Meu namoro é de DEUS?

Acesse o novo blog e leia mais artigos de Namoro Cristão:

www.naomordamaca.com

Não consegui escrever o post ontem pois a minha amada, santa, linda, gata, ungida namorada estava por aqui (ela não é de SP… :S Mas isso é outra história. De repente falo em um outro post sobre namoro a distância…)

Chega de mel e vamos ao q interessa!!!!

Como saber se “essa pessoa é realmente da vontade de DEUS”? Essa é outra grande dúvida q sonda os corações dos jovens q estão prestes a namorar ou já namoram.
Durante os 6 meses em q orei com minha namorada (e futura esposa!!!!) essa pergunta assombrava meu coração. Será q estou fazendo a vontade de DEUS??? Então olhava pro céu e perguntava: “DEUS, minha união com a Fran está em teu coração?” Resposta???? Grilos a cantar, sapos a coaxar e fenos a rolar, ou seja …………………………………………………. NADA!!!

Eu até cheguei a falar pro meu amigo: – “Cara, DEUS não fala sim ou não!! Pq ELE simplesmente não fala sim ou não??? Eu só quero fazer a vontade DELE!!!” – Ele, (Carlos) com sua saberoria me respondeu: “Cara, depois q Adão reclamou da mulher q DEUS havia lhe dado (Eva), o SENHOR deve ter falado: Agora não quero saber!!! Vcs é q escolhem!” – hahahahaha!!!

Mas descobri q o SENHOR usa 3 classes de pessoas para abênçoar/confirmar um relacionamento:
- Primeiro e mais importante: Os pais de ambos
- Segundo: Os lideres espirituais de ambos
- Terceiro: Os amigos de ambos

A Bênção dos pais
Tenho certeza q eles são a voz de DEUS neste caso. Eles foram constituídos pelo próprio Deus para ser autoridade e canal de bênçãos em nossas vidas, portanto, quem obedece não erra!  Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Se passar-mos por momentos de dificuldade no relacionamento (o q é normal) nossos pais vão ajudar-nos a seguir o caminho certo e não dizer coisas como: “-Eu falei q ele não prestava, eu falei!!!!”

A primeira coisa q fiz qndo pensei em ter algo com a Fran foi ir falar com seus pais. É claro q antes de falar com os pais dela deu aquele frio na barriga!!! Mas são momentos como esse q tornam um relacionamento saudável e divertido! Depois da bênção deles foi a vez da Fran conhecer minha família.
Embora minha mãe “ainda” não tenha aceitado ao SENHOR como salvador, precisava da bênção dela. Deixei bem claro a Fran q se algum deles (familia dela e minha) não aprovasse, eu não daria continuidade em nosso “cortejo”. Se é de DEUS, então não tem o pq não cair bem ao coração de ambas as famílias.
Romances do tipo “Romeu e Julieta”, onde não há a aprovação dos pais, seguem o mesmo final q a trama nos mostra: Infelicidade!

Vc pode achar q seus pais não “conhecem” o seu pretendente ou q são ultrapassados mas, DEUS lhes deu um “faro” sensacional para esse tipo de coisa! Ouça eles e seja feliz!

A Bênção dos líderes

Os lideres são parte importante da bênção. Eles podem nos mostrar coisas q não vemos e dizer se estamos prontos espiritualmente para assumir um relacionamento. Pode ser que pastor veja coisas que não estamos vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.

Quero deixar algo bem claro e gostaria q vc guardasse isso no seu coração:
O NAMORO NÃO É PARA SEU BENEFICIO, É PARA BENEFICIO DO REINO! VC ESTÁ MORTO E CRISTO VIVE EM VC!!! (Gl 2:20)

O seu nível de realização no namoro é consequência de seu namoro ser bênção (e exemplo) ou não para o REINO DE DEUS. Vc ficará mais feliz e satisfeito a medida q suas atitudes, intenções, planos e sonhos (para seu namoro) tiverem por objetivo adorar a DEUS!
Imagine um triangulo onde DEUS é o topo e vc e seu conjuge cada ponto da base. Note q quanto mais próximo do topo os dois pontos da base estiverem, mais próximo um do outro estarão tmb! (clique aqui e veja esse exemplo ilustrado)

Não sei como é seu relacionamento com seus lideres (pastor, discipulador…..) mas, é importante q vc ore com eles à respeito! DEUS pode usar seus lideres nesse processo de confirmação. Nós (Fran e eu) oramos com nossos lideres antes de tomar a decisão final.

Bênção dos amigos

Eu tenho amigos q são mais chegados q irmãos. Eles podem me exortar e mostrar erros q posso cometer sem perceber.
Eu notei q todos meus amigos gostaram da Fran e fui muito bem recebido e aceito por seus amigos. Creio q o SENHOR tbm usou eles neste processo de confirmação. Claro q temos q ter o entendimento q pode existir outra pessoa q gosta de vc e não aprova o namoro por querer ficar contigo. Essas vc descarta! Não ouça “colegas”, ouça AMIGOS (q choram e lutam por vc).

Gastamos 6 meses de oração para q nossos pais, lideres e amigos pudessem ver em cada um de nós condições de unirmos forças para abençoar o REINO DE DEUS. Se o seu objetivo de namoro for para ter alguém pra lhe dizer “eu te amo” ou ser acariciado, aconselho a aguardar um pouco pois vc não está maduro o suficiente.

Quero reforçar o fato de q seu namoro não é para seu beneficio. Não é vc q vai conduzir um maravilhoso namoro, é DEUS!

Considero-me absurdamente abençoado por DEUS por ter entendido e vivido isso com a minha Preciosa Francieli. Quanto mais colocamos o SENHOR no centro de nosso namoro, mais vemos ELE alegrando nosso coração e transformando nossas vidas. Pra q??? Para beneficio do SEU maravilhoso REINO! Oramos desde já por Davi e Leticia (nossos futuros e abençoados filhos) para q ele corram pra mais longe do q nós abençoando e santificando o nome do SENHOR nesta terra! Entendemos q nosso namoro não se finda em nós e sim NELE. ELE é nosso objetivo principal! Ofertamos a ELE nossa juventude e consequentemente, a cada dia q passa somos mais e mais felizes um com o outro, nos preparando para um noivado abençoado e um casamento fantástico q realmente nasceu no coração do amado de nossas almas: JESUS CRISTO!

Deixo um video q fiz. Espero q te inspire!!!!

Um forte abraço!
DEUS abençoe o seu coração!!!

I Pedro 5:6-7
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

VEJA MAIS POSTS SOBRE NAMORO CRISTÃO

About these ads

~ por Fernando Ortega em Terça-feira | 26 Agosto | 2008.

121 Respostas to “Meu namoro é de DEUS?”

  1. Obrigado pela parte q me toca…hauhauhau

  2. Hahaha!! Por nada!!!HAUhau!

  3. Era isso que eu precisa de ouvir…
    Simplismente maravilhosa a história de vcs…
    Que o todo poderoso DEUS continue abençoando vcs…

  4. POXA EDIFICOU MINHA VIDA,REALMENTE TERMOS QUEN REVER NOSSO CONCEITOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  5. MANO CONFESSO Q NAUM TINHA VISTO O VIDEO AINDA…
    E GLORIA DEUS CARA !!!!!!!!
    Q O SENHOR ABENÇOE MUITO VCS A CADA DIA!!!!!!!!!

    bjus !!!!

    Felipe

  6. poxa eu tenho 17 anos i ele tem 19 ele e paraquedista mais ele naum e da igreja i eu sou mais nos conheçemos muito pouco e ele ja que namorar eu naum realmente o que eu sinto por ele.mais eu tenho medo de disser nao e depois ver que eu gosto dele.
    o que eu fasso.

  7. Oi Sara!
    Aconselho a ler os demais artigos:

    http://naomordamaca.wordpress.com/tag/namoro-cristao/

    Com certeza vai esclarecer suas duvidas!
    Ore e busque ao SENHOR nisso! ELE está mais interessado q vc mesma em cuidar dessa area com muito amor!

    Abraço!
    Fernando Ortega

  8. Boa tarde Fernando! Meu nome eh Douglas,
    gostei muito das matérias que vc postou..sério mesmo..respostas de Deus pra mim nessa tarde.
    gostaria apenas de expor aqui o meu caso..
    estou namorando a poucos dias,
    conheci uma moça num grupo de oração jovem..começamos a gostar um do outro..começamos então a orar..e pedir que Deus pudesse mostra-nos sua vontade..
    nesse tempo..conheci os pais dela..a sua familia e fiquei amigo dos amigos dela..hoje os seus amigos tbm são os meus..
    a sua familia gosta muito de mim..e minha mãe ainda não a conhece (minha mãe mora longe da cidade que moro).
    Mas assim…tinhamos muitas dúvidas no nosso coração..e isso nos deixava inquietos…
    mas fomos aos pés de Jesus e pedimos que de alguma forma nos confirmasse..ou por alguem..pelos nosssos coordenadores..
    os nossos coordenadores nos confirmaram..dizendo que Deus lhes mostrava uma aliança dourada quando eles oraram por nós..
    o coordenador do ministerio de musica do qual eu e ela fazemos parte..só me disse assim “seja feliz Douglas, pois Deus está selando isso na sua vida”..
    depois disso eu a pedi em namoro..
    Mas há uma dúvida ainda..nós parecemos distantes ainda..um do outro..eu gostaria de saber se isso eh normal..
    Por que depois de tudo isso..ainda parece restar uma dúvida dentro do meu coração e ainda não tenho certeza de que ela eh pra mim!
    Abraço..
    Douglas

  9. E ae Douglas!!!

    Cara, fico feliz por poder estar abençoando sua vida. Pela breve história contada, creio q vc está no caminho certo! Conseguiu a benção dos pais, lideres e amigos.
    Não sei qntos anos vc tem mas, é normal ter duvidas mesmo no inicio do namoro. Confesso q eu também tive dúvida mesmo já de aliança no dedo!!!! Meu maior medo era não estar fazendo a vontade de DEUS em minha vida ou iniciar algo q iria me afastar DELE. Por isso da dúvida.

