Namoro Cristão: Amor ou Paixão?

Acesse o novo blog e leia mais artigos de Namoro Cristão:

www.naomordamaca.com

Olhei pra ela e disse:

– Sabe pq até hoje eu nunca disse q te amo?
– Não… –  respondeu ela.
– Hoje em dia a palavra amor está sendo distorcida e seu valor está se perdendo. As pessoas sentem uma emoção na alma e já saem dizendo q amam! O amor não deve ser motivado por uma sensação e sim pela razão! É muito fácil falar q se ama alguém e há uma grande confusão entre amor e paixão. Eu ainda não te amo, sou completamente apaixonado por vc mas, eu quero aprender a te amar!

80298409Realmente hoje em dia dizer “eu te amo” é como dizer “ei tio, me vê um sorvete!” Há uma confusão enorme entre paixão e amor! Demorei muitos meses antes de dizer “eu te amo” pra Fran (Linda!! Te amoo!! :D) sabendo q paixão e amor são completamente diferentes.
A paixão é egoista. O fato de estar com a pessoa é devido a ela (ele) ser linda, forte, alta, etc, etc, sempre olhando o físico, atrativo e o passageiro. Se vc não concorda com isso é pq deve estar apaixonado!!! Hehehe

Há tempos atrás postei a história de um soldado americano cuja namorada o amou mesmo ele sofrendo um acidente q o deformou. Sempre me perguntei (antes de namorar) sobre esse fato: “Se minha namorada sofrer um acidente do tipo, eu continuaria ao seu lado???” Qual é sua resposta? A partir dai vc já pode começar a discernir se vc ama ou se é apaixonado.

Recentemente vi um casal com pouquissimo tempo de namoro já dizendo q se amam. Sinceramente….. DUVIDO!!! Acredito q a medida q ambos vão se conhecendo e se descobrindo, o amor verdadeiro nasce. Isso leva tempo!! Muito tempo por sinal! Não dá pra dizer: “Olha….eu te amava mas, depois q descobri q vc tem dificuldade com isso, não te amo mais!”
Chega a ser ridículo! É preciso passar por diversas coisas (dificuldades e alegrias) para ver se realmente se ama alguém.
78175945A cada mês q se passa eu descubro um novo nivel de amor com a Fran! (Óoooo q lindo!) Mas é verdade! A medida q vamos nos conhecendo, aprendemos a ajudar um ao outro (em nossas dificuldades e lutas), aprendemos a lidar com nossas diferenças e assim, nos impulsionamos pra perto de JESUS, dessa forma, aprendemos a amar com quem É o amor: DEUS!

Acho q a principal caracteristica de ambas é q a paixão é emocional e o amor é racional! Vc pode não escolher se apaixonar por alguém mas pode escolher amar alguém!

Tanto é assim q JESUS ORDENOU q amássemos o próximo! É mandamento! (Marcos 12:31)

Cientificamente é provado q a paixão tende a durar cerca de 2 anos (pra mais ou pra menos).

Como já disse, com a (miha linda) Fran, o amor tem crescido a medida q nos conhecemos. Primeiro ele precisou nascer e depois ser “regado”. Assim como uma planta. Com o passar do tempo nos amamos mais e mais. Conhecemos nossas fraquesas e defeitos e procuramos ajudar um ao outro. A paixao simplesmente não vê os defeitos e qndo vê os ignora!
Já ouvi dizer q “paixão é como fogo: Acende tão rápido quanto apaga”. Vc pode pensar: “Mas vc disse q demora até 2 anos!”. Te respondo: “É verdade…… mas o amor é eterno!”

Eu acho q o amor começa a nascer qndo a paixão vai esfriando. Nessa hora começam as duvidas:

80190366– Será q é ele(a) mesmo?
– Mas eu não sei se realmente gosto dele(a)….
– Eu não sinto mais “aquela coisa” qndo o vejo….será q não gosto mais dele? (Embora eu o admire…)
Começa até colocar DEUS no meio(!!!):
– Será q é de DEUS??? (se vc tá com essa duvida clique aqui)

1Cor 13:4-8: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece . Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…”

Vamos analisar algumas partes desse versículo . O amor é:

– SOFREDOR
Está disposto a pagar o preço junto com vc. Não importa quão ruim esteja, ele estará ao teu lado!

