele sorriso cativante q te enche de alegria, pode não colocar comida em sua mesa! Observe TODOS os detalhes! Aprenda a admirar suas qualidades, alegra-lo(a) e inspirá-lo(a) na tristeza, ajudá-lo(a) em suas fraquezas e principalmente, leve-o(a) pra mais perto de DEUS! Em outras palavras AME-O(A)!!!

VEJA MAIS POSTS SOBRE NAMORO CRISTÃO

DEUS abençoe poderosamente!
Vitórias!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega

~ por Fernando Ortega em Sexta-feira | 12 Dezembro | 2008.

6 Respostas to “Namoro Cristão: Amor ou Paixão?”

  1. Nossa cara, isso me ajudo muito, e eu creio que Deus usou isso para me mostrar o que eu realmente estou sentido pela pessoa que estou orando *—* aah, que Deus continue abençõando a vida de vocês e a usando.. que a sua futura familia, e filhos, sejam tremendamente usados por Deus!!!

    abraços..

  2. Mto bom o post Fernando…
    Como sempre vc é inspirado por Deus para ajudar pessoas no namoro!!

    Mto bom msm…!!

    Que Deus continue Abençoando sua vida…!!

    Abçs…

  3. A paixão é emocional e o amor é racional! http://naomordamaca.com/?p=1304. Valeu aí Fernando! =D

  4. Se e tivesse lido esse post há um ano atrás, talvez não teria literalmente mordido a maçã.
    Comecei um relacionamento, que hoje tenho total certeza: não era de Deus e muito menos pra Deus.
    Eu me apaixonei, e achei que aquele sentimento sim, fosse o verdadeiro amor, estava totalmente errada.
    Hoje, lendo tudo isso consigo enxergar vários erros cometidos, logo no 1º dia de namoro ele me disse: eu te amo e hj analisando pelas escrituras que o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…” e diante disso eu me pergunto, o que uma pessoa sofreu, esperou, suportou em UM DIA?? NADA !!!!!!!!!!!!!!
    Hoje não namoro mais, confesso que não foi fácil e não está sendo fácil, pois é recente, mas eu escolhi amar a Deus e esperar, pq tenho certeza, Ele já tem preparado pra mim uma pessoa que vai me amar verdadeiramente e amar a Deus!!!!!!
    Fernando quero que saiba que vc é uma benção menino, estava lendo seu testemunho, minha vida não é tão diferente da sua, tb me sentia muito rejeitada, mas eu conheci o amor do Pai que faz me sentir cada dia mais amada.
    Sei que falei muito, mas eu precisava falaaaaaaarrrrr…(rsrs)
    Grande abraço.
    Izabel

Deixe uma Resposta