    Por isso fui pedindo confirmações a DEUS. Sinceramente, descobri DEUS não responde abertamente SIM ou NÃO, quem vai responder é vc mesmo!
    ELE pode mostrar detalhes q te farão entender a resposta. Deixa eu explicar melhor……

    Sua pergunta não deve ser “é de DEUS?” e sim “É PRA DEUS?”. É VC QUEM FAZ A ESCOLHA, não DEUS! Se vc souber responder se “é pra DEUS”, então terá automaticamente a resposta se “é de DEUS”

    É exatamente nesse ponto em q DEUS vai abençoar.Se vc tiver como objetivo do seu namoro a plena adoração a DEUS, então com certeza ELE te dará dicernimento para olhar para uma menina e ver q ela poderá te levar para mais perto DELE. É esse o objetivo do namoro, adorar a DEUS! Por isso, não existe a pessoa separada por DEUS, a princesa encantada….. existe a SUA ESCOLHA baseada em ADORAR A JESUS.
    Vc tem q ter em mente q seu namoro (e futuro casamento) é instrumento de adoração a DEUS. Por isso É VC QUEM ESCOLHE E NÂO DEUS Q ESCOLHE.
    A unica pessoa q tem a resposta pra pergunta “Ela é de DEUS?” é vc mesmo! VC é quem vai olhar para ela e ver pontos fortes, qualidades talentos e, óbvio, os defeitos! A partir dai vc analisa fria e racionalmente (sem emoção, carência ou visando a beleza) se ela vai te ajudar a chegar mais perto de DEUS! Por isso a pergunta certa é: “É pra DEUS?”

    Olhe sua namorada e veja se ela é a pessoa q te abençoará nos momentos de angustia, exortará nos momentos loucura, levantará nos momentos de fraqueza.

    Leia “Namoro Cristão: 3 Critérios para uma escolha abençoada!”

    Peça auxilio ao ESPIRITO SANTO, com certeza, ELE está mais interessado q vc em adorar a DEUS e pra isso ele usará sua vida e da sua namorada!

    Espero ter sido claro. Qqer coisa estamos ae!!!

    Vitórias!!!
    DEUS te abençoe poderosamente!!!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  10. Fernando, a PAZ!

    A história de vcs é linda! Seu vídeo é maravilhoso! Para aqueles, que assim como eu esperam no Senhor, é instrumento de edificação de nossas vidas!
    Eu sou nova convertida, e estava buscando estudos sobre namoro cristão e a confirmação do Senhor, pois estou vivendo esta situação, e confesso que tenho estado ansiosa…
    Conheci a palavra e aceitei a Jesus em um momento mto difícil na minha vida, e desde então, Deus tem guiado minha vida maravilhosamente. Mas, minha vida sentimental necessita de restauração…
    Estou envolvida sentimentalmente com um rapaz do mesmo ministério, mas nossa relação têm sido conturbada…Ora ele se aproxima de mim, ora ele se distancia sempre usando o nome do Senhor, sinto q ele necessita de mais intimidade no seu relacionamento com Deus, mas dói qdo estamos separados…
    Por várias vezes ele ja me disse gostar de mim, mas q nao recebia resposta do Senhor para nossa relação. Não temos contatos como namorados, não nos beijamos ou abraçamos, nao andamos juntos como namorados, mas estamos sempre juntos, dividindo angústias, medos e sonhos….
    Um dia antes eu havia conversado com a mae dele, e falei q estava me sentindo triste, pois já tinha percebido q ele estava se afastando e a situação estava me incomodando pelo fato de estarmos sempre juntos e não termos falado com nossos líderes ou o Pastor sobre nossa intenção e desejo de oração para confirmação da nossa aproximação.
    Nesta semana ele se afastou e qdo eu o questionei sobre o q estava acontecendo, ele me disse q tinha recebido a confirmação de Deus, através de um sonho de um amigo…. acontece q este amigo dele, casado inclusive, qdo esteve afastado, e eu ainda nao era convertida me “cantou” literalmente… eu ainda o questionei por ser casado, e ele nao viu qq impedimento nisso…
    Meu coração está dolorido, e me pergunto, se devo insistir ou se esta confirmação pode ter sido realmente de Deus ou se o inimigo não está tentando nos machucar, nos afastar usando de artíficios e vidas de pessoas…
    Claro que vou expor isso ao meu líder, e vou buscar orientação com a diaconisa da igreja, mas hoje está difícil nao sofrer….
    Deus tem me usado como instrumento para resgatar vidas e trazê-las para mais perto DEle, mas nao me engradeço por obras, e glorifico o nome do Senhor por td o q tem feito na minha vida….
    Ontem, no culto da minha igreja, levei uma amiga e ela aceitou Jesus em seu coração, a palavra veio forte, e Deus me prometeu um milagre diante dos meus olhos. Ele nos livrou de um acidente terrível qdo voltávamos para casa, pois sei que o Diabo é sujo, e havia uma luta no mundo espiritual, pois o Diabo não se conformou por mais uma vida que tinha sido entregue à Jesus…
    Qdo cheguei em casa, havia uma mensagem do rapaz para mim no meu msn, e conversamos um pouco, mas logo fiquei incomodada com isso, pois se ele afirmou ter recebido a confirmação, por qual motivo ainda se aproximava de mim?? Será q ele não percebe que estou sofrendo e que vou sofrer com ele por perto?
    Sei que devo me posicionar, e o que deve prevalecer é a vontade de Deus e não a minha….mas me sinto confusa com esta situação…
    Devo realmente dar um gelo nele e ainda orar para que Deus me confirme?? Ou devo acatar o sonho deste amigo dele como a confirmação e nunca mais falar com ele pra nao me machucar?
    Estou confusa, tenho orado à Deus para acalmar meu coração, mas não sei mais como agir nesta situação…..

  11. Fernando,
    estou passando por uma situação em meu namoro. Tenho um relacionamento de 4 anos e meio, que começou antes de nos convertermos. Eu e o rapaz temos cerca de 4 meses de convertidos. Desde então, sempre oramos e e pedíamos respostas sobre se o namoro era abençoado e aprovado por Deus. Deus nos abençoou por diversas maneira,através da Palavra, por revelações. Mas de uns tempos, nosso namoro vinha tendo discussões,ficávamos nervosos,meu namorado mais ainda. Temos passado por dificuldades com a família que contribuíram também, no meu caso porque meus pais não são convertidos e no caso dele por causa de brigas e também por falta de união na família e conversão.
    Resolvemos terminar o relacionamento e deixar Deus agir para ver realmente se o namoro deve continuar. Nos amamos de verdade,sintimos falta um do outro. Mas temos que nos dar tempo. Você acha que essa é uma atitude correta?

  12. Fernando, gostaria de se possivel, vc me adicionasse no msn. Ficaria muito grato!!
    Fica na paz de Jesus

    e parabéns pela atitude.

  13. Adicionado queridão!!!

    Valeu!!
    PAZ!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  14. Olá Fernando,

    Eu tenho muitas duvidas se meu namoro é de Deus mesmo,quero falar um pouco da minha historia e espero que possas me orientar, namoro a um ano e quatro meses com um rapaz, sou evangelica, mas quando nos começamos ele não era ainda evangelico, mas antes de um mês de namoro ele decidiu aceitar a Jesus como seu salvador, até ai tudo bem, mas depois de seis meses descobri coisas que ele havia escondido de mim, bem no começo de namoro, antes mesmo dele ser crente ele havia terminado a pouco tempo com sua ex, um mês apenas de termino, depois desse mês de termino de namoro ele ficou comigo, eu o considerei e começamos a namorar, mas ele depois de esta comigo foi até sua ex namorada e falou que estava arrenpido de ter ficado comigo, pensando talves em uma vonta com a ex… mas eles não voltaram, tudo isso so soube depois de seis meses de namoro e por uma amiga minha que descobriu tudo, falei para ele e ele negou tudo, mas fui tirar a historia a limpo… fui até sua ex e perguntei tudo, ele depois confessou, lembrando que nesse periodo ele ainda não era evangelico, e ele ainda me confessou que deu um presente no dia do aniversario delano mesmo periodo que ele disse que estava arrenpedido…bom descobri tudo com seis meses de relacionamento sendo cinco na presença de Deus, axo que passei por tudo isso por não ter pedido orientação a Deus e ter começado de forma errada ele não era ainda luz…mas seis meses ja havia se passado eu ja gostava dele e o perdoei…
    também tive meus vacilos…por msn disse a um ex meu que ainda gostava dele, mas so falei isso por raiva como uma vingança para meu namorado, para ele sentir o que eu senti… me arrenpendi na hora que sai do msn, chorei muito, mas o erro ja havia sedo cometido… os tempos se passou hoje estamos com um ano e quatro meses, mas depois de tanto tempo senti a nessecidade de pergunta a Deus se ele esta nos abençoando mesmo ou não,meu namorado fala que se Deus permitiu estarmos juntos até hoje e porque ele tem algo conosco… eu descordo, nem sempre é assim, eu mudei muito creci bastante espiritualmente falando… axo que ele não cresceu tanto assim, poxa estou muito triste as vezes penço em desistir de tudo na vida, fechar os olhos e esquecer da vida…
    sem falar que meu pai não aprova, mas ele não é evangelico e sempre ficou comtra com os relacionamentos das minhas irmãs também… ele é uma pessoa complicada demais, bebe, fuma e briga muito em casa ele é um problema no meu lar… minha mãe é a favor os pais dele também, mas o problema esta em mim, faço prova de Deus sempre as vezes vem respostas boas outras ruins não entendo,nossa é muito complicado, sem falar que tenho 20 anos e ele 19, isso é complicado pois minha cabeça as vezes é diferente da dele… mas apesar de tudo, quando fecho os olhos e me imagino sem ele é bem dificio, fico triste, acho que não sei mais viver sem ele… ele as vezes e muito bruto… ele defende muito a mãe dele, presto atenção nisso, mas as vezes e abusado com ela e respeita muito o pai dele… teve uma vez que fiquei muito triste e falou assim pra mim a minha mãe so sabe consinhar… fiquei triste sei que ela tem outras qualidades não so cozinhar…

    analize meu caso e entre em contato comigo.
    espero respostas… ainda tenho muito a falar
    e o tempo da decição ja chegou não da mais para enganar a Deus
    ou ele vai esta conosco ou vai acabar tudo.

    Obg pela atitude de nos orientar.