-BENIGNO
Ele é bom com vc. Cuida de vc e te alegra!

– NÃO É INVEJOSO
Se alegra com o q vc conquista e tem.

– NÂO BUSCA SEUS INTERESSES
Não está com vc para satisfazer sua carência. Está com vc para te fazer feliz e dessa forma alegrar o coração do PAI!

love04– NÃO SUSPEITA MAL
Essa pega muuuuuuita  gente (senão 98%)!! É o bendito ciúmes!!! No amor há confiança. Não confunda ciúmes com zelo pela pessoa. Vc pode ver uma engraçadinha perto do seu namorado e ir perto pra dar um “chega pra lá sua doida!” mas, não ficar chateada, triste, irritada ou deprimida por isso.

Os outros adjetivos se explicam por si só!

Amado(a), querido(a) e cheiroso(a) leitor, entenda q a continuação do seu namoro deve ser algo racional e não emocional (assim como deve ser o seu início). O amor não é aquele suspiro q ele(a) dá qndo está com vc! É compreensível q no início vc nem pense nisso com maturidade mas, mais tarde vc vai descobrir q aquele sorriso cativante q te enche de alegria, pode não colocar comida em sua mesa! Observe TODOS os detalhes! Aprenda a admirar suas qualidades, alegra-lo(a) e inspirá-lo(a) na tristeza, ajudá-lo(a) em suas fraquezas e principalmente, leve-o(a) pra mais perto de DEUS! Em outras palavras AME-O(A)!!!

VEJA MAIS POSTS SOBRE NAMORO CRISTÃO

DEUS abençoe poderosamente!
Vitórias!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega

Anúncios

~ por Fernando Ortega em Sexta-feira | 12 Dezembro | 2008.

6 Respostas to “Namoro Cristão: Amor ou Paixão?”

  1. Nossa cara, isso me ajudo muito, e eu creio que Deus usou isso para me mostrar o que eu realmente estou sentido pela pessoa que estou orando *—* aah, que Deus continue abençõando a vida de vocês e a usando.. que a sua futura familia, e filhos, sejam tremendamente usados por Deus!!!

    abraços..

  2. Mto bom o post Fernando…
    Como sempre vc é inspirado por Deus para ajudar pessoas no namoro!!

    Mto bom msm…!!

    Que Deus continue Abençoando sua vida…!!

    Abçs…

  3. A paixão é emocional e o amor é racional! http://naomordamaca.com/?p=1304. Valeu aí Fernando! =D

  4. Se e tivesse lido esse post há um ano atrás, talvez não teria literalmente mordido a maçã.
    Comecei um relacionamento, que hoje tenho total certeza: não era de Deus e muito menos pra Deus.
    Eu me apaixonei, e achei que aquele sentimento sim, fosse o verdadeiro amor, estava totalmente errada.
    Hoje, lendo tudo isso consigo enxergar vários erros cometidos, logo no 1º dia de namoro ele me disse: eu te amo e hj analisando pelas escrituras que o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…” e diante disso eu me pergunto, o que uma pessoa sofreu, esperou, suportou em UM DIA?? NADA !!!!!!!!!!!!!!
    Hoje não namoro mais, confesso que não foi fácil e não está sendo fácil, pois é recente, mas eu escolhi amar a Deus e esperar, pq tenho certeza, Ele já tem preparado pra mim uma pessoa que vai me amar verdadeiramente e amar a Deus!!!!!!
    Fernando quero que saiba que vc é uma benção menino, estava lendo seu testemunho, minha vida não é tão diferente da sua, tb me sentia muito rejeitada, mas eu conheci o amor do Pai que faz me sentir cada dia mais amada.
    Sei que falei muito, mas eu precisava falaaaaaaarrrrr…(rsrs)
    Grande abraço.
    Izabel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s