  15. Fernando, que deus lhe abençoe poderosamente e mais ainda a união de vocês dois, quero dizer que este site tem sido resposta de Deus para a minha vida, gostaria que todos pudessem orar por mim, pois estou passando por situações semelhantes ao depoimentos de vocês.
    Aos que estão orando, gostaria que pensassem em uma coisa, pior do que não namorar é namorar a pessoa errada, orem sim, se consagrem, jejuem e busque ouvir a voz de Deus e ele responde de inumeras formas, basta ter sabedoria e discernimento para entender e aceitar a vontade de dele para esta área de nossas vidas e não se esqueçam, o objetivo maior é glorificar a Deus.
    Quem quiser me adicionar no msn aí é só adicionar que terei o enorme prazer de conversar, ajudar e compartilhar as bênçãos de deus.
    Grato
    Max

  16. Recebi um comentário da Cristiane e respondi por e-mail.
    Pessoal, vcs acham q devo divulgar os comentários de vcs falando sobre relacionamento? Não estou publicando mas, penso q talvez o problema de um possa ser o mesmo de outros e dessa forma possa ser resolvido tb….

    O q vcs acham?

  17. Olá Pessoal!A paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

    Bem eu gostaria de comentar o que esta ocorrendo na minha vida nestes últimos dias.
    Sou um rapaz solteiro e temente a DEUS, tenho me guardado em todos o sentidos!Minha função na igreja é levar a palavra às pessoas mais distantes de DEUS!Sou um mensageiro do Pai aqui na terra!Já abri mão de muitas coisas (Mulheres, dinheiro, sucesso, estudos, ect) para fazer a obrar do SENHOR!Mas há muito tempo uma coisa muito estranha vem ocorrendo comigo, nos momentos que eu estou orando.Uma moça que é da minha igreja sempre aparece no meu pensamento bem na hora da minha oração.Eu não posso negar que de todas as moças da igreja ela é a única que, mas admiro!Tenho um sentimento especial por ela, um carinho etc. Mas a minha maior duvida é: Ela tem namorado, mas ele é do mundo, tenho medo de conversar com ela sobre o assunto.Tem hora que eu acho que é o diabo!Mas como o diabo vai falar coisas bem no meio da minha oração?Todas as vezes que eu peço uma palavra para DEUS a resposta é a mesma;vai falar com ela do que vc sente!Deus fala isto para mim em todas minhas orações.Tenho medo de guardar este sentimento e se for de DEUS?Mas se for coisa da minha cabeça?Se alguém viveu algo parecido me resposta!Muito Obrigado!

  18. devemos sempre ser onestos conosco e com os outros.

  19. Olá Lucas,

    Fico feliz pelo o q vc tem feito, levado a palavra, aberto mão de seus desejos, etc.
    Acredito q o fato dessa menina aparecer em suas orações é pq vc já a admira. O problema q vc tem é q ela namora uma pessoa do mundo e isso não é de se admirar. Eu até escrevi um post sobre esse assunto. (Clique aqui para ler).
    Acho complicado vc chegar nela e dizer o q vc sente. O fato de ela namorar com uma pessoa do mundo é uma fragilidade em sua estrutura espiritual (dela). Neste caso, creio q vc deve não dizer seus sentimentos mas, ajudá-la nessa fragilidade.
    Qndo o assunto são nossos sentimentos, acabamos confundindo muitas coisas. Não digo q DEUS não está dizendo pra vc falar com ela mas, pela história q vc me contou é algo realmente complicado de se fazer e eu como um amigo seu distante sem ver a situação de perto buscando entender e discernir apenas por palavras virtuais, acredito q o melhor a se fazer é ajudá-la a entender o pq NÃO deve continuar esse namoro.
    Esse deve ser o primeiro passo.
    Bom, vc me disse q a admirava e não me disse se realmente gostava dela. Indico este post (clique aqui para lê-lo).

    Lembre q essa é uma escolha completamente racional! Como a palavra diz, “o coração do homem é enganoso”. Por isso use o seu racional em TODAS suas atitudes. Se vc falar o q sente a essa menina, vc pode gerar uma confusão em seus sentimentos q vai abalar ela. Por isso q acredito q o melhor agora é ajuda-la nesse erro (namoro com pessoa do mundo).

    É isso ae!!! Continue fazendo seu trabalho no SENHOR não deixando com q essa situação abale seu funcionamento.

    DEUS abençoe poderosamente!

    Vitórias!!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  20. Paz maninhooo!!
    Me identifikei mtoo com vcs dois!
    No q vc escreve e tal.. mtoo bênção..
    o vídeo ta lindo tbm =)
    Tenho vivido um relacionamento certamente da vontade de Deus, assim como o de vcs!
    Eh muuito bom saber q Deus realmente havia preparado um Príncipe maravilhoso pra mim, que se chama Tiago.
    Me identifikei tbm com o fato d q nós tbm não moramos na mesma cidade, entaum, aguardo por um post nesse sentido tbm!!
    Fikem na paz do nosso Amado Jesus!
    Abçãoo**

  21. E ae Mi!!
    Q maravilha!!! Glória a DEUS!
    Fico felizão q vc gosto do blog!
    Ótima idéia a sua!! Vou preparar um post sobre “namoro a distância”.
    Vou até deixar seus créditos! Hehehe!!!

    Abração pra vc e pro Tiago!
    Fica com DEUS!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  22. GLÓRIA SEJA DADA AO SENHOR, PORQUE SÓ ELE É DÍGNO DE TODA HONRRA, GLÓRIA E LOUVOR. NÃO HÁ OUTRO IGUAL A ELE.
    GLÓRIA!
    GLÓRIA!
    GLÓRIA!

  23. amigo gostei muito do seu blog, com é lindo ver as pessoas se amando, continue assim que DEUS ficarar muito feliz com vcs dois.
    Vou deixar para a sua meditação um texto:
    O amor é longânime e benigno. O amor não é ciumento, não se gaba, não se enfuna, não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não fica encolerizado. Não leva em conta o dano. Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas.
    1° corintios 13 v:4-7
    Fique com DEUS

  24. Glória a DEUS Maicon!!!
    Valeu!!

    Fica com DEUS!

  25. Fala meu Brother, Nunca vi tanta coincidência desse jeito… Vivo exatamente isto que vc viveu, e por mais incrível que pareça, estou orando com uma Fran (também Franciele), quando lia o seu post, me via escrevendo esta mesma história, rsrs.

    Mas a dúvida sempre rola, eu a conheci, temos os mesmos sonhos, as mesmas visões de reino, buscamos os nossos conjuges, oramos por nossos filhos, eu de cá, ela de lá, no entanto, a dúvida se eu devo orar pra que seja feita a vontade de DEUS em nossas vidas ainda me sonda, no que tange a nós dois… Podia me ajuda aê em oração…

    Deus abençoe;
    A sua verdade é realmente linda.

  26. Fala meu Brother, Nunca vi tanta coincidência desse jeito… Vivo exatamente isto que vc viveu, e por mais incrível que pareça, estou orando com uma Fran (também Franciele), quando lia o seu post, me via escrevendo esta mesma história, rsrs.

    Mas a dúvida sempre rola, eu a conheci, temos os mesmos sonhos, as mesmas visões de reino, buscamos os nossos conjuges, oramos por nossos filhos, eu de cá, ela de lá, no entanto, a dúvida se eu devo orar pra que seja feita a vontade de DEUS em nossas vidas ainda me sonda, no que tange a nós dois… Podia me ajuda aê em oração…

    Deus abençoe;
    A sua verdade é realmente linda.

  27. obrigado por ter me ajudado e me dado uma ideas sobre o namoro cristã obrigado que Deus vos abencoe grandemente e que possoas ajudar outros com suas experiencia abraços
    davi rodrigues

  28. Obrigado por ter me ajudado e me dado uma ideas sobre o namoro cristão. Obrigado, que Deus vos abencoe grandemente e que possas ajudar outros com suas experiencia.
    Abraços,
    Davi Rodrigues

  29. Nossa…como essa mensagem me ajudou…
    fiz um proposito com Deus na minha vida sentimental…
    e está sendo uma prova de fogo!!!

    mais saber reconhecer o Eleito é de extrema importancia!!!
    felicidades para vc e para a FRAN!!!

    Que Deus abençoe vcs e os seus filhos!!!

  30. Graça e Paz Fernando!!
    Bom estava procurando na net alguns estudos sobre namoro cristão e encontrei esse maravilhoso site que tem abençoado muito a minha vida e creio que a vida de muitos também.
    Estou passando por algumas lutas no meu relacionamento e gostaria de saber da sua opinião, pois realmente as pessoas que estão fora conseguem ver melhor do que as que estão envolvidas no relacionamento.
    Eu e meu namorado começamos a nos gostar e oramos durante 2 meses pra irmos falar com o Pastor da nossa igreja, aí começamos a orar junto com o Pastor, passado os três meses de oração no dia em que era pra irmos falar com o Pr. o menino nem olhou na minha cara, ñ me deu nenhuma resposta, eu fiquei muito mal, mais Deus me ajudou e eu superei, achei que ele não queria nada comigo e já estava conformada, no fim de semana seguinte ele veio me procurar para falarmos com o Pr., eu disse que não tinha nada para falar aí ele falou que queria namorar comigo, falamos com o Pr ele nos abençoou e iniciamos o namoro, no começo ele me tratava super bem, nós moramos longe, mais ele sempre dava um jeito de ir me ver, falava coisas bonitas e queria sempre estar comigo, já tinhamos planos de noivar e casar, estamos faz 8 meses namorando, mais nos últimos 2 meses ele mudou completamente a forma de me tratar, não me liga e ñ gosta muito que eu ligue, ñ me procura mais, ñ vai mais na minha casa, e está muito distante, ñ fala mais as coisas que falava, ñ é mais carinhoso como antes.Mudou completamente…
    Eu pergunto pra ele, ele diz que é coisa da minha cabeça, mais eu estou sofrendo com isso pq preciso de carinho e atenção e já ñ sei mais como agir, ñ sei se eu ligo, se eu vou atrás pq ele ñ vem, estou muito confusa…gosto muito dele mais já ñ sei o q ele sente por mim…
    Teho sonhos de casar e ter filhos e as vezes parece que ele ñ quer a msma coisa q eu quero…
    Bom tem mais coisas mais fica complicado falar por aqui
    Espero que possa me ajudar, desde já muito obrigado e que Deus continue usando a sua vida com poder e abençoando o relacionamento de vcs…

    Abraçosss

  31. vocês me ajudaram expandi o meu pensamento sobre namoro,e me ajudaram a toma uma grande decisão Deus usou voce meu irmão.
    por que você e sua noiva não da palestra tenho certeza que Deus vai usa vocês de tal forma que vocês não vão acredita!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. “Grilos a cantar, sapos a coaxar e fenos a rolar, ou seja …………………………………………………. NADA!!!”

    exatamente oq ta acontecendo cmg , uheuehuehueh ..

    Mto bom kara, curti d+!

    ahh, video lindo tb ^^

  33. Nossa parece a minha historia…. valeu pela ajuda, realmente eu e meu namorado estavamos sempre, com essa pergunta em mente e nao achavamos resposta.
    Que Deus o abençoe e a Fran tbm!!!
    Abraço!

  34. E se os amigos dele, nao gostarem de mim e nao gostarem, tipo, osa migos dele saoafastados, eles fazem de quase um tudo p gente discutir, um ja me ofendeu e ele nao fez nada, e tipo, foi o melhor amigo dele, a melhor amiga dele msmo, me desrespeitava, o abraçava direto, nao falava cmg, na falta de educaçao e aí eu fui desabafar com ela, aí eu fui descobrir q ela gostava dele. Agora, os pais dele gostam de mim, sao crentes tementes a Deus, porem, como ele, no passado, me fazia sofrer por causa dos amigos dele (claro q algumas atitudes tbm, mas passou),q a maioria sao afastados,aí tinhamos problemas… nossos amigos da igreja sao crentes e eles gostavam dele, minha familia tbm, ai ele começou a mudar e aí minha familia, q em parte é afastada, ja nao permite mais… ele disse q mudou, o q eu faço? =X

  35. Q lindo testemunho , q deus os abençõe, espero q agora o casamento ja tenha sido realizado!!!

    Meu caso e mais complicado, namorava a quase 6 anos qdo me converti , então ele tambem se converteu , continuamos namorando, mas em pecado, teve uma hora q não conseguimos mais, e declaramos a santidade e decidimos nos casar, ja tinhamos ate marcado, ja tinhamos ate uma casa…
    Então, mudamos bastante mas continuamos duscutindo um pouco, aconteceu q ele terminou tudo..
    Continuamos firmes na igreja, trabaqlhamos na obra juntos, mas qqueremos voltar mas estamos esperando a resposta do senhor, isso ja faz 4 meses…
    J tive algumas confirmações, mas o senhor fala q não é tempo…

  36. Pessoal, agradeço a Deus pela vida de vocês, pois percebi que nenhum dos namoros que tive antes do meu atual namoro só me afastavam da presença de Deus, estou mais tranquila agora, pois não quero que meu namoro atual seja igual as antigos.

    Obrigada que o Senhor continue abençoando a vida de cada um.

  37. Pessoal, agradeço a Deus pela vida de vocês, pois percebi que nenhum dos namoros que tive antes do meu atual namoro só me afastavam da presença de Deus, estou mais tranquila agora, pois não quero que meu namoro atual seja igual as antigos.

    Obrigada que o Senhor continue abençoando a vida de cada um.

  38. Fernando ja q ninguem deu opinião venho dar a minha seria bom q vc divulgasse os comentarios e as suas respostas sobre relacionamento ao menos q a pessoa ñ queira q divulgue sei q faz muito tempo mas só vim ver seu texto e sua postagem no comentarios hj…….fik na paz….

  39. Nossa Esse site é uma bençãoo de DEUS! Q DEUS continue vos abençoando sempre. ME ajudou muitoo ……….
    É isso mesmo q eu e meu namorado procuramos fazer. Faz pouco tempo q namoramos apenas 1 mês mas sempre orando pra q DEUS nos confirme nosso namoro
    as vezes rola aquele medinhu mas DEUS sabe d tdas as coisas..
    Mas mesmo assim estamos continuando orando pra q tdu seja da direção do nosso DEUS e temos a plena certeza q DEUS nos responderá!!
    FIQUEM na SANTA paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO QUE CONTINUE ABENÇOANDO SUAS VIDAS HJ E SEMPRE!!
    AMÉMM!!

  40. Oi, adorei suas msgs..muito legal.

    Eu queria uma ajudinha.
    Eu namoro a 2 meses quase, no inicio senti algo por ele dentro de mim diferente de paixão, não era a atração física, era algo pela pessoa dele, e para minha sorte, descobri que ele também sentia. Erramos no fato de não termos nos conhecido muito bem, mas ele sempre muito carinhoso comigo, me mandava msg, ligava pra mim, me elogiava, tinha interesse no meu ministério e tal…passou pouco tempo e começamos a namorar. Temos a benção dos nossos pais, e do nosso líder.Ae uma irmã de oração disse tr tido uma revelação de Deus pra vida dele, de que eu não era a pessoa pra ele, e que a pessoa de Deus pra ele era de outro lugar e tal. Irmão, te juro que isso acabou com a gente, passamos dias frustrados, ate que resolvemos não nos basear por essa revelação. Mas ae é que complica a história. Deus o esta abençoando no trabalho e ele diz estar super ocupado…parou de me ligar, de mandar msg, de expressar com palavras o que sente, não o vejo se interessando pelo meu ministério como fazia antes ( porque ele é ministro de louvor, e me ajudava a tocar, a cantar etc..). Sinto ele totalmente estranho comigo. Lendo seus posts, eu entendi mais ou menos como deve ser um namoro para ser aprovado por Deus, mas vc poderia me dar um conselho de como agir com ele?!
    paz!

  41. obrigada. Ajudou muito!

    pazz

  42. Cara sabe me dizer que música é essa desse video que tu postasse aí ela é muito linda mano. DTA. =)

  43. Bixo, tu és líder de louvor cara? :D

    Mano gostei do video cara, tu tens msn orkut cara preciso falar contigo assim entre eu, tu e Deus tá ligado preciso aí da tua experiência que conquistasse até agora na graça de Cristo, enfim se tens me passa cara. Vlw =)

  44. OLÁ FERNANDO!

    Li alguns dos seus artigos sobre namoro,
    nessas palavras há unção!
    Tenho duvidas sim a respeito do meu namoro de quase 4 anos,
    pois passou por altos e baixos.. Mas hj eu e meu namorado nos encontramos na casa do Senhor, mas claro, não somos perfeitos e ainda há mt coisa que me entristece que ele faz..
    Queria saber sua opinião divina.. rsrs.. sobre um namoro com feridas não tratadas, se é possível esse namoro se reestabelecer e crescer sádio como Deus quer??

    Eu o verdadeiramente o amo!
    Obrigado,
    e que o nosso Senhor Jesus continue a te abençoar,
    pq esse assunto pros jovens é muuuuuuito importante pra nossa santificação!

    FELICIDADES COM SUA FLOR!

  45. Olá Estes estudos estão me ajudando muito no dia de hoje.. Estou passando por uma dificl situação no meu namoro. Tivemos uma conversa muito séria ontem sobre nós dois, Li o Tanque do amor, imprimi e dei p/ ele ler ele gosotu muito e até entendeu o que sinto, não diz que me ama, mas é uma pessoa de Deus , fomos amigos anos e hoje namoramos quase 5 meses, comecei a fazer muitas cobranças em relação a amor, até que ele me disse que gostava de mi, da minha compania, mas não disse que me amava e eu continuei cobrando , até que ele me disse que amor é entrega e ele ainda não se entregou totalmente, é um problema que ele tem com ele, não consegue se entregar, não consegue chorar, e ele quer lutar contra isso.. no começo não enetendi direito, minha frustração foi grande pois pensei que não fui capaz de faze-lo me amar, disse p/ ele que não valia a pena namorar com alguém que não me ame.. ele falou se eu queria terminar.. mas depois eu achei melhor pensar.. pois meu sentimento por ele é grande d+, além de tudo somos amigos convivemos nos mesmos ministérios, é tão dificl , estou sofrendo muito, e estou orando e entendendo que o problema não sou eu que não sou capaz de fzer ele me amar, mas que ele precisa lutar com essa dureza e dificuldade de entrega que ele tem, ele disse q não consegue soltar p/ fora o que esta dentro, mas ai fico pensando se Deus não quer me usar para ajudar ele a quebrar essa pedra que ele tem fora, ou se devo mesmo terminar, mas conviver com ele sempre com tudo que sinto, é complicado, eu preciso muito de ajuda, vamos conversar quinta feira, estou orando, ele vai orar também, ele sofre também porq eu fico insegura ele não consegue me passar segurança, ele me diz que amor a gente adquire aos poucos.. mas parece que eu me enteguei bem mais a ele em relação a sentimentos do que ele, será que devo ter paciência? ou terminar mesmo tendo muito sentimento? Se puder não publica por enquanto eu agradeço muito, vc me responderia por email. Que Deus te use para me ajudar mesmo sem me conhecer. OBrigada!!!!

  46. sou evangélica e ele não, moro em São Luís-MA e ele em Portugal, nos comunicamos ha 04 meses e já nos amamos…
    Mas…falo de Jesus a ele, ele ignora ás vezes…
    mas…o amo
    não sei o que fazer…
    o que dizer…
    deixo Deus agir em meu favor
    Sabe o que é encontrara alguém que vc tanto esperava, alí, na frente , tudo o que vc queria, mas ele não é evangélico.
    sinto em suas palavras que ele me ama, que nada é mentira
    todos os dias eleme liga e nos comunicamos também pelo msn, nos vimos pela webcam
    Acada dia que passa , desde que começamos anos comunicar eu peço a Deus direção.
    E a cada dia nosso amor aumenta.
    Ajuda-me Jesus!!!!!!!!!!!!!
    Tanto tempo a espera e ele apareceu…
    tu podes mudar os corações.
    Daqui pro fim do ano ele vem ver minha família
    temos muitos planos
    peço que Deus nos abençoe.
    AMÉM.
    OBRIGADA, DESABAFEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  47. POR FAVOR, RESPONDA PARA MEU E-MAIL
    OBRIGADA.

  48. A Paz à todos!! Fico feliz em encontrar membros da geração de adoradores…..
    Ai gente eu acho q sou a filha de Deus mas terrível … só a misericórdia de Deus na minha vida! Mas apesar de disso Deus tem tido misericórdia de mim…eu era usada pelo Senhor, trabalhava no Ministério, era aplicada e as pessoas esperavam que eu enontrasse alguém no memso espírito…mas num foi bem o que aconteceu.
    Conheci um rapaz que não é evangélico, me apaixonei, a minha Igreja foi contra, sai do Ministério passei para o banco e ao perguntar a minha mãe, ela me disse q eu deveria olhar para o rapaz como uma alma e não olhar para ele como meu namora e eu cismei que EU poderia converte-lo, começamos a namorar eu me afastei das pessoas da Igreja pq eles o tratavam como ele fosse o “lobo mau” e isso me incomodava….me afastei da presença de Deus pq ele se tornou o meu bem maior, vivia por ele e pra ele. ele era um namorado “excelente”,nunca tive nada do q reclamar deles, parecia conto de fadas mas como fadas não existem… eu preferir escutar o meu coração que nesse caso foi enganoso, teve momentos que nem orar eu conseguia pq já estava longe d+ de Deus.
    Quatro anos se passaram, casa pronta, vestido de noiva, sonhos, casamento à vista!Eu não conseguia pedir para Deus fazer a vontade Dele , pq tinha medo que fosse diferente da minha vontade, mas a única coisa que eu conseguir pedir pra Deus ( Ele me atendeu) é que se fosse para passar por um divórcio q ele não permitisse que eu cassasse e assim aconteceu! Meu noivo me traiu com uma desconhecida, até hj ele diz não saber pq fez isso, outras coisas tb aconteceram…Eu sofri muito,minha família sofreu comigo e a Igreja estava de braços abertos mas eu num conseguia voltar já estava muito longe..preferir cair no mundão e sofrir mais ainda…foi tudo muito duro ( sem falar que eu só tinha 21 anos na época)mas passou, voltar a intimidade ao 1° amor com Deus foi complicado, mas Deus restitui tudo aquilo q as minhas escolhas erradas fizeram com q eu sofresse, hoje tenho uma benção ao meu lado, caminhamos juntos na presença do Senhor! Mas fico me vigiando p/ não me deixar guiar pelo meu coração peço a Deus que possamos viver os sonhos que Deus sonhou para nós!!!!!!!

  49. Olaá!
    Quero que me ajude,
    bom eu namoro ah 1 ano e 5meses,meu namoro esta indo bem graças a Deus,meus pais e os pais dele permitiram nosso namoro e nos damos muito beim,ele é meu primeiro namorado, no começo do nosso namoro éramos muito invejados e brigávamos muito,eu sempre fui da igreja evangélica, mas me converti de verdade sab? aliás estou me convertendo cada vez mas, em tudo nao só ir para igreja mas sim ser á igreja,nosso namoro não é avançado ou seja nós ja decidimos q só iremos começar nossa vida sexual depois do casamento, e ele me acompanha na igreja e vai comigo, mas sua família é católica e a minha evangélica e eu e ele não brigamos sobre isso!
    Daí eu comecei a orar para este namoro,estou pedindo á Deus abedoria
    que se for da vontade dEle q nós venhamos ficar juntos e casarmos e ser felizes na presença do Senhor que ele venha nos abençor e nos converter verdadeiramente, mas se naão for da vontade dEle que Ele venha me dar sabedoria e forças para terminar esse namoro, desde então meu namoro tem sido uma benção não estamos más brigando com tanta frequência !
    Uma coisa que admiro nele é ele tem vontade de casar e ter filhos e constituir um casamento feliz, e eu as vezes penso em naão casar, aiin sei lá, as vezes vem isso na miinha cabeça, já ele diz que quer casar e até falou que ano que vem já vai abrir uma conta e começar a pensar no futuro, nós já decidimos que se tudo der certo e se for pra nós casar msm, vamos fazer tudo certo, estudar, formar, ter um serviço fixo e aí marcar a data do casamento e etc.
    As características dele são muito boas, ele é um bom filho, um bom namorado, minha família praticamente adotou ele, e ele esta sempre do meu lado, as vezes penso em dezistir de tudo sabe, [tenho passado por momentos difíceis, com a morte do meu irmão a quase 3 meses] e ele que nem é convertido me reergue e fala pra naão desistir e que eu tenho q ser forte e que meu irmão veio aqui com um dom o dom do perdão!
    Daí eu vivo me perguntando será q vai dar certo,ao q me parece ele esta se convertendo ontem msm ele disse que estava orando e pedindo a Deus q abençoasse nosso namoro,mas as vezes penso que ele um ótimo namorado, um ótimo filho e etc, mas ele aiinda naum é convertido, antes eu chamava ele pra ir a igreja e ele fazia cara feia e eu nem insistia, daí comecei a orar e hj ele vai sem precisar de chamar!
    Agora não sei se Deus esta nos abençoando ou não, se nós seremos felizes no casamento ou não!
    Ele é um ótimo rapaz, não bebe, não fuma, não tem nehum vício, não vai a festas e coisas do tipo, digamos que ele é bem tranquilo e eu sei q ele quer um relacionamento sério e eu tbm só quero que seja do agrado de Deus!
    O que eu faço?? -termino pq ele ainda naum esta totalmente convertido?
    ou continuo orando pq Deus esta mudando ele e abençoando nosso
    namoro?

    Ah! Ontem msm eu pedi a Deus q me desse sabedoria e me fizesse intender o seu propósito na minha vida,e pedi novamente q se for da vontade dEle q Ele venha abençoar nosso namoro e q venha virar um casamento, ou se naão for da vontade dEle q ele venha me da forças e sabedoria para terminar o relacionamento!
    Com essa oração fui durmir, e sonhei q nós tinhamos casado e estavamos em um lugar todo branco e estavamos muito feliz!
    Mas tem sonhos q não passam de sonhos neh?
    me ajuda por favor!!!!

  50. Orem por minha prosperidade financeira, por minha vida profissional, pelos meus familiares e por alguns vizinhos que diabilicamente, tentam tirar a minha paz dentro do meu lar

  51. ola vi seu blog e fiquei muito feliz por saber que existe homens crstao fieis a Deus e suas esposas
    Gostaria de conhecer um servo de Deus para namoro com respeito e amor a Deus
    Hoje em dia esta muito dificil para as mulheres praticamente encontrar homens que sao verdadeiramente servo de Deus e que respeite sua esposa no sentido cristao de obedecer a Deus no namoro
    Muitas perdem sua virgindade por medo de perder seu amado
    e infelizmente perdem e acabam com filhos sozinhas isoladas no mundo
    Por isso eu sou a favor do sexo depois do casamento como no mandamento de Deus
    Quero um homem que respeite esse mandamento
    Bjao
    Fiquem com Deus
    bfds

  52. Simplismente to aqui na frente do pc ainda pensando como ainda nao tinha lido isso antes, Deus falou claramente comigo.
    ninguem nunca parou pra me dizer td isso e acredite ler esse post foi definitivo para que eu tome decisoes na minha vida.
    Continue sempre sendo abençoado por Deus
    muito linda a sua historia com a Fran.
    Ela eh mto linda tbm parabens.
    Que Deus abençõe cada dia mais o relacionamento de vcs e que Ele continue usando desse relacionamento para ensinar mtos como deve ser
    bjs

  53. oi meu nome é leandra namorei 2anos e 3 e nessa semana de outubro descobri que ele me traio , mais eu estou confusa porque ele sempre me trato super sempre foi o namorado que eu quiz as vezes brigavamos + sempre nos entendiamos no final.
    Então eu estou muito magoada , eu coloquei um na frete do outro pra sabe quem estava mentindo e a menina acabou caindo em contradição fala que tinha ficado com ele no sabado mais no sabado ele estava na minha casa e acabou dormindo em casa então não sei o que faço e ne quem eu acredito,e eu amo ele de verdade e iz de td pra fica do lado dele como ele fez pra fica do meu .
    E ele fala que não fico , ele fica indo em casa atraz de mim e eu sofro mais pq não sei o que eu fasso , não consigo trabalha direito só penso nele toda hora em td momento…

    Obrigado Leandra

  54. A paz do Senhor Jesus!!

    Oiee Fernando’ ..
    Queriaa muitoo tua opinião no meu caso:
    Namoro a 2 meses com um rapaz que já foi meu namorado.Tanto nesse namoro quanto no outro oramos juntos para tal ocorrer.Nossos pais abençou sabe..eu era o xodó haha ele tb
    Infelizmente ele acabou o primeiro namoro,a realidade é que ele não gostava de verdade de mim.Minha mãe ficou muito chateada com o fim do relacionamento mesmo pq ela me viu triste por muitos dias..
    Passou o tempo e namorei outro rapaz,uma bençãoo elee,minha mãe amouuu,porém eu não gostava dele suficiente e levei isso ao fim..Fernandoooo vc não imaginaa como ela ficou,ela se voltou contra mim pq acabei com o rapaz [ que entendeu meus motivos] e hj nos falamos até bem. Resumindooooooo…acabei voltandoo com o ex namorado,e estamos buscando a Deus juntos..,orando,lendo..e tals. Ele me faz bem.Porém minha mãe não ficou satisfeita sabe..e não consigo ser feliz 100% por causa disso :( !!
    Por tudoo isso as vezes penso que o outro rapaz é o melhor pra mim,ele é super tb! sei lá..é confuso até para meus sentimentos.

    Apenas queriaa ser feliz por completoo sabe! Com um relacionamento bom com Deus,com o namorado,com a família..enfim! ser feliz com todo o significado que a palavra pode dar’

    Loucado seja sempre o Senhor,Ele é bom em todo tempo!

    beijoo e fica na Santaa Paz!!!

  55. Nosssa lendo o post e os comentários da galera vejo que a minha escolha de esperar é “Pra Deus” hehehehehe

  56. vi a historia de vcs é linda…
    tenho estado no estado de choq e entrei nesse blog pra tentar me encontrar..namoro a 2 anos e meio, mais é uma relação que ninguem aprovou, mais o amo muito, e sei que ele me ama, agente faz de tudo pra tentar ficar juntos, mais, parece uinultil, moravamos na mesma cidade, minha mãe nunca aceitou, vim estudar em barsilia, e ficamos namorando, via ele de férias em férias, minah mãe dizia que ele não trabalhava, e tal não queria nada com a vida,até que esse ano ele foi embora pra trabalhar, mesmo assim ela parece nem querer escutar nisso, eu moro numa capital ele em outra, mais nosso amor parece forte demais, choro sempre, saudade de casa, dele, não feiz aquir, queria voltar pelo menos na capital do meu estado, pra ta perto de casa mais minha mãea cha que é ais por ele, e por isso parece que sou, castigada a está aquir, praticamente vegetando esperando a faculdade acabar, pra poder voltar, e ainda faltam 3 eanos e meio, choro demais, sofrod emais, e me pergunto, é isso que DEus sempre teve pra mim, não entendo se não é ele, pq ele me preenche tanto?
    morro de medo, por amar ele tomar uma decisão errada. sendo que o que mais queria, era aceitação da minha mãe, fazer tudo como ela sempre , quis..mais ela não entende!

  57. Oi Fernando…

    Tenho uma dúvida…pq tem pessoas que esperam tanto tempo pra comecar a namorar!?

    Uma vez conheci um rapaz da minha igreja (é bem grande)e comecamos a orar…e em pouco tempo tive a resposta de Deus… o jeito que ele me tratava começou a mudar, fui descobrindo varias mentiras dele (inclusive a q ele morava com a ex mulher ainda…)..

    Pq quando a pessoa não é da vontade de Deus, ele te mostra isso certo!? então….pq a demora???

  58. Então…

    Só queria saber pq as pessoas demoram tanto tempo pra namorar???
    Você acha que tem q orar 6 meses para depois comecar a namorar???
    Entaõ seria errado orar menos tempo???

  59. Foi de Deus eu entrar aqui,tudo que eu li e vi era o que eu precisava.
    Que Deus continue abençoando a vida de vcs…linda historia!!

  60. Oi! Queria deixar aqui uma pergunta.
    Enquanto critérios para o conhecimento da vontade de Deus, encontramos em vários lugares, alguns outros. Um deles é a “paz de Deus” nos nossos corações.
    A minha questão é, se esse critério não poderá ser um tanto subjectivo? Porque ao mesmo tempo a Palavra fala que enganoso é o coração do homem. Por vezes a ansiedade, o medo, marcas do passado podem estar presentes. Os critérios que vc aqui fala são mais factuais, do tipo “portas” que Deus abre segundo a Sua soberania.

    Obrigado,

    Joel

  61. senhoras e senhores, to lendo os blogs do site e vejo como o assunto namoro e discutido entre os senhores! ACORDEM!!! NAO EXISTEM NAMORO CRISTÃO!!! o namoro nao e biblico, porcurem na palavra sequer uma palavra escrita “NAMORO”!!! LE UMA LIÇÃO E ACHEI MUITO INTERESSANTE E MAIS OU MENOS ASSIM:
    2. Namoro é sinônimo com pecado. O que começa como amizade muda rapidamente e se torna num relacionamento que tem a base mais em coisas sexuais e menos em conhecer a pessoa, além das partes do corpo.
    Prova: Qual area está mais acabando com os jovens hoje em dia? Não é a area de sexo ou coisas sexuais? Praticados dentro de namoro. Isto é a realidade do namoro. As pesquisas mostram que mais do que 52% dos jovens evangélicos tem perdido a sua virgindade dentro da igreja.

    4. Tudo que rola no namoro tem preço.
    “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gal 6:7)
    O que você semear, você vai colher.

    Namoro não é de Deus! Você não precisa namorar pra casar. Só precisa namorar pra pecar. Não conheço nenhum caso de namoro que não caiu em pecado. (olhar, pensar, tocar etc.) Namoro só é uma oportunidade de pecar.

    Vamos parar com esse engano de namoro e vamos começar confiar no Senhor. Ele não vai te decepcionar. Vamos fazer amizades.

    finalizando, tudo começa em uma amizade, muitos devem fazer a seguinte pergunta qdo ler este texto: ai como vou casar sem namorar, sem beijar ??? pois afirmo q a melhor maneira de se conhecer uma pesoa e atraves de uma amizade, pois ali realmente ambos agirao sinceros uns com os outros!!! ACORDEM!!! PAZ

  62. oi fernando quero um conselho de irmão faz 4 meses que estou namorando. meu namorado já conheceu meus pais minha familia e durante esse tempo espero so uma atitude dele pra mim chamar p ir ate a casa dele conhecer a familia dele e nada…o que devo fazer!!!
    xauzim

  63. Oi Fernando….Que a paz de Deus esteja com vc e com a Fran….
    Um amigo me indicou o seu blog depois de eu ter terminado o meu namoro….Foi um pouco complicado para mim (terminar o namoro) pq eu realmente ainda estou confusa da minha decisão.Eu e o meu ex-namorado não oramos para começar a namorar,nós dois somos da mesma igreja e ainda somos convertidos,mas mesmo assim decidimos por nós mesmo….A mãe dele chegou a dizer uma vez pra ele que achava que eu não era a mulher da vida dele,pq ela acha que a mulher da vida dele esta em outro lugar,mas mesmo assim continuamos a namorar…Quanto ao restante da nossa família,gostaram e apoiaram o nosso namoro…..Mesmo assim eu decidi terminar….Confesso que eu pesei muito o que a mãe dele falou.Gostaria que vc pudesse me indicar um estudo…..
    Ah!!!Parabéns pelo Blog…..é uma benção para muitos jovens tenho certeza disso….
    Só para vc saber eu tenho 17 anos e o meu ex-namorado tem 21 anos….

    Desejo tudo de bom para vc e para a Fran….

    Fica na paz!!!!

  64. Amei!!!!! Super importante, olha…eu acho que já contei pra vcs lá no blog, mas eu começei a namorar com 12 anos e foi uma coisa tão derrepente, por estarmos apaixonado s agente achava que realmente era da vontade de Deus e eu eufórica neh, ansiosa por essa experiência me preciptei, orei mas coloquei a minha vontade na vontade de Deus, e ao invés de crescermos como amigos e servos de Deus nós s[o nos afastamos de Deus, e ai nõs terminamos, não deu certo. Mas nós vemos que deus as vezes diexa a gente fazer pra aprender neh, e eu tirei uma enorme lição dessa minha experiência. E esse blog foi mega importante pra mim, e a partir de agora eu quero buscar mais de Deus pra minha vida e quando eu pensar em namorar de novo eu vou orar e ver se realmente é a vontade de Deus.
    Mas uma vez eu quero parabenizar vc e a Fran, que formam um casal lindo e mesmo eu não os conhecendo pessoalmente dá pra notar que é uma coisa de Deus, e eu desejo do funfo do meu coração que deus abençoe ricamente essa união, desejo td de bom!! Um abração!!

  65. A paz do Senhor!

    Tenho dúvidas a respeito do meu noivado.

    Eu estou noiva de um rapaz conhecir ele na net,ele é da igreja, mais nao sei se Deus nos aprova. e tenho constantes brigas com a minha mae a respeito disso ela ñ gosta dele mais ele é tão calmo !!!!!!

    por favor mim ajudemmmmmmmmmmmmm!!
    nosso casamento estar proximo!

  66. Fer, queria saber se um namoro pode se transformar em vontade de Deus. Por exemplo:
    No inicio do namoro, Joao e Maria nao namoravam pra Deus, e sim pra eles msm, o q fazia Deus nao aprovar a união. Dps de um tempo, os dois leem o NMM (asuhaush) e resolvem mudar a situaçao e namorar pra Deus.
    O namoro PASSA a ser aprovado por Deus ou uma vez negado por Ele, sempre negado?

    Se ja houver uma pergunta igual, me desculpa. Mas ja sao 01:40 e eu fiquei com preguiça de procurar no meio de tanto post! auhsuahs
    Sim, eu ja li o posto sobre PREGUIÇA.
    kkkkkk

    Obrigada desde ja.!
    Deus te abençoe enormemente!
    Bju

  67. krak lek que Deus possa continuar usando a sua vida como exemplo assim como usou pra mim.
    putz lek continua nesse caminho em nome de Jesus.
    e eu realmente peciso me firmar mais,
    abração.

  68. Olá Fernando…
    Olha eu por aqui agora uahsuahsuahsuhaushau
    Bom meus lideres são contra ao namoro com beijo e na verdade fico muito constrangida com isso pois eu não vou negar que eu beijo meu namorado!
    Meu coração fica um pouco apertado pois toda vez que beijo ele me lembro da visão de onde congrego “beijo só no altar”…
    O que você acha a respeito disso?

    Abraços e felicidades a você e a Fran (:

    • E ae Pedrão!
      Então, a música é a For Yours Ewes Only do “Jeremiah Bowser”.

      Abração!

      • Oi Dri!
        Olha…. eu descarto essas “palavras de DEUS” q as pessoas tem a respeito de namoro. A menos q seja um pai ou mãe de sangue ou espiritual. Antes da Fran deram-me várias palavras “lindas” com uma outra menina mas, q deu completamente errado! Já com a Fran já me deram uma falando q não era ela. Como já tinha vacina “anti-profetada” rejeitei. Até pq o creio q SENHOR me mostraria de alguma forma isso mas, qndo olhava para nosso relacionamento via jovens sendo abençoados, logo descartei essa “profetada”.
        No seu caso, acho conveniente vcs sentarem e conversarem a respeito. Não tente descobrir nada sem ele saber. As vezes agente pensa coisas como: “Se acontecer isso é pq ele nao gosta mais….” mas o caso é q somos pessoas diferentes e agimos e reagimos de diversas formas! Por isso o melhor é vc explicar a ele como se sente e ouvir o q ele sente.
        Queira ou não, essa palavra te deixou insegura e (aposto) o deixou com dúvidas. Por isso q digo, sentem juntos, avaliem o pq estão juntos, os frutos q qerem dar juntos, os objetivos, etc. Isso é algo q muitos casais não fazem! Geralmente se preocupam mais com as caricias e o estar juntos.
        O q mantém meu amor pela minha preciosa Fran, é o nosso propósito firmado desde antes do namoro: ADORAR A DEUS! Sem hipocrisia! Sem falsidade!
        Muitos casais começam com esse propósito mas se perdem no meio do caminho.

        A Fran mora em SC e eu em SP, imagina! Estamos já a quase 3 anos juntos. Eu a amo mais q qer outra pessoa nesta terra! Na realidade tenho aprendido o q é o amor com ela! Digo q ela é meu segundo amor maior! Obviamente o primeiro é meu amado JESUS. Mas o q nos mantem juntos é o amor pelo propósito q temos de adorar a DEUS com nossas vidas!

        Espero q tenha dado pra entender…. hehe!
        Abração Dri!
        Qqer coisa, estou aki!

        Vitórias!

  69. olá, eu gostaria de um conselho. gosto de um rapaz que ainda não trabalha fixo e que está estudando como eu( 3 ano). meus amigos e lideres aprovam o relacionamento, mas eu vejo resistencia por parte de minha família: minha irma gosta dele mas. não quer que eu namore agora, minha mae fika lá e cá, e meu pai, que não é cristão, nao o conhece e nao quer. Estou nisso desde ano passado e gosto dele, mas sei que ele ainda não é tao maduro assim. o que é que faço? gosto dele mas tenho que esperar ele ter um emprego? e eu vejo uma pressa nele em namorar, eu n~~ao quero também ficar assim, porque pode me tentar a cabar ficando com ele e eu não quero, eu quero namoro serio; por favor me ajude. xau

    • Oi Mari!!
      Olha, realmente eu evito responder coisas do tipo…..
      Aconselho vc ler os posts sobre namoro q estão no blog, fazer anotações e tomar sua decisão.
      Não posso responder a isso pq eu não convivo com vcs…. dae fica difícil….

      Abraçao!
      Q o SENHOR te dê sabedoria!!

  70. Quero saber o seu msn se possivel…..
    Abraço que Deus te abenções grandiosamente ‘
    Vc e sua futura esposa hahshahhs
    que Deus derrame unção sem medidas sobre a vida de vcs
    beijão

  71. Q linda história!!
    Q o Senhor Jesus continue abençoando vcs tremendamente…
    Estou emocionada…fui realmente tocada.
    Glória a Deus por usá-los para falar comigo!!
    Muuitas bençãos à vcs mesmo.

  72. Não concordo com nada disso!

  73. Olá! Nossa, parabéns pelo blog, cada post é uma ministração tremenda, tenho esperado pelo Senhor, há momentos que minha vontade é desistir, mas são mensagens como essa que me impulsionam a continuar, acho que este tempo de espera é necessário pq há coisas q eu não sabia e tenho aprendido aqui, uma dela é o propósito do namoro, não para o MEU bem estar, mas para a glória do Senhor! Muiito obrigada, que Deus continue abençoando seu ministerio, o blog canal de bençãos!
    Muito lindo o video, queria saber qm canta a musica de fundo??
    Muito obrigada, por tudo, meeesmo! Deus abençoe sempreee!

  74. A paz do senhor jesus cristo para você meu irmão fernando,sabe o que mais me chamou a atenção neste assunto de namoro cristão.Foi que nós dois temos um coisa em comum,no momento em que você fala a respeito de sua exigência sobre namorar!eu tenho 24 anos de idade e penso da mesma forma que tua pessoa pensava antes de namorar a franciele,as vezes me acho que sou muito exigente aponto de pensar que só uma doida vai querer namorar comigo!É agora eu vejo que o senhor nos ensina a fazer uma boa escolha,sendo conforme a vontade Dele,pois Deus não deixa ninguém confuso!Quero te desejar toda felicidade do mundo e não se esqueça entrega o teu caminho ao senhor,espera e confia nele que tudo mais Ele fará!!!!!parabéns um abraço até nos encontrar nas mansões celestiais!!!

  75. Q loucura hein??? Muita coincidência mesmo! Embora a minha Fran é “Francieli” (com “i”) hehehe!!!

    Mas cara, acho q este post vai te ajudar: DEUS responde?

    Abração meu velho!!!
    Fica com DEUS!
    Se tiver dúvidas estamos ae!

  76. Glória a DEUS Davi (nome do meu futuro filho!)!!!
    Fico feliz por poder te abençoar!

    Vitórias!
    Abração!

  77. Glória a DEUS Mari!
    Mantenha-se no propósito, não perca o foco!
    DEUS te abençoe poderosamente!!!

    Obrigado! Recebo suas palavras! ;)

    Ah! Leia este post tb: 3 Critérios para uma escolha abençoada!

    Abração!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  78. Olá Thayane!
    Fico muito feliz por poder abençoar sua vida!
    Qnto a palestra, nunca pensei no assunto! Hehehe!!! mas se surgir um convite, pq não aceitar??? Vamos deixar DEUS cumprir sua vontade, de repente né?? Quem sabe?! Heheh!!!
    Abração!!!

  79. Olá Paty!

    Então moça…. realmente as mulheres (mais q os homens) tem um tanque de amor q precisa ser abastecido regularmente. Costumo dizer q no periodo da paixão, o homem ao ver a caneta escorregar da mão da moça, é capaz de mergulhar antes de deixá-la tocar o chão e com um sorriso dizer: “Peguei para vc amor!”
    No entanto, muitos homens não percebem q o relacionamento está caindo na “normalidade” e q é preciso reabastecer esses tanque de amor.
    Falo isso de experiência própria. Aprendi com a Fran sobre o “tanque de amor”. Certa vez ela me advertiu sobre isso mas, antes de entender isso, estava achando q ela estava imaginando coisas.
    Em fim, hj aprendi q mulheres tem esse tanque e q precisa se abastecido!
    Em breve divulgarei um post sobre isso.

    Acredito q o melhor para vc agora, é tentar mostrar para ele q esse tanque de amor precisa ser abastecido. Talvez assim como foi comigo, ele entenda e aprenda algo novo contigo!

    DEUS te abençoe e te de graça!
    Se precisar estou aqui! ;)
    VITÓRIAS!

    Fernando Ortega.

  80. Hahaha!! É assim mesmo Brenda!
    mas agora vc sabe como saber se é ou nçao de DEUS!
    tenha em mente: “É PRA DEUS? Então É DE DEUS!”

    ABração!

  81. Glória a DEUS K!
    Espero q agora tenham encontrado a resposta! Heheh!!!
    Vitórias!

    Abraços do Fê e da Fran! ;)

  82. Ai JESUISSS! Fiquei perdido!! hehehe!!!
    Pode explicar melhor por favor? Se preferir pode mandar po e-mail clicando aqui.

    Abração Ana!

  83. Glória a DEUS Lana!!
    Infelizmente ainda não nos casamos…. Mas o SENHOR sabe o tempo certo e nós esperamos com paciência! :D
    Mantenha sua posição! Espere mesmo até receber do SENHOR a palavra certa para então voltarem!!

    Abração!
    Fica com DEUS e q ELE te abençoe poderosamente!

  84. Glória a DEUS Amandita!!!
    Fico feliz q vc tenha sido abençoada passando por aqui!
    Continue visitando!!! ;)

    Abração!
    VItórias!

  85. Então Gabi, eu faço isso mesmo. As vezes eu até respondo só no e-mail da pessoa…. :D
    PAZ!

  86. Glória a DEUS Déia!!!
    Continue orando e colocando seu relacionamento aos pés do SENHOR!
    Lembre-se, se relacionamento é para adoração a JESUS!!!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  87. Hey Jonh! Sou sim cara! To te add no msn então cara.
    Abração!
    VITÓRIAS!

  88. Oi Yasmim!!
    Então, uma coisa q SEMPRE faço com a Fran, qndo agente se desentende é orar pedindo para q o SENHOR remova qqer marca q possa ficar e q o diabo possa usar contra nós.
    Sou extremamente sincero com a Fran e ela comigo, isso evita qqer marca e dá confiança um para com o outro.
    É possível SIM reestabelecer o namoro! O q sugiro no seu caso é vcs sentarem juntos, orarem e confessarem um ao outro se há alguma raiz de amargura (Hebreus 12:15). Depois, pratiquem o perdão e finalmente orem para q o SENHOR cure qqer ferida!

    Fico muito feliz q esteja gostando do blog e ele tenha te abençoado!!!
    Glória a DEUS!
    VITÓRIAS!

  89. Nessa,
    Estou muito interessado em seu caso. Creio q posso te ajudar!
    Te add no messenger, qero muito falar com vc.

    Abração!
    VITÓRIAS!

  90. Opa! Pode deixar!
    Vou dar uma olhada qndo chegar em casa.

    Abç!

  91. Oi Alline!
    Primeiro de tudo: Vc não é a filha mais terrivel nao!!! Hahaha!
    Nao se olhe assim, td cometemos erros. Glória a DEUS por sua infinita misericórdia por nós!
    Fico feliz q hj vc esteja bem com o SENHOR!

    Continue se aproximando mais e mais DELE!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  92. Olá Dionne!

    Dá uma lida nestes posts:

    Namoro com não crente / cristão ?
    Testemunho | Namoro com não crente

    Abraço!

  93. Sim, oraremos por tudo isso mas, quanto a prosperidade financeira, aconselho vc ir no workshop de amanha!!!

    Clique aqui e veja.

    Abraço!

  94. Oi Denyse!
    Realmente manter-se virgem com 26 anos é um milagre para sociedade hoje! hahaha! Mas glória a DEUS q tem me guardado e preservado por todo este tempo!
    Q o SENHOR te abençoe conforme esse desejo em seu coração q tb é DELE!

    Abração moça!
    VITÓRIAS!

  95. Oi Rhay!
    Desculpa a demora pra responder….
    Mas olha só. Eu não me dou o direito de falar pra alguém aqui terminar. SImplesmente falo para ler os post, orar e pedir sabedoria ao SENHOR.
    Se vc gosta mesmo dele e deseja se casar com ele, então arregasse as mangas e ore muito por le para q se converta. O objetivo do seu relacionamento não é vc ser feliz e sim ADORAR A DEUS!

    Q o SENHOR fale contigo e te dê sabedoria!
    ABração moça!
    Qqer coisa grita aqui!! Hehe!
    VITÓRAIS!

  96. Amém Bruh!
    Fico feliz q vc tenha sido abençoada pelo post!
    Glória a JESUS!
    Obrigado pelas palavras!DEUS abençoe poderosamente!
    VITÓRIAS!

    Abração!

  97. Lê,
    Dá uma lida nos post sobre namoro q publiquei aqui. Creio q eles te ajudarão a responder sua dúvida!

    Abração querida!
    Q o SENHOR te dê sabedoria!
    VITÓRIAS!

  98. Oi Daise!!
    Então moça, vou responder usando uma frase sua mesmo: “é confuso até para meus sentimentos.”
    Acho q seus sentimentos estão confusos. Realmente a bênção dos pais é muito importante e vc ficar sem a aprovação de sua mãe deve ser muito ruim. Isso se arrastará até o casamento a menos q ele consiga conquistar-lhe o coração….

    Pense sobre seu relacionamento. Ponha tdo em uma lista, os prós e os contras. Ore, medite e tome uma decisao.

    Abração moça!
    Q o SENHOR te dê graça!
    Abração!

  99. Oi Maria!
    Então, como falo aqui, a aprovação dos pais é muito importante. As mães parecem q tem um “faro” especial!
    Imagina vc casar com ele e sua mãe ser contra………. ambos vão sofrer com isso…
    Pense, medite e ore.

    Q o SENHOR te dê sabedoria!
    Abração qerida!

  100. Kamy qerida!
    Poderia esplicar melhor a pergunta…? Não consegui captar a mensagem…. heheh!
    Bjus!

    VITÓRIAS!

  101. Ahhhhh!!! Entendi!!
    Então, não existe um tempo determinado (tipo 6 meses).
    Tudo depende do q vc qer com seu futuro.
    Se vc qer ser CONTENTE, então namore pensando em suprir suas carencias, busque montar uma familia alegre, etc….
    Massssss se vc quiser ser FELIZ, então viva sua vida adorando a DEUS!
    Isso implica na sua escolha. Seu futuro namoro não deve ser pra suprir suas carencias, não deve ser para simplesmente montar uma familia alegre, ele deve ser para ADORAR A DEUS!É por isso q muitos demoram….. pq qerem ter a certeza de q estao fazendo a coisa certa. Mas antes de mais nada é preciso pensar: “quero fazer o q é certo pra eu nao sofrer ou para adorar a DEUS???”

    hummmm… quer saber? vou até escrever um post sobre isso! :D
    Em breve vc lerá! Hehehe!!!
    Espero q por ora tenha dado pra te esplicar um pouco.
    Abração querida!

    VITÓRIAS!

  102. Glória a Deus Lá!!
    Fico feliz em saber q vc foi abençoada entrando no Não Morda a Maçã!!!

    Abração querida!!
    VITÓRIAS!

  103. E ae Joel!!!
    Cara, vc tem TODA RAZÃO! Por isso q falo q isso é uma escolha RACIONAL! Precisa ser estudada, pensada e orada!
    Por exemplo….. não dá pra namorar alguém q é imaturo. É preciso esperar para ver se amadurece! Antes disso não pode se envolver emocionalmente.

    Abração qeridão!!!
    VITÓRIAS!

  104. Querido Rayan.
    Legal de sua parte mostrar seu lado. Mas deixa eu mostrar da minha perspectiva… Vamos lá vou usar suas frases:

    1-Namoro nao e biblico, porcurem na palavra sequer uma palavra escrita “NAMORO”!!
    R.
    Olhando por esse lado, masturbação então não é pecado…. A procure na bíblia essa palavra e veja se encontra.
    A bíblia tb diz q JESUS usava veste. Na época, era como um vestido. Pq vc não usa vestido??? Seria pecado então usar calças??? NÃO! Acontece q era um costume da época. Simples!

    2- Namoro é sinônimo com pecado. O que começa como amizade muda rapidamente e se torna num relacionamento que tem a base mais em coisas sexuais e menos em conhecer a pessoa, além das partes do corpo.
    R.
    Pelo visto vc deve ter tido ou visto terriveis experiencias de casais de namorado. Essa é SUA visão. Namoro há 3 anos e jamais toquei em minha namorada! Tudo depende do seu objetivo no namoro. Todos q entram aqui e leem os posts, notam q minha visão sobre namoro NÃO é pra suprir suas carencias emocionais e físicas, mas sim para ADORAR A DEUS. Um impulsiona o outro para mais perto de DEUS! Se eu perguntasse para os queridos q acompanham o blog, eles diriam amém em unissono.
    1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais QUALQUER OUTRA COISA, FAZEI TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS.”

    3- Prova: Qual area está mais acabando com os jovens hoje em dia? Não é a area de sexo ou coisas sexuais? Praticados dentro de namoro. Isto é a realidade do namoro. As pesquisas mostram que mais do que 52% dos jovens evangélicos tem perdido a sua virgindade dentro da igreja.
    R.
    Aqui vamos separar por pontos…. A) q pesqeisa é essa? (fonte) B) Minha vida não é baseada em estatisticas e sim na morte e ressureição de JESUS. Essa obra redentora me deu nova vida livre de todo o mundo e pecado! Ainda q + de 52% caiam, e os outros 48%? Sará q esses não estão entregando seu relacionamento como adoração a DEUS? Volto a repetir: Minha vida NÃO é baseada em estatisticas e sim no poder tremendo do SEU amor por mim! E procuro espelhar isso no meu namoro e escrever isso aqui para abençoar e edificar jovens.

    4- Tudo que rola no namoro tem preço.
    R.
    Concordo! Assim como o preço pago por um casal de namorados q busca, acima de tudo, adorar o AMADO de suas almas tem sua recompensa. Colho isso junto com minha namorada Fran! Pessoas são abençoadas e transformadas neste blog! Pq? Pq tenho pago o preço com a Fran de ter um namoro em santidade! Este blog é um fruto do nosso namoro.

    5- Namoro não é de Deus! Você não precisa namorar pra casar. Só precisa namorar pra pecar. Não conheço nenhum caso de namoro que não caiu em pecado. (olhar, pensar, tocar etc.) Namoro só é uma oportunidade de pecar.
    R.
    Discordo completamente! Tudo depende de sua visão sobre o namoro! Vc não precisa namorar pra pensar coisas erradas, a qqer minuto vc pode pensar! Não q isso seja certo, mas vc está jogando um fardo totalmente desfocado sobre o namoro. Namoro não é uma oportunidade de pecar, é uma oportunidade de ADORAR AO REI! EU mesmo me ponho adiante disso. Tenho um namoro q busca agradar mais a DEUS do q a mim mesmo!
    Qnto aos exemplos de namoro q vc viu, recomendo q vc indique o blog para essas pessoas. Com certeza aqui elas encontrarão meios de NÃO pecar e sim ADORAR!

    6- Finalizando, tudo começa em uma amizade
    R.
    Namoro nada mais é do q uma forte amizade! Me parece q seus conceitos de namor estão meio distorcidos….. vc está olhando segundo o padrão e visão q o mundo prega. Massssssss……. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

    7- ACORDEM!!! PAZ
    R.
    Querido, ACORDE! Namoro é para adorar a DEUS e não para pecar! Permita o SENHOR transformar sua mente. Todos estamos sujeitos a cair e pecar, não precisa estar namorando para isso.

    Antes de dizer sua opinião sobre o namoro aqui, aconselho q leia os posts publicados sobre namoro.
    Mais uma vez repito: Namoro não é pra suprir carencias fisicas e emocionais, é para ADORAR AO AMADO E DESEJADO DE NOSSAS ALMAS: JESUS CRISTO!

    Eu, Fernando Ortega, criador deste blog, tenho como sonho ver os irmãos serem completamente tomados pelo amor de JESUS, sendo transformados por SUA glória, resplandescendo a presença do PAI.
    Quero q daki saia esta geração:
    Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Salmos 24:6

    Q o SENHOR te abençoe poderosamente!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

    “Seja pois ao SENHOR toda glória, honra e gratidão! Amém!”

  105. Olá Van!
    Então, acho q vc deve se convidar então!! Simples! ;)

    Lembre q o q escrevi não é uma fórmula para saber se é de DEUS! É apenas a maneira com q DEUS fez comigo!

    Abração!!
    VITÓRIAS!

  106. Bem vinda Lah!!!
    Tendo em vista os fatos contados, acho q sua decisão foi bem tomada!
    Tem muitos posts q vc pode ler e ser edificada! Clica aqui e confere!

    Valeu pelo apoio moça!!
    Continue visitando!!! Nesta sexta vou falar em um VIDEOCHAT sobre o inicio de um namoro cristão! Aproveite e participe!!! Será às 23h30!
    Abração moça!
    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  107. Querida Ralda.
    Infelizmente eu não respondo esse tipo de pergunta pq é de extrema responsabilidade. Responsabilidade essa q não posso assumir sem conhecer as pessoas envolvidas….
    Dê uma lida nos posts q falam a respeito.
    Medite e ore. Essa decisão é sua.

    Q o SENHOR fale contigo!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  108. Oi Cah!
    O blog é exatamente para isso!
    Acontece o mesmo qndo alguém se converte. A pessoa não andava na vontade de DEUS e agora passa a andar!
    Isso q acontece contigo agora! Vc não direcionava seu namoro conforme a vontade de DEUS, mas agora sim!

    Então pode ter certeza de q seu namoro pode se tornar da vontade de DEUS se vcs fizerem TUDO pra glória exclusiva DELE!

    Mande seu testemunho! O q vc aprendeu aki no NMM e o q tem acontecido em seu namoro!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  109. Oi Fê!

    Na vdd essa nao eh minha historia nao. hehe
    Foi so uma curiosidade q eu tive.

    Eu namorei um ano e meio e dps desse tempo eu terminei. Sempre soube q nao era da vontade de Deus. Ouvia a voz dEle, mas nao escutava. Mas fiu levando, levando… Ate a hr q eu cansei e decidi terminar.
    Hj tento voltar pros caminhos do Pai (o namoro me afastou MUITO) e levar meu ex tmb (a gente ainda eh amigo).
    Minha historia eh basicamente essa.
    Tenho aprendido MUITO com o NMM e eu AMO ler o blog. Me ajuda em TUDO nao so na questao “namoro”.

    Vlw a forcinha, gente. hehe

    Um bju
    Deus abençoe vcs!

  110. Maravilha Cá!!!

    Sempre q precisar estamos ae!! ;)

    VITÓRIAS!

  111. Glória a DEUS Brunão!
    Tamo junto cara!!!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  112. Olá Pah!
    Então… não considero beijo como pecado, mas ele pode conduzir a pecar.
    Acredito q acima de tudo deve estar a comunhão de vcs 2 com o Espirito Santo. Se ELE tocar vcs para pararem então obedeçam.
    No caso de vcs, vcs precisam ver qnto aos líderes de vcs.

    Abração moça!!
    VITÓRIAS!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 36 outros seguidores